Metadados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
Advertisements

Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
MER – Modelo de Entidade Relacionamento
Normalização
Evolução dos SGBD’s.
Normalização.
Evolução dos SGBD’s (2ª Parte).
Documentos Digitais Aula 6.
Diagrama de Classes.
Geodatabases no ArcGIS 9.x
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos
Exemplo dos Internamentos
ISO/IEC – 6 Avaliação do Produto – Módulos de Avaliação
Teste em Esquemas de Dados Maria Cláudia Figueiredo Pereira Emer Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática Seminário.
Profa. Aline Vasconcelos
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Denise Perdigão BASE DE DADOS Denise Perdigão
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
Introdução ao ArcGIS Iana Alexandra A. Rufino
SQL Server 2012 Introdução a Modelagem de Dados
BANCO DE DADOS APLICADO AO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
1 Fundamentos de SIG. - Sistemas de Informação
Escola Básica de Rio Tinto nº2
1 Tema: Concepção, desenvolvimento e implementação de procedimentos de controlo da qualidade para a componente cartográfica temática de um Plano de Urbanização.
UML – Diagrama de Classes
Web Services Uninorte Semana de Tecnologia da Informação
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia A tecnologia do Geoprocessamento – Aplicações e Potencialidades 12/3/ Aula 5.
Rosa Maria Galvão Biblioteca Nacional
Análise e Projeto de Sistemas
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
TÍTULO: Sub-título (a letra pode ser menor se o título for muito grande) Nome e Sobrenome do Autor, Nome e Sobrenome dos Co-autores
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TIC 10 Folha de Cálculo.
O PROCESSO DE INTEGRAÇÕES NA PORBASE Dulce Fontes, Biblioteca Nacional.
Classificação Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
7 - Criação de Páginas Web
Etapas para Desenvolvimento de Base DevInfo 6.0. OBJETIVOS Orientar a criação de bases de dados para utilização no sistema DevInfo. Antes de iniciar o.
Análise de Sistemas de Informação
Tutorial SUBMISSÃO DE ARTIGOS Bem-vindo aos 5 passos de submissão de artigos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (versão 2) Este tutorial foi.
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
X.400 Liane Tarouco. Sistemas de mensagens Sistemas e serviços de tratamento de mensagens habilitam os usuários a trocar mensagens na base do armazena-e-envia.
Aula 8. Classificação Não Supervisonada por Regiões
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
Classificação de Imagens de Sensoriamento Remoto
7 - Criação de Páginas Web
Generalização e herança Agregação e composição
Sistemas de Informação (SI)
IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)
Sistemas de Informações Geográficas: História e Definições
Operações para entrada de dados –Compilação de dados codificação de dados geográficos de uma forma conveniente para o sistema; incluem a digitalização,
Desenvolvimento de uma base de dados
Operações espaciais Modelação Cartográfica. Dados de entrada e de saída Dados de entrada Operações Dados intermédios Dados de saída.
Graça Abrantes 1 Visão de campos A área objecto de estudo, normalmente um rectângulo, considera-se dividida numa grelha de células com a forma de rectângulos.
1 Fundamentos de SIG (2ª aula). - Sistemas de Informação
Sistemas de Informação Geográfica e Detecção Remota 2003/2004 [San ‑ Payo e Rolo 97]
Objectos espaciais em SIGs
Operações para entrada de dados –Compilação de dados codificação de dados geográficos de uma forma conveniente para o sistema; incluem a digitalização,
Diagrama de Objetos.
Modulo 1 -> sistemas informáticos Modelação de processos. 1
Simone Angélica Del-Ducca Barbedo Marciana Leite Ribeiro
Projeto de Banco de Dados
Comunicação e Redação Empresarial
Banco de Dados Distribuídos Sílvia Cristina de Matos Soares
Organização das Atividades de Seleção de Materiais: Utilização e Análise de Instrumentos Auxiliares.
Análise e Design de Software Site:
 O Modelo E-R (Entidade-Relação)
Prof. Thales Castro. Depósito de dados Entidade externa Processo Fluxo de dados.
Foto & Formatação: Ancelmo. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS  Título, e subtítulo (se houver)  Nome(s) do(s) autor(es)  Resumo na língua do texto  Palavras-chave.
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
Transcrição da apresentação:

Metadados

Metadados O termo metadados designa informação complementar sobre práticas de codificação, regras de decisão relativas a representação de características espaciais, definição de características não espaciais e respectivos valores, critérios e procedimentos para demarcações de localizações espaciais [Laurini e Thompson 92]

Metadados Os metadados têm como objectivos prioritários servir de base à manutenção da integridade semântica dos sistemas, permitir a integridade da codificação, constituir informação suplementar que forneça contexto.

Metadados definições de entidades e atributos; explicações das medidas dos atributos ou das práticas de codificação; explicações de codificações com cores falsas em mapas baseados em imagens de detecção remota; regras para delimitação de entidades no espaço; referências às fontes dos dados, respectiva qualidade e data; explicações para valores em falta e inadequação de medidas; qualquer outra informação que forneça explicações claras sobre os dados.

Qualidade elementos descritivos genéricos elementos de qualidade uso historial propósito de produção elementos de qualidade completude comissão omissão consistência lógica (domínio, formato, topológica) exactidão posicional (ex. absoluta, relativa, para modelos matriciais) exactidão temporal exactidão temática

Normas A criação de normas para transferência de dados entre diferentes SI tem sido objecto de trabalhos diversos em vários países e a nível internacional US Geological Survey, Institute Géographique National em França, Landesvermessungamt Nordrhein-Westfalen na Alemanha responsáveis pela produção de grandes volumes de dados geográficos, na área normalmente designada por cartografia de base ISO/TC211 (Geographic Information and Geomatic) - normas ISO 19100 (http://www.isotc211.org) Modelo de referência Linguagem para esquema conceptual Qualidade Metadados Qualificação e certificação de pessoal ...

http://snig. igeo. pt/menu/Frameset_metadados_MIG. htm http://snig http://snig.igeo.pt/menu/Frameset_metadados_MIG.htm http://snig.igeo.pt/metadados/MIG_WebHelp/Introdu__o/MIG_ISO_19115.htm MIG Editor e a Norma ISO 19115 O MIG Editor é totalmente baseado na norma ISO 19115, relativamente aos elementos de metadados, listas controladas ( traduzidas para português ), estrutura das classes, obrigatoriedade e nº de ocorrências dos elementos, etc. Ao todo, o MIG Editor 1.0 implementa 223 elementos de metadados.  O MIG Editor  implementa: 1) todos os elementos obrigatórios da norma; 2) todos os elementos do core Metadata considerados fundamentais para a caracterização dos CDG  e indispensáveis em qualquer perfil de metadados; 3) todos os elementos necessários para o Registo Nacional de Cartografia; 4) os elementos necessários para reportar a qualidade do CDG; 5) os elementos necessários relativos à distribuição do CDG de forma a viabilizar o comércio electrónico; 6) e muitos outros necessários a catalogação de CDG específicos como imagens de satélite, DTM ou fotografia aérea.   Em http://snig.igeo.pt/metadados/doc/FramesListasISO.htm  é possível aceder à documentação completa de elementos e classes da norma ISO 19115 em português, em que os elementos e classes não implementados estão a vermelho.

Classes e Elementos A norma é composta por um extenso conjunto de 326 elementos de metadados organizados por 92 classes com o objectivo de caracterizar produtos, processos, aplicações e serviços relacionados com a informação geográfica.   Cada elemento de metadados é definido no contexto de uma classe e é caracterizado por um Nome, Definição, Obrigatoriedade, Ocorrência Máxima, Tipo de Dados e Domínio. A Obrigatoriedade indica se o elemento é Obrigatório (M), Condicional (C) ou Opcional (O)  no contexto de uma classe. Ser Condicional significa que a obrigatoriedade de  preenchimento de um determinado elemento de metadados depende do preenchimento de outros. A obrigatoriedade de uma classe está dependente da obrigatoriedade do elemento que a instancia. A Ocorrência Máxima é o número máximo de vezes que uma classe  pode ser instanciada  ou um elemento repetido. O Tipo de Dados é um conjunto de regras para definir um tipo de informação especifico incluindo o seu domínio de valores, operações e estrutura de armazenamento, como por exemplo, Inteiro, Real ou Classe. O Domínio é o conjunto de valores que um determinado elemento pode assumir. Por exemplo, a longitude só pode tomar valores entre -180  e 180 graus. As listas controladas também se inserem no contexto do Domínio.

Listas Controladas As 27 listas controladas da norma ISO 19115 definem extenso conjunto de termos relativos aos metadados, que constituem o domínio de vários elementos de metadados.   Por exemplo,o domínio do elemento Tipo de Data  é a lista controlada Código do Tipo de Data que é composta por três termos: criação (001) - a data identifica o momento da criação de um CDG; publicação (002) - a data identifica o momento da publicação de um CDG; revisão (003) - a data identifica o momento da revisão, melhoramento, avaliação ou re-avaliação de um CDG ; Ou seja, este elemento só aceita estes termos. As listas controladas dão uma grande estabilidade aos sistemas de informação, facilitando as pesquisas e o acesso à informação desejada.

Core Metadata - Elementos Fundamentais de Catalogação Normalmente apenas um subconjunto de elementos da norma é utilizado. No entanto é essencial que um número mínimo de elementos seja utilizado para efeitos de catalogação de um CDG. Esse conjunto de elementos, designado como Core Metadata, deve responder às seguintes questões: O que existe para um determinado tema ? O que existe para um local específico ? O que existe para um período específico ? Quem podemos contactar para ter mais informações ou para encomendar os CDG ?

Core Metadata - Elementos Fundamentais de Catalogação  Os elementos de metadados recomendados para o Core Metadada são:   Título do CDG (M) - Metadados/ Identificação/ Elementos de Referência/ Título; Data de Referência do CDG (M) - Metadados/ Identificação/ Elementos de Referência/ Data de Referência Responsável do CDG (O) - Metadados/ Identificação/ Contacto Localização Geográfica do CDG (C) - Metadados/ Identificação do CDG/ Extensão/ Área Geográfica/ Rectângulo Envolvente ou Unidade Geográfica Idioma do CDG (M) - Metadados/ Identificação do CDG/ Idioma do CDG Conjunto de Caracteres do CDG (C) - Metadados/ Identificação do CDG/ Conjunto de Caracteres Utilizado Categoria Temática do CDG (M) - Metadados/ Identificação do CDG/ Categoria Temática Resolução Espacial do CDG (O) - Metadados/ Identificação do CDG/ Resolução Espacial Resumo do CDG (M) - Metadados/ Identificação/ Resumo Formato de Distribuição (O) - Metadados/ Distribuição/ Formato de Distribuição

Core Metadata - Elementos Fundamentais de Catalogação  Os elementos de metadados recomendados para o Core Metadada são:  Extensão Temporal e Vertical do CDG (O) - Metadados/ Identificação do CDG/ Extensão/ Extensão Vertical ou Extensão Temporal Representação Espacial do CDG (O) - Metadados/ Representação Espacial Sistema de Referência do CDG (O) - Metadados/ Sistema de Referência Histórico do CDG (O) - Metadados/ Qualidade/ Histórico Contacto Online (O) - Metadados/ Distribuição/ Opções de Distribuição/ Contacto Online Identificador Único (O) - Metadados/ Identificador Único Designação da Norma e Perfil de Metadados (O) - Metadados/ Designação da Norma e Perfil de Metadados Versão da Norma de Metadados (O) - Metadados/ Versão da Norma de Metadados Idioma dos Metadados (C) - Metadados/ Idioma dos Metadados Conjunto de Caracteres Utilizado  (C) - Metadados/ Conjunto de Caracteres Utilizado Contacto do Responsável pelos Metadados (M) - Metadados/ Contacto do Responsável pelos Metadados Data dos Metadados (M) - Metadados/ Data dos Metadados

Perfis de Metadados Cada organização pode definir o seu perfil de metadados, que pode ser um subconjunto ou superconjunto da norma, mas em todos os casos o Core Metadata deve ser incluído. Esta medida aumentará também a interoperabilidade entre os vários sistemas existentes.   A norma define um conjunto de definições e procedimentos para extensões, possibilitando adicionar novos elementos de metadados  e listas controladas para CDG específicos. Estes novos elementos devem ter a mesma estrutura dos elementos presentes na norma.

http://snig.igeo.pt/menu/Frameset_metadados_MIG.htm