EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

MÃE MÁ.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
MÃES MÁS.
ATIVIDADE EXTRA-CLASSE
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013:
Nelma Cristina de Carvalho
AMISTOSO ABRACE X BEATÍSSIMA.
experiências INESQUECÍVEIS!
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
Tente ler sem chorar!!!.
CAPÍTULO I CAPÍTULO II CAPÍTULO III CAPÍTULO IV CONSIDERAÇÕES FINAIS
MÃES MÁS, MUITO MÁS.
O CONSTRUTOR DE PONTES.
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
O relato é real e comovente!
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
FISICA. FISICA MATERIAL LÁPIS LAPISEIRA CANETA.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O PONTO PRETO.
Portfólio de Matemática
Alfabetização Matemática CAMPO ADITIVO
PROFESSORAS Música da Escola Eixo 3
A BONECA.
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE DA/NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR Por Ana Paula Moreira.
Por: Sonia Maria Teixeira Fevereiro de 2009 Para meus professores e colegas do Curso de Especialização em Informática na Educação - PUC RS.
MÃE MÁ.
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
O Aluno a Distância e suas Necessidades
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
O portão do paraíso. Nome: Gabriel Benvenutti
Portão do Paraíso.
As Meninas Superpoderosas
Mães Más.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM!
OBJETIVO GERAL Oportunizar a alunos de escolas públicas, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Pais maus Dr. Carlos Hecktheuer (Médico Psiquiatra)
Os dois amigos.
Presente de Natal.
Ug0Lin1.
APRECIEM A VIAGEM. George Carlin. Edição:Inês Vieira. Automático.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
SAUDADE: é quando a gente sente uma pessoa dentro da gente;
SITUAÇÕES.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Nome: Carolina S. Informática Tarde; Professora: Aline S. De Bona;
Bom dia! Costumo no meio da tarde dar uma volta a pé, para refrescar as idéias (como dizem o pessoal do interior) e ontem saí dar uma volta e perto da.
Presente de Natal !!!.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Educação Financeira para crianças e Jovens
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Juliana Cordeiro Soares Branco Maria Rita Neto Sales Oliveira III Encontro Nacional de Educação a Distância da Rede de Escolas de Governo

1 – analisar a EaD no contexto das condições de estudo do professor em serviço, envolvendo as formas de organização de professores-cursistas quanto a tempo, estudo individual ou em grupo e espaço para a realizar a formação; 2– verificar as dificuldades e as facilidades de realização de um programa de EaD para professores em serviço, ainda no contexto dessas condições, segundo cursistas; 2

3– identificar em que medida a EaD implica aprendizagens novas para o professor em serviço, na visão dos cursistas; 4– verificar os motivos que levaram os professores a realizar um curso a distância para professores em serviço. 3

ETAPAS DO TRABALHO 1- Pesquisa bibliográfica e documental 2- Entrevistas com cursistas e ex-cursistas de programas ou cursos de formação de professores em serviço e a distância 3- Análise dos dados 4

1- Educação a distância 2- Condições do trabalho docente 3- Formação de professores em serviço e a distância

Documento Legal LDBEN n. 9.394, de 20/12/1996

- 23 professores-cursistas e ex-cusistas de 4 escolas - Cursos pesquisados: 1- Projeto Veredas da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEE-MG 2- Curso de Licenciatura em Educação Básica – anos iniciais da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP 7

Aprendizagem proporcionada pelos cursos Agora a gente tem formas diferentes de abordar determinados temas que antes; a gente abordava de uma forma e agora a gente vê que não é aquele caminho, é um caminho diferente. Então a gente já está abordando esse outro caminho diferente, que vai proporcionar uma aprendizagem melhor para essas crianças. (Sujeito 1, Escola A). 8

Dificuldades: falta de tempo para dedicação e falta de professor no dia-a-dia Eu lia tudo, eu lia... sabe eu ficava até tarde da noite porque eu tinha uma criança pequena na época. Então, depois que ela dormia é que eu pegava nos livros para ler, então foi difícil demais e meu marido reclamava: ´nossa você está estudando demais´. À noite, na hora que ele chegava e que ela dormia é que eu tinha tempo para fazer isto: para dedicar. (Sujeito 1, Escola A). Agora dificuldade é a gente não ter um professor no dia-a-dia para tirar as dúvidas. Quanto tinha dúvidas tinha que guardar as dúvidas e esperar o dia certo da orientação. (Sujeito 19, Escola D). 9

Facilidades: possibilidade de controlar o tempo e o espaço de estudo. Eu acho que facilitou sim por causa da questão de tempo. A gente não tinha muito tempo para ficar, para ir para a escola. A gente perderia muito tempo se tivesse que ir para a escola; só nisso eu gastaria umas duas horas do meu dia. (Sujeito 15, Escola C). 10

Formas de organização para estudo Quando nós começamos, nós montamos um grupinho, depois começou a não dar muito certo por causa do horário que não coincidia: o horário que se estava livre com o dos colegas. Aí nós passamos a estudar individualmente. (Sujeito 10, Escola C). 11

Consciência das condições precárias trabalho docente e a não valorização da profissão do magistério A questão salarial... eu acho que pode melhorar mais, valorizar. Eu acho que nós professores somos pouco valorizados. O professor é pouco valorizado, no social também é pouco valorizado. As condições de trabalho são precárias e é muito trabalho. (Sujeito 16, Escola B). 12

Motivos para realização do Curso Por que eu fui fazer? Ah! Falaram que em 2006 iam exigir o curso superior, toda professora tinha que ter, é a Lei, aí a gente foi fazer. Era meu sonho fazer curso superior, tinha uma vontade de fazer e quando apareceu o Veredas não pensei duas vezes. Foi uma chance que tive, uma oportunidade muito grande, aí fiquei muito feliz.

Considerações Os cursos estudados contribuíram para: -qualificação formal dos professores -mudanças em sua prática -trocas de experiências 14

Considerações Principais vantagens da EaD e da formação em serviço -flexibilidade de tempo e espaço para estudo -oportunidade de reflexão sobre a prática 15

Considerações Principais limitacões -raro contato entre os professores e alunos -sobrecarga de trabalho -falta de tempo para estudo -dificuldade de estudo em grupo 16

Obrigada! Juliana Branco julianab28@gmail.com 17