Hugo Alvar Henrik Aalto, filho de Johan Henrik Aalto e de Selma Hackstedt, nasceu na aldeia de Kuortane, na Finlândia, a 3 de Fevereiro de 1898.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VIDA A Henfil Educamor©.
Advertisements

A República faz 100 anos.
Como obter decisões para Jesus e levar pessoas ao batismo? Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador.
história da salvação A História da Salvação
Victor Brecheret.
Teatro de Felgueiras e Igreja de Sendim
POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?
20 KM 30 KM 10 KM 20 KM ESCOLHAS.
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
Madre Teresa de Calcutá
Music: Holding your hand
Não existe um caminho para a felicidade.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
A Pintura.
Certa vez, um homem caminhava pela praia, numa noite de lua cheia...
ROSAS VERMELHAS Por:
O PESCADOR MEXICANO Autor Desconhecido.
ARQUITETURA ORGÂNICA.
Casas da Pradaria («Prairie Houses») Robie House.
ANJOS DO DESTINO.
Uma linda ideia a ser imitada...
MEU ANIVERSÁRIO ESTE ANO.
O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo.
Bom dia ! Um dia conversando com um mestre Chinês, ele me disse, “ Meu filho, você precisa morrer para o velho, para poder nascer para o NOVO”, meio.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
FACULDADE ASSIS GURGACZ ROBERT VENTURI CASCAVEL 2005
Frank Lloyd Wright.
Imagens de João Parassu
Movimento Moderno Le Corbusier Walter Gropius Mies Van der Rohe
Cândido Portinari.
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
APREDENDO A ORAR.
Esta Animação foi Desenvolvida Exclusivamente para Você.
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
Só observando ! Música: Sarah Brightman – La Califfa.
“Havia uma pequena aldeia onde o dinheiro não entrava.
"Em 2010 muitos de nós esperamos ter mais.
A VIDA (Henfil).
Di Cavalcanti Emiliano Di Cavalcanti, o pintor das mulatas, nasceu
A VIDA (Henfil).
João e Mário ..
O RE - SENTIMENTO.
A Nuvem e a Duna Paulo Coelho.
A lua de Joana.
10 Competências do Professor Moderno
By Búzios Slides RESSENTIMENTOS.
“Havia uma pequena aldeia onde o dinheiro não entrava.
Agroecologia.
Efeito bulmerang.
A VIDA (Henfil).
Sabedoria também é perceber o momento de parar de lutar
Por muito tempo eu pensei que a minha vida fosse se tornar uma vida de verdade...
"Por muito tempo eu pensei que a minha vida fosse se tornar uma vida de verdade. Mas sempre havia um obstáculo no caminho, algo a ser ultrapassado antes.
Disciplina: Ciências Físico-Químicas Professora: Elidia Pinheiro Trabalho realizado por: Nº11 9ºF.
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
"Em 2010 muitos de nós esperamos ter mais. Mais amigos, mais dinheiro, mais sucesso, mais tudo... Mais amigos, mais dinheiro, mais sucesso, mais tudo...
Gostava tanto de você (Tim Maia) Autoria do Texto: Desconhecida
Só Observando.
Para os Meus 3 amigos.
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
Bom dia! Quer acreditemos ou não, todos nós temos uma razão para estar aqui... e quanto antes tomamos contato com essa verdade, QUANTO ANTES NOSSA VIDA.
 O Papa Francisco deu 15 conselhos bem simples que podem ajudar a viver a quaresma:
Henfil "Por muito tempo eu pensei que a minha vida fosse se tornar uma vida de verdade. Mas sempre havia um obstáculo no caminho, algo a ser ultrapassado.
James Joyce ( ). Foi um escritor irlandês expatriado. É amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX.
" AUTOMÁTICO A vida sempre surpreende. Ou talvez se deva dizer que a morte surpreende a vida? Afinal, ela sempre aparece em momento inoportuno. Quando.
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito enfermo. E que necessitava de orações. Quando o sacerdote entrou no.
Transcrição da apresentação:

Hugo Alvar Henrik Aalto, filho de Johan Henrik Aalto e de Selma Hackstedt, nasceu na aldeia de Kuortane, na Finlândia, a 3 de Fevereiro de 1898

Quando Alvar tinha cinco anos a família foi viver para Jyväskylä, onde freqüentou o liceu. Decidiu posteriormente estudar arquitetura, pelo que foi estudar para o politécnico de Hensink, o único sítio na Finlândia onde se ensinava arquitetura.

Começou então a trabalhar em Helsink, efetuando os seus primeiros projetos: a torre da igreja de Kauhajärvi, a Casa Manner, de 1921 e a Villa “Mairea” , em 1923

Contratou Aina Marsio como assistente, casando com ela no outono de 1924. Aina Marsio tinha-se formado como arquiteta alguns anos antes.

Aalto passou três anos em Jyväskyla, tendo recebido muito trabalho Aalto passou três anos em Jyväskyla, tendo recebido muito trabalho. Tiveram uma filha, Johanna, e participaram em várias competições de arquitetura. Em 1927, Aalto ganhou a competição para o edifício da cooperativa agrícola finlandesa. Mudou-se então para Turku, onde tiveram um filho, Johan

Turku era uma cidade estimulante para Aalto, pois permitia a comunicação com outras partes da Europa através do seu porto. Foi aí que conheceu outros colegas como Erik Bryggman, que também estava interessado no Modernismo.

Em 1929 Aalto projetou, em conjunto com Bryggman, a exposição do 700º aniversário da cidade, um importante acontecimento para a arquitetura moderna na Finlândia.

No mesmo ano Aalto conheceu vários defensores da arquitetura modernista que se tornaram seus amigos, como Carola, Siegfried Giedion e Lazlo Moholy-Nagy, professor na Bauhaus. Aalto pôs em prática muitas destas novas idéias no sanatório para a tuberculose que projetou para Paimio.

Foi concluído em 1932 e demonstrou o que podia ser criado através da adoção de novas idéias e construindo longe dos grandes centros populacionais.

Em 1933 Alvar Aalto já tinha uma reputação significativa no estrangeiro. Mudou-se assim para Helsínk, a capital, onde seria contudo mais difícil receber encomendas de projecto. Felizmente decidiu-se construir a biblioteca Viipuri, para a qual ele havia ganhado a competição em 1927.

O mobiliário que Aalto havia projetado em conjunto com Aino e Otto Korhonen também estava a ter compradores. Assim, não estando totalmente dependente das ofertas que recebesse, decidiu projetar uma casa para a sua família em Munkkiniemi, em Helsínk, onde viveu durante o resto da sua vida.

A casa, que ficou concluída em 1936, foi precursora do manifesto que Aalto pôs em prática na Casa Mairea, que projetou para os seus amigos Maire e Harry Gullichsen. A casa combina materiais e formas modernas com a tradição, e revela um grande aproveitamento dos exteriores naturais.

Esta característica passou a ser uma marca na arquitetura de Alvar Aalto. A fábrica Sunila é um bom exemplo disto.

Após ter ido aos Estados Unidos em 1938 e em 1939, Aalto interessou-se pela estandardização. Tomou como exemplo a natureza, na qual combinando células é possível obter um grande número de variações. Começou então a ponderar o potencial das formas orgânicas na arquitetura. Baseando-se nestas idéias projetou o pavilhão para a feira mundial de Nova Iorque.

Em 1939 começou a segunda guerra mundial Em 1939 começou a segunda guerra mundial. Aalto começou a pensar na reconstrução da Finlândia após a guerra, projetando casas pré-fabricadas. Foi incentivado nos Estados Unidos, onde ensinou como professor convidado no MIT.

Quando a segunda guerra mundial acabou, Aalto projetou o seu primeiro edifício no estrangeiro, o dormitório para estudantes no MIT. Aí continuou a valorizar as formas orgânicas que tinha começado a pôr em prática antes da guerra. Foi também neste edifício que Aalto começou a utilizar o tijolo de uma forma inovadora na arquitetura moderna.

Aino havia sido responsável pela maioria dos interiores das obras de Aalto. A sua morte em 1949 o fez refugiar-se no trabalho e em viagens, criando também uma profundidade e monumentalismo desconhecidos na sua obra.

Depois recebeu a sua primeira encomenda em Helsínk, o edifício de escritórios da associação de engenheiros finlandeses, seguida de várias competições ganhas na Finlândia. Durante os anos 50 projetou o edifício para o instituto nacional de pensões, a faculdade de tecnologia de Helsínk, a Câmara municipal de Säynätsalo, o edifício de escritórios de Rautalo e a universidade de Jyväskyla. São obras que exploram as características do edifício público e do espaço urbano. .

Em 1952 a arquiteta Elsa-Kaisa Mäkiniemi tornou-se sua colega e segunda esposa. Aalto projetou a Casa Muuratsalo, a sua casa de verão. Nesta casa Aalto experimentou vários tipos de superfícies de tijolo. Aalto desenvolveu um tipo especial de tijolo que lhe permitiu criar formas variadas.

Foi utilizado na construção na Casa da Cultura, em Helsínk. A forma fechada em tijolo da Casa da Cultura contrapõe-se à brancura da igreja de Vuoksenniska.

Até ao fim da década de 60 Aalto recebeu muitas encomendas e ganhou várias competições, como a Câmara de Kiruna, O Museu de Arte Aalborg e o Teatro Essen.

Nos anos 60 projetou também os centros das cidades de Seinäjoki e de Rovaniemi. Viajou regularmente à Suiça e a Itália com Elissa. Aalto foi igualmente eleito presidente da Academia da Finlândia entre 1963 e 1968.

Embora os seus últimos anos tenham sido perturbados pelo seu cansaço, Aalto manteve-se ativo e inventivo. As paredes côncavas e onduladas do Centro de Congressos da Finlândia, que Aalto também havia proposto para a Biblioteca da Universidade de Jyväskyla, relacionavam-se com as árvores do espaço envolvente duma forma nunca antes vista na Finlândia.

Alvar Aalto morreu a 11 de Maio de 1976 Alvar Aalto morreu a 11 de Maio de 1976. A cidade que ele imaginou, com áreas verdes que se estendessem até ao centro da cidade, tem-se tornado, cada vez mais, uma quimera.

Mesmo assim a sua importância para a arquitetura do século vinte está ainda aumentado. A forma como ele compreendia a integração das pessoas na diversidade e complexidade da natureza está de acordo com o pensamento ecológico que se está se desenvolvendo hoje em dia.

Museu Alvar Aalto

Igreja do Centro Paroquial Riola, perto de Bolonha

“O problema essencial será, para nós, encontrar a expressão adequada à nossa época, não somente na arquitetura, mas em todos os outros aspectos da vida”.

AGRADECIMENTOS: À professora Solange Smolarek Dias, que nos honra a com suas aulas que indiscutivelmente ficarão em gravadas em nossas mentes. Continue sendo como você é, e seu caminho com certeza será repleto de muito sucesso, amizade e felicidade. Nossos mais sinceros agradecimentos.

Acadêmicos: Aparecido L. de Oliveira Marli Aoki Rafael Orso Nelson Rikio