O DRAGÃO e os TIGRES ASIÁTICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOVO SÍMBOLO NO COMÉRCIO MUNDIAL
Advertisements

ÁSIA E BACIA DO PACíFICO
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
JAPÃO.
APEC E TIGRES ASIÁTICOS
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
Teorias Demográficas Universidade Luterana do Brasil
Subdesenvolvimento.
CHINA.
China O Dragão do Século XXI
A CHINA PAÍS DE CONTRASTES.
OS TIGRES ASIÁTICOS Capítulo 11 – pg. 218 a pg.223
Novos Países Industrializados
População Mundial e do Brasil
TIGRES ASIÁTICOS Cingapura. Taiwan (Formosa). Hong Kong.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Novos Países Industrializados
CHINA.
Correção da Prova 4° Bimestre.
Atualidades de Geografia Professor : Célio Júnior
A PUNJANTE ECONOMIA DOS TIGRES ASIÁTICOS
A população e o mercado de trabalho
Associação de Nações do Sudeste Asiático
SUDESTE e LESTE (EXTREMO ORIENTE)
CHINA: A CRESCENTE IMPORTÂNCIA DE SUA ECONOMIA
Agricultura e Atividade Industrial
A NOVA CHINA.
NOVOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Capítulo 22 – Os países emergentes
Ruben Ritchie, 17 Fábio Martins, 5 Guilherme Barreira, 7
ECONOMIA ASIATICA – INTRODUÇÃO
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
Tigres Asiáticos A expressão Tigres Asiáticos é usada para se referir ao bloco de países formado por Hong Kong, Cingapura, Coréia do Sule Taiwan(antiga.
Aula de Revisão de Geografia do 8º ano
Professor Luiz Felipe Geografia
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
O JAPÃO E OS “TIGRES” ASIÁTICOS
Correção das Atividades do Livro China
CAPÍTULO 24: CHINA.
Capítulo 14 – Os fluxos migratórios e a estrutura da população
Evandro Albuquerque de Andrade
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
CHINA.
Componentes: Andreza Gleison Luana teles Lucas Costa Lucas Rocha fatima.
Professor Luiz Felipe Geografia
Evolução da População Mundial
Produção Econômica da América Latina – parte II
QUESTÕES GEOPOLÍTICAS SOBRE A CHINA
Japão e Tigres asiáticos
Situação demográfica e social da
TIGRES ASIÁTICOS Prof. Arnaldo trilobita.org.br/arnaldo.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Resumo explicativo Aula 31 Aula 32.
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
 3º país mais extenso do mundo, sendo o país mais populoso (1,3 bi de hab);  “Política do filho único” imposto no final da década de 70;  Desproporção.
A Ásia Industrializada
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
TIGRES ASIÁTICOS. CINGAPURA CORÉIA DO SUL TAIWAN HONG KONG.
Aula 4.  Nesta aula a discussão será o debate em torno das questões fundamentais do crescimento e do desenvolvimento econômicos.  Assim, nossa preocupação.
Desigualdade e Globalização;
Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)
Tigres Asiáticos Geografia Geral Prof. Sérgio Nart.
ASPECTOS SOCIOECONOMICOS ASPECTOS NATURAIS
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
ÁSIA.
Transcrição da apresentação:

O DRAGÃO e os TIGRES ASIÁTICOS China e os Tigres Asiáticos

CHINA Área: 9 597 000 Km² (3º lugar no mundo) População: 1,34 bilhão de habitantes (em 2010) Crescimento populacional (hoje em declínio): 0,5% ao ano (Afeganistão: 3,8%; Níger:3,6%; Brasil: 0,8%) Controle da natalidade: política do filho único, no máximo dois (isso com autorização expressa do governo, algo que só quem tinha um elevado rendimento conseguia). Penalidades: prisão do marido ou aborto obrigatório, implantado desde 1970. (medidas radicais e autoritárias que, no entanto, produziram resultado no que se refere à diminuição do crescimento populacional)

CHINA Meio hostil com baixos índices de chuva: levou os antigos chineses a construírem a maior rede de canais de irrigação da história. Fome e subnutrição: sempre presente na história chinesa Pesquisa de 2010: apenas 10% da população passa fome ou é subnutrida (já foi de 50%)

CHINA Medidas que ajudaram a diminuir a fome e a subnutrição: Revolução socialista de 1949, implantou a reforma agrária e melhor distribuição de renda; Programas de controle de natalidade; Acelerado crescimento econômico a partir dos anos 1980, depois da abertura para o mercado mundial e os investimentos estrangeiros, fez com que o rendimento médio das famílias crescesse a cada ano.

CHINA A população chinesa é historicamente rural. Em 1960: 75% da população vivia no campo. Entretanto, dados de 2012: 51% da população passou a viver nas cidades, levada pelo rápido crescimento econômico e a industrialização nas últimas três décadas. Maiores aglomerados urbanos: Guangzhou (Cantão), Xangai, Pequim e Hong Kong.

CHINA Guangzhou (Cantão): é um aglomerado urbano de recente e rápido crescimento (mais de 40 milhões de habitantes na área metropolitana, o que significa que é o maior aglomerado urbano do mundo, praticamente empatando com Tóquio, no Japão). Xangai (25 milhões de habitantes na área metropolitana): é a cidade mais importante do país, por causa de suas atividades comerciais e financeiras. Pequim: 20 milhões de habitantes (área metropolitana).

CHINA Distribuição da população pelo território: está ligada ao meio físico e principalmente às atividades econômicas. A parte leste, banhada pelo oceano, mais industrializada e com terras mais férteis, concentra maior parte da população, havendo aí a ocorrência de elevada densidade demográfica. A parte oeste, desértica, possui baixa densidade demográfica

CHINA A diferença das densidades demográficas entre o leste e o oeste do território chinês está se acentuando nos últimos anos com o maior desenvolvimento econômico do leste da China, das faixas litorâneas que se industrializam e atraem grande quantidade de mão de obra do interior.

CHINA (Economia) A economia chinesa, que tradicionalmente era agrícola, hoje é a mais industrializada do mundo. Em 2010 a China ultrapassou os Estados Unidos na produção industrial. Veja o texto sobre Economia na China (Nota de Aula nº 13), que complementa o livro texto.

ETNIAS E REGIÕES Até hoje a China enfrenta problemas de diferença étnicas. Em suas províncias vivem povos que há milênios são adversários. Na principal região do país – as planícies orientais – vive o povo chinês (ou han), que abrange cerca de 92% da população total. A etnia han é a única que se considera verdadeiramente chinesa. As demais são vistas por ela como não chinesas e às vezes até mesmo como empecilho ao nacionalismo han.

ETNIAS E REGIÕES Existem cinco grandes regiões na China: China propriamente dita ( principal, e de etnia han) Manchúria Mongólia Interior Sin-Kiang (ou Xinjiang) Tibete

Tigres Asiáticos e os Novos Tigres Asiáticos Cingapura Hong Kong Coreia do Sul Taiwan (ou Formosa ou República da China Nacionalista)

Por que Tigres Asiáticos? O tigre representa a força e a astúcia, por isso é tomado como símbolo dos países asiáticos recentemente industrializados, pois essas nações são reconhecidas como modelo de eficiência e de força produtiva, pois obtiveram um rápido e agressivo desenvolvimento socioeconômico.

Alguns fatores que contribuíram para a prosperidade econômica: Força de trabalho (mão de obra): - disciplinada e barata qualificada (ensino de qualidade e acessível à maioria da população; houve grande investimento em educação) Esforço do governo em promover a industrialização, gastando de forma eficiente os seus recursos; Incentivos ao capital estrangeiro; Localização estratégica;

Hong kong, um Tigre especial. Hong Kong atraiu muitos chineses que não aceitavam o socialismo imposto na China em 1949. Uma parte dos chineses que se refugiaram em Hong Kong eram ricos empresários da cidade de Xangai que buscavam proteger suas fortunas na cidade controlada e protegida pelos ingleses. Em 1997, Hong kong foi devolvida aos chineses. Entretanto, a China concedeu certa autonomia na condução da política econômica, com receio de afugentar empresas e capital.

Hong kong, um Tigre especial. Possui 7 milhões de habitantes, elevada renda per capita, o que contribui para o seu elevado IDH. Mesmo assim, calcula-se que cerca de 1,5 milhão de habitantes vivam em pobreza extrema. É considerada uma Zona Econômica Especial chinesa, com um governo próprio. (Região Administrativa Especial da China)

Novos Tigres Asiáticos Malásia Indonésia Tailândia Vietnã Filipinas

Novos Tigres Asiáticos O sucesso dos Tigres Asiáticos influenciou outros países da região. Esses Novos Tigres Asiáticos atraíram muitos investimentos estrangeiros no fim da década de 1980 e no início da década de 1990. As poderosas corporações transnacionais que têm filiais ou parcerias e sociedades nesses países beneficiam-se das facilidades de comunicação criadas pelo avanço da tecnologia. Desse modo, elas podem controlar a produção e planejar os negócios à distância, em tempo real.

Novos Tigres Asiáticos A nova revolução tecnológica centrada nas comunicações permitiu que esse grupo de países conseguisse uma rápida industrialização. Ficaram conhecidos como os novos Tigres Asiáticos.