Carregue no rato ou em enter para continuar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Componentes de Um Computador
Advertisements

Componentes de Um Computador
Componentes de Um Computador
Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ano
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Estrutura do computador
CONFIGURAÇÃO DE HARDWARE
Programação I Caderno de Exercícios Nome.

Professor Robson Campos
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
Tecnologias da Informação e Comunicação Formadora: Rute Santos
Tecnologias Especificas Informática
Computadores Tipos e estrutura interna
Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático
PLACAS-MÃE (Motherboard)
Introdução aos Sistemas Operativos
9º ANO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
Escola Prática de Formação e Tecnologia
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Componentes de um computador
 O computador é uma das novas tecnologias que nos permitem realizar trabalhos em curto espaço de tempo e por meio dele chegar a todas as partes do mundo.
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
Ana Duarte e Ana Marques 8ºB Nº1 e Nº2
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Eduardo Gomes Hardware e Software Hardware Software.
Estrutura e funcionamento de um computador
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Informática Aplicada Conceitos de Hardware e Software

Componentes de um computador
O Computador e o Sistema de Informação Nome: Marco P. A. Silva Turma: S-13 (Sistemas) Processo nº Data: Para Formador: Luís Balão - Disciplina: Sistemas.
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
Introdução à INFORMÁTICA
Escola Básica nº2 Rio Tinto Tecnologias da Informação e Comunicação
i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
E SCOLA B ÁSICA E S ECUNDÁRIA DE F AJÕES Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração 2010/11.
1 António Arnaut Duarte Windows. 2 Hardware Hardware Hardware Mouse MouseMouse Ambiente Windows Ambiente WindowsAmbiente WindowsAmbiente Windows Teclado.
Conceitos Básicos de Informática
Introdução à Informática
Hardware e Software Trabalho realizado por O nosso nome
INFORMÀTICA E COMUNICAÇÃO Memórias e Dispositivos de Entrada e Saída
São dispositivos onde os dados e programas são armazenados.
Introdução às TIC Prof. Carlos Freire Copyright, Carlos Freire.
Processador 2014/2015 Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
TIC Tecnologias de Informação e Comunicação
O Computador.
Tecnologias de Informação e Comunicação Ano lectivo 2012/201 Profª. Alexandra Nogueira
Tecnologias da Informação e Comunicação
Introdução à Informática
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Tecnologias da Informação e Comunicação
O que é um Computador  Um computador é um aparelho electrónico que processa dados em função de um conjunto de instruções anteriormente dadas 1 Arcozelo.
Arquitetura geral de computadores
IMM Instalação e Manutenção de Microcomputadores Pedro Amaro –
Jackson Eduardo da Silva
Introdução a Informática
Princípios Básicos de Utilização do Computador
Tecnologias da Informação e Comunicação
Informática Ano Lectivo 2010/2011
3) Unidades de Entrada e/ou Saída de Dados
Tecnologias de Informação e Comunicação Estrutura e funcionamento de um sistema informático Agrupamento de Escolas de Carvalhos Professora Susana Oliveira.
Origem da palavra Informática
Aula 1 Hardware Prof. Cleilson Gurgel.
Transcrição da apresentação:

Carregue no rato ou em enter para continuar

Índice geral Noção Sistema de Informação Tecnologias da Informação – Equipamentos e outros componentes O computador e a sua arquitectura. Caixa do Computador Motherboard (Placa Mãe) CPU (Unidade Central de Processamento) Placa Gráfica Memórias RAM ROM

Periféricos de Entrada (Input) Teclado Webcam Rato (Mouse) Digitalizador (Scanner) Periféricos de Saída (Output) Impressora Monitor Colunas de Som Periféricos de Entrada e Saída (Input/Output) Placa de Som Modem Disco Rígido

Redes Rede sem fios (Wireless) Servidores Sistemas Operacionais de Rede Como implementar um sistema de informação num escritório. Conclusão

Noção de Sistema de Informação Como podemos descrever o conceito de Sistema de Informação. Sistema de informação é a forma como pode ser denominado um sistema quer seja automatizado ou manual onde podemos guardar e arquivar uma determinada quantidade de informação para depois podermos processar e difundir dados. No inicio o arquivar da informação era feita de uma forma manual o que exigia um grande esforço para a manter organizada. Hoje com os sistemas de informação computadorizado existe uma maior facilidade de arquivar a informação. Há a salientar que para um sistema de informação funcionar existe um elemento indispensável que é o homem.

Tecnologias da Informação – Equipamentos e outros componentes Vamos sopor que eu queria elaborar um sistema de informação automatizado. Comecemos pelo computador:

O Computador e a Sua Arquitectura Caixa do Computador Onde todos os componentes vão ficar fixados. Existem em diversas formas cores e tamanhos. Motherboard (Placa Mãe) Esta é a placa principal do computador, é constituída por circuitos impressos, serve para a instalação de outros componentes, tais como o processador, memórias, slots de expansão e placas controladoras.

CPU (Unidade Central de Processamento) O processador é o chamado cérebro do computador. Principal elemento na execução das funções dos computadores. Parte do computador onde se processam as instruções dadas pelos programas. Para o processador possa processar os dados ele tem necessidade de ir buscar a informação às memórias. A introdução do circuito integrado na constituição do processador fez com que se tornasse mais complexo e também conseguiu que a sua dimensão diminuísse e o seu desempenho aumentasse.

Placa Gráfica Envia sinais do computador para o monitor para que sejam visualizados pelo utilizador. A placa gráfica pode estar incorporada na motherboard ou ser independente. Normalmente tem uma memória própria. E está ligada a motherboard por uma slot PCI, AGP (advance graphics port), PCI Express.

Memórias São as responsáveis pelo armazenamento de dados e instruções dirigidas ao computador. RAM Memória de Acesso Aleatório (Random Access Memory), onde é permitida a leitura e a escrita dos dados, e é chamada de memória primária. É também uma memória do tipo volátil isto porque quando desligamos o computador os dados que ela tem guardado desaparecem ROM – Memória de Leitura (Read Only Memory), o acesso a esta memória é só de leitura, ou seja o dados que a compõe foram gravados uma única vez e jamais poderão ser alterados ou apagados, a única possibilidade que temos é a de aceder a esses dados.

Existem três tipos de periféricos os de entrada, saída e os de entrada e saída (Input, Output, Input/Output), os quais vou referir a seguir. Periféricos de Entrada (Input) São os que enviam informação para o computador. Teclado Periférico com o qual comunicamos com o computador através da escrita de caracteres pressionando as teclas do mesmo. Webcam Periférico que captura imagens quer paradas ou em movimento. Esta utiliza normalmente uma ligação USB para se ligar ao computador

Rato (Mouse) É o periférico que funciona como um apontador com o qual controlamos o cursor sobre o ecrã do monitor através de movimentos e clicar nas teclas do mesmo executando movimentos na horizontal e vertical, o rato dá também a possibilidade de arrastar e largar os dados. Digitalizador (Scanner) Podemos encontrar scanners de mão e de mesa.

Periféricos de Saída (Output) São os que através do computador transmitem informação ao utilizador. Impressora Tem como função quando ligada a um computador imprimir informação (texto, imagens, gráficos). Podemos encontrar diversos tipos de impressoras que utilizam diferentes modos de impressão (impacto, laser, jacto de tinta). Monitor É o principal periférico de saída, pois é ele que transmite a informação directament e para o utilizador através da imagem. Colunas de Som São responsáveis pela saída da informação sonora que o computador transmite

Periféricos de Entrada e Saída (Input/Output) São periféricos que enviam e recebem informação através do computador. Placa de Som É um dispositivo de hardware que permite controlar a entrada e saída do som no computador. Modem É um aparelho electrónico que transforma o sinal digital em analógico pronto a ser transmitido pela linha telefónica, e que o volta a transformar em digital. É utilizado para ligar o computador á internet ou a outro computador. Disco Rígido É aqui que podemos armazenar um grande volume de dados, é também considerado uma memória secundária não volátil pois ao desligarmos o computador os dados não desaparecem.

Para que um sistema de informação funcione encontramos também outros elementos fundamentais tais como: Redes Pode-se definir como um conjunto de computadores ligados entre si que utilizam a mesma tecnologia. Rede sem fios (Wireless) Como o próprio nome indica esta é uma rede que não utiliza fios e funciona através de equipamentos que comunicam entre si por radiofrequência ou através de infravermelhos.

Servidores São computadores de alta capacidade que fornecem serviços a uma rede. Sistemas Operacionais de Rede Programas que tem como função controlar a máquina e dar suporte às redes. Temos dois tipos de classes de sistemas: Sistema servidor que utiliza grandes recursos para disponibilizar serviços a clientes. Sistema clientes serve para disponibilizar a utilização de serviços.

Como exemplo vamos implementar um sistema de informação num escritório. Neste caso vai ser necessário instalar algum hardware e software que seja adequado, isto para que o sistema de informação funcione e consiga realizar as tarefas adequadas ao escritório. Podemos começar por instalar um servidor que vai ter como função a gestão e o arquivo da informação. Estes computadores estão ligados ao servidor central por uma rede wireless que por sua vez utiliza um modem/router ligado a linha telefónica (ADSL). Para protecção dos dados vamos instalar um software antivírus uma vez que muitos dos trabalhos vão deixar de estar em suporte papel e não podemos correr o risco de os perder.

Instalamos também um sistema para backup dos trabalhos, isto se ocorrer algum problema podemos recuperar os trabalhos já executados. Estes backups são feitos através da instalação de discos rígidos externos. Ao utilizarmos uma rede vamos ter a facilidade de partilhar dados em tempo real, o que facilita não introduzir repetidamente o lançamento dos mesmos. Vamos também estar ligados a internet o que facilita a pesquisa e partilha de informação com outras organizações. Existe também um multifunções que está ligado á rede, serve para utilizar como fax, fotocopiadora, scanner e impressora que será partilhado por todos os elementos, facilitando a entrada e saída de informação Como sistema operativo os computadores estão a utilizar o Windows 7.

Deste sistema aproveitamos também o leitor de mail o Outlook Express para cobrir a nossa necessidade de recepção de mails. Temos ainda necessidade de usar outros aplicativos que são o processador de texto, base de dados e folha de cálculo e para isso usamos o OpenOffice que é uma ferramenta que facilmente se pode adquirir na internet. Esta já trás um processador de texto o Writer, trás também um aplicativo para funcionar como base de dados o Base e como folha de cálculo o Calc. Utilizamos também para ler os ficheiros com extensão PDF o Adobe Reader. Lembro que todo o software que a organização possuir tem de ser legalizado.

Conclusão: Temos de ter em conta que todos estes trabalhos em rede exigem pessoas qualificadas acompanhadas pelas devidas estruturas técnicas, para que delas se possa tirar o máximo desempenho e rendimento. Sabemos que cada vez mais se utilizam processos electrónicos pois eles facilitam o arquivo a partilha e consulta da informação e ainda facilitam a resolução de problemas nas tarefas, isto de uma forma mais célere, podendo mais tarde ser consultado e adaptado a novas situações. Os clientes hoje em dia exigem trabalhos de grande qualidade, é por aqui que se consegue fazer a diferença e ganhar mercado, uma vez que os meios que hoje utilizamos estão ao alcance de todos, ir por este caminho que podemos atingir grande sucesso.

Nome do Formando: Vitor Chaves Número do Formando: 25 Turma: S13 Processo nº: a21319 Formador: Luís Balão