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Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)

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Apresentação em tema: "Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)"— Transcrição da apresentação:

1 A POPULAÇÃO BRASILEIRA – Destrinchando o Percurso nº 5 – páginas 42 a 51 do livro-texto
Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto) População do Brasil: habitantes (censo de 2010/IBGE). População do Brasil: aproximadamente hab. (estimativa para 2015). Densidade demográfica: ,8 hab./ km², (esse número faz do Brasil um país pouco povoado, pelo fato, que na média geral, nosso país tem poucos habitantes por quilômetro quadrado). Conceitue em seu caderno as seguintes expressões demográficas: População absoluta, população relativa, país populoso, país povoado. ATENÇÃO: Fique atento para o espaço no seu caderno para responder os conceitos dessas expressões demográficas. Sugiro umas 12 linhas. Localizar num planisfério (mapa-múndi) os países da tabela 1 (p. 44 do seu livro) e cite quais deles são continentais e insulares. ATENÇÃO: Deixe espaço de 4 linhas. Ainda sobre a tabela 1 (p. 44 do livro): Sabendo que a área de Salvador é de 706 km², e sua população em 2016, é de cerca de 3 milhões de pessoas, responda: a) Quais países são menores que Salvador? Deixe 2 linhas b) Quais são menos populosos que nossa capital? Deixe 2 linhas

2 2. A distribuição da população pelo território brasileiro (p
2. A distribuição da população pelo território brasileiro (p. 45 do livro-texto) A distribuição da população é influenciada por vários fatores: naturais ou ____________ , ________________, históricos, bélicos ou de __________________. Conceitue áreas de atração populacional e áreas de repulsão populacional. ATENÇÃO: Deixe espaço para 10 linhas (5 linhas para cada resposta). Observe e analise atentamente a tabela 2 – Brasil: densidade demográfica das grandes regiões – 2010 e faça o que se pede: a) Escreva os nomes das regiões brasileiras em ordem decrescente em relação ao número total de habitantes Deixe 2 linhas b) Quais são as três regiões com as maiores populações relativas? Deixe 1 linha c) Quais são as duas regiões mais extensas? Deixe 1 linha

3 3. O censo (p. 46 do livro-texto)
Conceitue recenseamento ou censo: Deixe 6 linhas (3 linhas para sua resposta) O censo informa características da população, como a composição por faixa etária, gênero, nível de escolaridade, faixas de renda, acesso a saúde, moradias ligadas a rede de saneamento básico, número de médicos por habitante, etc. Explique por que os governos municipais, estaduais e federal utilizam dados fornecidos pelo censo do IBGE? Deixe 10 linhas Ano do primeiro recenseamento realizado no Brasil: _________________________. Qual era a população absoluta do Brasil neste ano? ________________________________. O IBGE faz o recenseamento da população brasileira de quanto em quanto tempo? Deixe 2 linhas. Observe atentamente a Figura 1/Mapa (Brasil: densidade demográfica – 2005) e faça a tarefa seguinte: Em que parte do território está concentrada a maior parte da população brasileira? Justifique Deixe um espaço de 7 linhas ATENÇÃO (anote essa obs.): Para responder essa questão leve em consideração o histórico da ocupação do território brasileiro estudado no Percurso 2).

4 4. O crescimento da população brasileira (p. 47 do livro-texto)
Dois fatores básicos que contribuíram para o crescimento populacional brasileiro: a imigração e o crescimento natural ou crescimento vegetativo da população. Conceitue emigração e imigração. Deixe 6 linhas (3 linhas para cada resposta). Conceitue crescimento natural ou vegetativo da população Deixe 4 linhas Povos formadores da população brasileira: europeus (portugueses, espanhóis, italianos, alemães, poloneses, ucranianos, ...), africanos (de várias etnias), asiáticos (japoneses, chineses, árabes, coreanos,...), indígenas de várias nacionalidades ou etnias. Conceitue migração forçada e migração espontânea, citando exemplos. Deixe 10 linhas (5 linhas para cada caso). Leitura e interpretação de gráfico (figura 3 – p. 47): Entrada de imigrantes no Brasil no período de 1870 a 1940). a) Quando ocorreu o período de maior auge da imigração para o Brasil? Cerca de quantos imigrantes entraram no nosso país? Deixe 4 linhas b) Por que na década de 1930 houve uma queda no processo de imigração no Brasil? ATENÇÃO: uma dica é pesquisar em linhas gerais a Lei de Cotas de 1934. Deixe 6 linhas

5 5. O crescimento vegetativo(p. 48 do livro-texto)
Conceitue taxa de natalidade, taxa de mortalidade infantil e taxa de mortalidade geral. Deixe 9 linhas (3 linhas para cada resposta/a depender do tamanho da sua letra, deixe mais espaço) Como essas taxas são expressas? Taxa de natalidade e de mortalidade infantil no Brasil: Taxa de natalidade: 16‰ (significa que a cada grupo de brasileiros nasceram 16 crianças). Taxa de mortalidade: 6‰ (significa que a cada grupo de brasileiros morreram 6 pessoas). Taxa de crescimento vegetativo: 10‰ (a cada grupo de brasileiros, a população do Brasil aumentou em 10 indivíduos). Leitura e interpretação de gráfico (Figura 4 - p. 48 do livro-texto) – Brasil: taxas de natalidade, taxas de mortalidade e de crescimento natural da população, por habitantes no período de 1901 a 2010. a) Como se apresentou neste período a tendência da população brasileira em relação aos fatores que constam no gráfico?

6 6. Natalidade e fecundidade em queda (p. 49 do livro-texto)
Conceitue taxa de fecundidade Deixe 4 linhas Conceitue métodos contraceptivos Deixe 5 linhas Como se apresentou a taxa de fecundidade do Brasil entre 1960 e Deixe 5 linhas Leia o texto da página 49 e elabore um texto de 10 linhas, para explicar a queda das taxas de natalidade e de fecundidade no Brasil, a partir da década de 1960. Por que com a inserção da mulher no mercado de trabalho, a população cresce num ritmo lento? Deixe 5 linhas

7 7. Redução da mortalidade e aumento da expectativa de vida (p
7. Redução da mortalidade e aumento da expectativa de vida (p. 50 e 51 do livro-texto) Conceitue expectativa de vida. Deixe 4 linhas Cite fatores que explicam a redução das taxas de mortalidade (infantil e geral) no Brasil e no mundo. Taxa de mortalidade infantil do Brasil em 2015: 13,82 ‰ O número da observação anterior, significa que ____________________________________ __________________________________________________________________________ Leitura e interpretação de gráfico (Figura 7 – p. 50 do livro-texto) – Brasil: esperança de vida ao nascer. a) O que podemos deduzir da evolução da expectativa de vida no Brasil no período de 1950 a 2009? Qual a explicação para esta evolução? Deixe 6 linhas b) O que você deduz sobre a expectativa de vida do brasileiro de 2009 até o momento que esta aula esteja acontecendo? Deixe 4 linhas Leia atentamente o texto MORTALIDADE INFANTIL na página 51 e faça em seu caderno a tarefa proposta. Faça em seu caderno às questões 1 e 2 da página 58.


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