Redes de computadores Prof. António dos Anjos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução Datagrama IP.
Advertisements

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Leandro Alonso Xastre Thiago T. C. de Felipo
Funcionamento da Internet
Internet - 1 Funcionamento da Internet m a Internet não foi projectada para serviços específicos mas como uma infraestrutura genérica e eficiente para.
CRC Vários tamanhos: CRC-12, 16, 32
1 Camada de redes: Interoperabilidade com IP. 2 Enlaces entre duas máquinas.
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Redes de Computadores Aula Prática 4
Introdução Ligações inter-redes.
Introdução Encapsulamento IP.
Endereçamento de hardware e identificação de quadros
Protocolos e Divisão em Camadas
Camada de Enlace Redes de Computadores.
Modelos de Referência.
Obtenção de IP TCP UDP.
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Virtual Local Area Network
Auxilio a Resolução da Lista de Exercícios
CCNA Exploration Camada de Rede OSI.
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Aula 40 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos.
Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia.
Aula 64 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos.
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
CCNA Exploration Camada de Enlace OSI.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Camada de Transporte prof. Eduardo.
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
REDES Pacotes.
UNEMAT-FACIEX MODELOS DE REFERÊNCIA Dr. José Raúl Vento 2005.
Equipamentos de Redes Aula 4
ARQUITECTURA TCP/IP.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Módulo 3 Implantação do IPv6.
INTRODUÇÃO AO IPv6.
Pedro Amaro – ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
2006, Edgard Jamhour Professor Edgard Jamhour VPN.
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Escola Politécnica da USP abril de 2013 PTC 2550 – Redes de Comunicação De Dados e P1 Transporte Multimídia PTC 2550 – Redes de Comunicação De Dados e.
Professor Me. Jeferson Bussula Pinheiro.
Arquitectura tcp. Camada tcp Ao contrário do protocolo UDP, o TCP representa um grande incremento de qualidade relativamente ao protocolo IP que lhe serve.
Falso, essa é a função fowarding, o roteamento determina a rota tomada pelos pacotes. 1) No roteador, a função roteamento é encaminhar pacotes que chegam.
Visão Geral da Tecnologia de Segurança AAA. Segurança de Acesso à rede com AAA A Arquitetura de Segurança AAA: Authentication, Authorization, Accounting.
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
TCP/IP.
Conceito de Pacote de Dados e Comutação de Pacotes
TCP È um dos protocolos sob os quais assenta o núcleo da Internet nos dias de hoje. A versatilidade e robustez deste protocolo tornaram adequado para.
Trabalho elaborado por: -Daniel Nº26 -André Nº3. * A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. As.
Escola Politécnica da USP abril de 2013 PTC 2550 – Redes de Comunicação De Dados e P1 Transporte Multimídia PTC 2550 – Redes de Comunicação De Dados e.
Aulas 50 / 51 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos.
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Aula 49 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos.
Aulas 41 e 42 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos.
Capitulo 04 Camada de Enlace Prof. Ricardo de Macedo.
Rede de Computadores MAT164 – Redes de Computadores I Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação.
HDLC e PPP.
Camada de Ligação de Dados
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Redes de computadores I
Prof. Ivair Teixeira Redes de Computadores.
Prof. Ivair Teixeira Redes de Computadores.
Redes de Computadores Endereçamento IP Básico Prof. Sales Filho.
1 IER Protocolo PPP. 2 Camada de Enlace: PPP Protocolo de enlace ponto-a-ponto da Internet Características Auto-configuração automática: inicia e termina.
Transcrição da apresentação:

Redes de computadores Prof. António dos Anjos Aulas 38 / 39 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos

SLIP - Funcionamento Define dois caracteres especiais END (0XC0) e ESC (0xDB); Algoritmo: Começar o envio do datagrama; (poderá ser enviado END no início - FLUSH) Se o datagrama tiver um byte == 0xC0 (END); Então substituir Byte pela sequência de bytes 0xDB,0xDC; Se o datagrama tiver um byte == 0xDB (ESC); Então substituir Byte pela sequência de bytes 0xDB,0xDD; Se o datagrama tiver acabado: Então enviar byte 0xC0 (END). Chama-se Byte-stuffing à substituição dos bytes conflituosos por outra sequência.

SLIP - Exemplo Datagrama 0xC0 0xDB 0xDC 0XDD Encapsulamento SLIP

SLIP - Exercícios Encapsule os seguintes datagramas (fictícios) num frame SLIP: 0C 12 11 32 00 0B 03 0C C0 CC; C0 DB DB C0 C2 87 AA B1 58 C0; CC 0D BB CD EC 00 CC FE FF BA;

SLIP - Soluções 0C 12 11 32 00 0B 03 0C C0 CC: (C0) 0C 12 11 32 00 0B 03 0C DB DC CC C0. C0 DB DB C0 C2 87 AA B1 58 C0: (C0) DB DC DB DD DB DD DB DC C2 87 AA B1 58 DB DC C0. CC 0D BB CD EC 00 CC FE FF BA: (C0) CC 0D BB CD EC 00 CC FE FF BA C0.

SLIP – Limitações (recordando) Não possui qualquer mecanismo de detecção e correcção de erros, deixando essa tarefa para as camadas acima; Não tem campo para definir o tipo de protocolo que encapsula, logo só funciona com o protocolo IP; É necessário que ambos os intervenientes conheçam os endereços IP de cada um; Não tem mecanismos de autenticação.

PPP – Point-to-Point Protocol Concebido por W. Simpson em 1992; Descrito no RFC 1661 (actualiza 1548); O protocolo que muito provavelmente o nosso modem utiliza para ligação ao ISP; Tem os mesmos objectivos base do SLIP (ligações ponto-a-ponto); Assim como no SLIP assume-se que os pacotes são entregues ordenadamente; Soluciona os problemas existentes no SLIP.

PPP – Point-to-Point Protocol Tem três componentes principais: Mecanismo de encapsulamento de datagramas de protocolos diferentes; Um protocolo de controlo de ligação (LCP) para o estabelecimento, configuração e teste da ligação; Uma família de protocolos de controlo de rede (NCP) para a configuração dos protocolos da camada de rede.

LCP – Link Control Protocol Mecanismo oferecido pelo PPP para se tornar mais versátil e “portável” para um grande número de ambientes; Utilizado para: Negociação automática das opções do formato de encapsulamento; Lidar com as variações dos tamanhos dos pacotes; Resolução de erros de ligação devido a má configuração; Autenticação da identidade do “peer” na ligação; Determinação do estado de funcionamento da ligação; Término da ligação.

NCP – Network Control Protocol Conjunto de protocolos que permitem: A configuração e gestão do endereçamento IP; Configurar os protocolos da camada de Rede de acordo com as necessidades.

PPP - Frame Cada frame começa e termina sempre com a “flag” 0x7E; Addr Control Protocolo … Informação … CRC 7E FF 03   1 byte 2 bytes até 1500 bytes Cada frame começa e termina sempre com a “flag” 0x7E; O campo “address” é sempre 0xFF; O campo “control” é sempre 0x03; O campo “protocolo” define o protocolo encapsulado; O campo “informação” é o espaço para o datagrama; O campo CRC contém um valor que serve para a verificação de erros.

PPP – Byte especial 0x7E Serve para iniciar e finalizar o frame PPP; Se o datagrama contiver o byte 0x7E, então: Substituir pela sequência 0x7D5E; Se o datagrama contiver o byte 0x7D, então: Substituir pela sequência 0x7D5D; Esquema similar ao do protocolo SLIP.

PPP – Campo “protocolo” Exemplos de valores que pode tomar o campo “protocolo”: 0x0021 – IP; 0xB021 – NCP; Protocolos de controle de ligação de dados: 0xC021 – LCP; 0xC023 – PAP – Password Authentication Protocol; 0xC223 – CHAP – Challenge Authentication Protocol.

PPP – Vantagens sobre o SLIP Suporta vários tipos de datagramas, não apenas os datagramas IP; CRC em cada frame; Negociação dinâmica do endereço IP (usando o NCP); Compressão dos cabeçalhos das camadas superiores (IP + TCP); Protocolo de controle de ligação (LCP) para a negociação de várias opções ao nível da ligação de dados; DESVANTAGEM??? Cabeçalho maior.