Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Ministério da Educação
O campo da Psicologia no CRAS
Encostas da Serra Geral
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
26 de Maio de Associação cultural Sem fins lucrativos Duração ilimitada Constituída nos termos da legislação CARÁCTER JUVENIL.
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Práticas Desenvolvidas pelo Gabinete de
Casa do Povo de Vila Franca do Campo
Intervenção psicológica
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
| 29 de Outubro 2013 | INCUBADORA de ECONOMIA SOLIDÁRIA E
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Objectivos do PROJECTO ÍSIS Intervir junto da Comunidade Cigana com o intuito de promover o desenvolvimento das crianças entre os 0 e os 3 anos de idade.
PIEC ???? O PIEC – Programa para a lnclusão e Cidadania foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 79/2009 de 2 de Setembro, é um Programa a.
PROJETO EDUCATIVO A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é separação para a vida, é a própria vida” – John Dewey.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Gabinete de Intervenção ao Aluno
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
OBSERVATÓRIO DO CIDADÃO Portal de Cidadania CFCUL CÂMARA MUNICIPAL DO MONTIJO Gabinete de Desenvolvimento Associativo e Cidadania Faculdade de Ciências.
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
Rede para a empregabilidade Vale da Amoreira
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Animação Sociocultural
Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla costa Clemilde ventura
O que é o autismo: O autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento. Provavelmente, o autismo não é devido a uma causa única. É possível que existam.
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
1. A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA AEAN - Gabinete.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Domingos Lopes Inovação e Inclusão Social. assumindo como meta nacional, até 2020, o aumento da taxa de emprego da população dos 20 aos 64 anos para 75%.
Hotel dos Templários, Tomar 24 e 25 Novembro 2015 Formação Profissional.
Plan International Brasil
Paulo Santos I. Análise Estratégica Análise Externa (Geral; Específica) Análise Interna II. Implementação da Estratégia Eixos.
CASA DA CRIANÇA PENIEL Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande MS Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Helder Silva – Monitor CID Jairse Freire – Coordenadora Nélson Lima- Dinamizador Comunitário Graciete Borges- Voluntária Débora Semedo- Técnica Otília.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Novos e Seminovos Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas São Brás de Alportel Novos e Seminov os Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas São Brás.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
COMBATER O DESEMPREGO Eurodeputada Sofia Ribeiro EURODEPUTADA SOFIA RIBEIRO.
Transcrição da apresentação:

Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011

Financiado por: Programa Escolhas Consórcio Entidade Promotora e Gestora Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada Parceiros Câmara Municipal de Ponta Delgada Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ponta Delgada Associação Regional para a Promoção do Desporto e Educação Física

Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada Fundada no ano de 1542 a Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada é também uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos. Oferece um leque alargado de serviços ao nível da saúde, ensino, apoio à infância e terceira idade, desenvolvendo as seguintes valências: Creches a Pequenada e o Regaço; Centro de Cuidados Continuados; Lar da Levada; Quinta da Levada Serviço de Apoio ao Domicilio MEP – Escola Profissional VAS – Valor Acrescentado Social (Projeto Renascer)

Equipa Técnica Coordenadora Psicóloga Técnica de Acompanhamento Pedagógico Monitor Animador Sociocultural Dinamizador Comunitário

Contextualização Território Freguesias de: Santa Clara; São Sebastião; São Pedro e São José Medidas I – Inclusão Escolar e Educação não formal II – Formação Profissional e Empregabilidade III – Dinamização Comunitária e Cidadania IV – Inclusão digital V – Empreendedorismo e Capacitação dos Jovens Território Freguesias de: Santa Clara; São Sebastião; São Pedro e São José Medidas I – Inclusão Escolar e Educação não formal II – Formação Profissional e Empregabilidade III – Dinamização Comunitária e Cidadania IV – Inclusão digital V – Empreendedorismo e Capacitação dos Jovens

Destinatários Crianças e Jovens com idades compreendidas entre os 6 e 24 anos; Outros, comunidade em geral. Familiares;

Objectivos Gerais 1.º Criar uma rede de suporte social, constituída por um conjunto articulado de serviços e equipamentos sociais de apoio à criança, jovens e suas famílias; 2.º Apoiar nos percursos de mobilidade social e económica de pessoas e grupos desfavorecidos, promovendo o acesso à integração profissional – formação e emprego; 3.º Promover o acesso e utilização do no apoio aos processos de mobilidade social por via da integração escolar e profissional.

Medida I – Contribuir para a inclusão escolar e para a educação não formal Curso de formação profissional com currículos próprios Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais Gabinete de Acompanhamento psicossocial Apoio Escolar e estimulação educativa Clube de Pais Atividade Desportiva (Futsal e Futebol)

Medida II – Contribuir para a formação profissional e empregabilidade Curso de formação profissional adequado às necessidades do mercado de trabalho Estágios profissionais - formação em contexto de trabalho Clube de Emprego Despiste e Orientação Vocacional Empresa de Inserção – Mercado Social de Emprego

Medida III – Contribuir para a dinamização comunitária e cidadania Sessões de Sensibilização Visitas às Organizações da Comunidade Gabinete de Apoio à Comunidade Atividades de tempos livres Clube desportivo Atelier de Expressão dramática Encontro de Imigrantes

Medida IV – Apoiar a Inclusão Digital Uso livre do Formação em redes, moviemaker, outros Curso de iniciação às TIC Cursos de formação certificada em TIC Utilização das TIC em apoio escolar

Medida V – Apoiar o Empreendedorismo e a Capacitação dos Jovens Constituição de uma Associação de Jovens; Criação de um Stand jovem com uma oferta de atividades diversificadas; Curso de formação em empreendedorismo; Elaboração, acompanhamento e avaliação de processos de candidaturas a espaços de juventude e campos de férias; Intercâmbio Europeu; Intercâmbio com outros Projetos Escolhas; Viagem a outra ilha dos Açores; Mostra de atividades; Criação de um jornal.

Principais resultados a alcançar Contribuir para uma maior co-responsabilização das famílias nas suas obrigações parentais e familiares; Reduzir o absentismo, insucesso e abandono escolar; Contribuir para a integração profissional e em acções de formação; Transmitir valores facilitadores para a adopção de estilos de vida saudáveis; Alargar o leque de experiências; Reduzir e prevenir comportamentos de risco.

A criança vai aprender a crescer. Todos temos de a ajudar! Todos! Os pais, a escola, todos nós! E vamos ajudá-la a descobrir-se a si própria e aos outros. Descobrir o seu mundo, a sua força, o seu amor, ela vai aprender a viver com ela própria e com os outros: Vai aprender a fraternidade, a fazer fraternidade. Isto chama-se educar: saber isto é aprender a ensinar. In Os Direitos da Criança, poema de Matilde Rosa Araújo. Obrigada pela sua atenção. A Coordenadora do Projeto Catarina Afonso