INFORMÁTICA BÁSICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 13 - FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO WINDOWS 98SE
Advertisements

WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Noções de Sistemas Operacionais
SISTEMAS OPERATIVOS SISTEMA OPERATIVO:
Componente Curricular Sistemas Operacionais - SOP
Configuração de um servidor FTP
Prof. João Paulo de Brito Gonçalves
Excel Profa. Cristina M. Nunes.
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
Profa. Ligia Flávia Antunes Batista
Introdução à Informática
Vi 1 Editando com vi. vi 2 Por que vi? l Editar arquivos de configuração l Editar scripts de shell l Disponível em todas as distribuições l Necessita.
Primeira aula de laboratório
Estatística Básica Utilizando o Excel
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
Login na Rede ********* Nome do Usuário Senha
DOS – Sistema operacional de disco
Aula 10 – Revisão comandos do Linux
Comandos para navegação no Sistema de Arquivos
Compras - Controle de estoque por lote
Interpretador Online.
Utilitários de Redes Prof. Andréa Chicri Torga Adaptações
Cadastro de produtos por referência
Prof. André Leon S. Gradvohl, Dr.
Impressão de etiquetas
1 António Arnaut Duarte. 2 Ambiente WindowsAmbiente WindowsAmbiente WindowsAmbiente Windows Explorador do WindowsExplorador do WindowsExplorador do WindowsExplorador.
Conteúdos do tutorial O que é um Slide Mestre?
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
WINDOWS Professor: Leandro Crescencio
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
Informática Aplicada à Administração
Manual de Instalação do Windows 8
Definição - Sistema Operativo
Extranet GRD – Guia de Remessa de Documentos
Sistemas Operacionais
Inserir crédito para cliente
Conhecendo os Sistemas Operacionais
Entrada de Produtos Posto de Combustível.
Windows Sistema operacional da Microsoft
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
Compras - Pedido de Compra
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
INSTALAÇÃO DO WINDOWS XP.
Sistemas Operacionais
MICROSOFT Windows XP.
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Sistema Operacional DOS 6.22 PROF. PAULO LORINI NAJAR
O que são  O S.O. é o principal software de um computador, funciona como intermediário entre o utilizador e o hardware, sem ele a máquina não funciona.
Rio Verde - Goiás - Brasil
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
Sistemas Operacionais
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
09/04/2017 Linux Comandos básicos.
Como criar um CD de recuperação do Windows Cláudia Vieira & Oriana Fernandes.
CONPROVE INDÚSTRIA & COMÉRCIO SIMULADOR IEC - GOOSE GOOSE Simulator.
Planilha Eletrônica - Excel
Compras – Planejamento de Estoque
Contagem Sequencial do Estoque
Contagem Sequencial do Estoque
Sistema Operativo MS-DOS Comandos sobre arquivos
SICII (Sistemas Operacionais) – Prof. Alberto  Comandos de console (Linux)
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Computação Linux – Prática Regiane Kawasaki
Conteudo prova dia 09/06/15. Comandos DOS DOS – O MS-DOS ou prompt de comando pode ser iniciado pelo caminho. Inciar> Todos os programas> Acessórios>
Conteúdo Exame. Comandos DOS DOS – O MS-DOS ou prompt de comando pode ser iniciado pelo caminho. Inciar> Todos os programas> Acessórios> Prompt de Comando.
Comandos DOS DOS – O MS-DOS ou prompt de comando pode ser iniciado pelo caminho. Inciar> Todos os programas> Acessórios> Prompt de Comando Ou através do.
Formatação de micro. Obs: o exemplo a ser seguido é para a plataforma windows 95, mas os passos podem ser usados para qualquer plataforma. Primeiramente.
Comandos Básicos do Linux Prof. Alberto Felipe. Os Sistemas Operacionais de hoje, incluindo o Linux, são todos baseados em interface gráfica, com o uso.
Transcrição da apresentação:

INFORMÁTICA BÁSICA

Um breve contexto histórico COMANDOS DOS Um breve contexto histórico DOS - Nos primórdios da microinformática um dos SO mais usados era o MS-DOS (Microsoft Disk Operatting System). Foi originalmente desenvolvido por Tim Paterson da Seattle Computer Products, na sob o nome de QDOS (Quick and Dirty Operating System, que em português significa Sistema operacional rápido e de baixa qualidade).

O QDOS era apenas um produto interno criado para testar uma nova placa com CPU 8086. O MS-DOS e seu antecessor, QDOS, foram baseados no CP/M (Control Program / (for) Microcomputers — Programa de Controle para computadores).

Prompt de comando Uma expressão bastante comum relacionada ao MS-DOS é o prompt de comando. Prompt, portanto, é o sinal de prontidão do sistema, pois indica que o computador, naquele momento, está apto a receber instruções. C:\Windows\ System32>_

A comunicação do usuário com o MS-DOS ocorre de dois modos, o modo interativo e o modo batch. Modo Interativo: Propriedade de executar um comando no instante em que foi digitado. Modo batch: Também chamado de comandos em lote. Os comandos desejados devem ser colocados em ordem sequencial em um arquivo que pode ser criado por um processador de textos.

Como acessar o MS-DOS Para acessar o DOS existe, basicamente, 4 formas: Se você estiver utilizando um sistema operacional antigo da Microsoft, basta clicar em Iniciar / Desligar e escolher a opção Reiniciar o computador em modo MS-DOS (ou equivalente). Outra forma nessas versões do Windows consiste em clicar em Iniciar / Programas e selecionar Prompt do MS-DOS.

Se quiser ir direto para o DOS sem passar pelo Windows, pressione o botão F8 repetidas vezes assim que ligar a máquina até uma lista aparecer. Escolha, por fim, Somente Prompt de Comando. Para acessar o prompt de comando no Windows XP, basta digitar o comando CMD em Iniciar / Executar.

Principais comandos do DOS DATE - C:\>date TIME - C:\>time VER - C:\>ver Comando que exibe o número da versão do sistema operacional que está sendo utilizado.

DIR - Comando que mostra a lista de arquivos de um diretório DIR - Comando que mostra a lista de arquivos de um diretório. Essa instrução pode conter alguns parâmetros, entre eles: /P - lista o diretório com pausas para quando a quantidade de arquivos é grande o suficiente para que não possa ser exibida de uma só vez na tela; /W - lista o diretório organizando a visualização na horizontal; /S - exibe não só o conteúdo do diretório atual como também o conteúdo das pastas deste;

CLS - C:\>cls MKDIR ou MD – Criar diretórios CHDIR ou CD – Entrar e sair de diretórios RMDIR ou RD – Remove um diretório TREE - Comando que exibe graficamente a árvore de diretórios a partir do diretório-raiz. CHKDSK - Comando que checa a integridade e as especificações do disco mostrando informações sobre este na tela.

MEM - Digite mem no prompt e informações atuais sobre a memória do computador serão exibidas. RENAME ou REN - Comando que permite ao usuário alterar o nome de um arquivo. COPY - Comando que copia um arquivo ou grupo de arquivos de uma pasta para outra.

DISKCOPY - Comando que permite copiar o conteúdo de um disquete para outro de igual capacidade. XCOPY - Comando utilizado para copiar arquivos e árvores de diretórios com base em determinados critérios. TYPE - Comando que tem a função de exibir o conteúdo de determinado arquivo, quando possível.

FORMAT - Comando que executa a formatação do disco rígido ou de uma partição deste. UNFORMAT - Caso aconteça de você formatar um disco por acidente, o MS-DOS permite a recuperação das informações. DEL ou DELETE - Comando que executa a eliminação de arquivos.

UNDELETE - A instrução permite recuperar um ou mais arquivos apagados, quando possível. DELTREE - Este é um comando que elimina um ou mais subdiretórios a partir do diretório corrente. HELP – Exibe uma lista dos comandos suportados pelo seu sistema operacional.

SHELL HISTÓRIA - O primeiro shell Unix, o sh criado por Ken Thompson, foi modelado depois do shell Multics, em si modelado com base no programa RUNCOM de Louis Pouzin. O sufixo 'rx' presente em alguns arquivos de configuração do unix é um remanescente do ancestral RUNCOM dos shells Unix.

INTERFACE

Comandos WHO – Quem está logado. julio tty1 Feb 5 14:27 WHOAMI - Quem o computador acha que sou? $ whoami julio

UNAME - Informação sobre o sistema operacional e o computador. Linux $ uname –a Linux beldin.cqu.edu.au 2.0.31 #1 Sun Nov 9 21:45:23 EST 1997 i586 unknown DATE - Data e horas. $ date Thu Feb 8 16:57:05 EST 1996

CAL - Imprime um calendário. August 2001 Su Mo Tu We Th Fr Sa 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 LS - lista o conteúdo de um diretório, mostrando os arquivos que estão no mesmo.

PWD - mostra o diretório atual. MKDIR - cria diretórios. RMDIR - apaga diretórios vazios. RM - serve para apagar arquivos. FREE - mostra quanto você tem de memória RAM, gastos e livres.