Presta Contas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ao aproximar-se o final do Ano Litúrgico, a Liturgia nos convida a estarmos prontos a prestar conta a Deus da administração dos bens que ele nos concedeu.
Advertisements

33º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 33º Domingo do Tempo Comum recorda a cada cristão a grave responsabilidade de ser, no tempo histórico em que.
A Liturgia de hoje fala-nos da preocupação de Deus em oferecer aos homens o "pão" da vida plena e definitiva. Na 1.ª Leitura Elias recebe um pão do.
Vivemos numa sociedade globalizada, em que o dinheiro parece mandar em tudo e é procurado a qualquer custo. Para muita gente, ter dinheiro significa.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
A Liturgia propõe hoje o tema da SALVAÇÃO. A Salvação é um dom, que Deus oferece a todos, mas a PORTA para entrar no Reino é ESTREITA. As leituras bíblicas.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
DOMINGO DA SOLENIDADE DOMINGO DA SOLENIDADE DA ASCENÇÃO DE JESUS CRISTO.
Na realização dos seus planos, Deus sempre chama pessoas para serem a sua VOZ no meio do Povo. As leituras falam de três escolhidos por Deus para.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
O advento apresenta-nos várias pessoas que prepararam o povo para a vinda do Messias: Jeremias, Baruc, Sofonias, Miqueias, João Baptista... Hoje aparece.
Iniciamos o Ano Litúrgico C, no qual celebraremos a História da Salvação.
As Leituras de hoje falam de DOIS PROFETAS, que enfrentaram a rejeição, por serem fiéis à sua Missão... A Palavra de Deus é importante na vida do Povo.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Na sociedade, a procura do PRIMEIRO LUGAR, no campo político, social, profissional e outras actividades, é muito comum. Isso cria um clima de concorrência,
A liturgia lembra-nos que a Igreja não é composta de "justos", mas de pecadores, que precisam do perdão de Deus e dos irmãos. E as Leituras mostram-nos.
Celebramos hoje a “Dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo.
Muitas vezes estamos preocupados com a realidade violenta em que vivemos e temos a tentação de nos deixar levar pelo desânimo. A Palavra de Deus nos.
A Liturgia é um convite à RECONCILIAÇÃO. Deus deseja a salvação de todos os seus filhos, mesmo quando se afastam dele... As leituras falam da RECONCILIAÇÃO.
A Liturgia inicia a vida pública de Jesus com o BAPTISMO DE JESUS.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus nos ajuda a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
O que é um padre? O que é ser padre?. Sacerdote Presbítero Ministro Padre Pastor.
Celebramos hoje a festa da de Nossa Senhora. É uma verdade de fé definida pela Igreja em 1950 (Pio XII). Mas este facto já era aceite pelos primeiros.
As pessoas com frequência querem ser grandes. E, movidas pela "sabedoria do mundo", lutam com todas as forças para conseguir prestígio, poder, os primeiros.
Mãe de Deus A Liturgia comemora hoje várias realidades: - A festa da MÃE DE DEUS : aquela que, com o seu Sim ao projecto de Deus, nos deu Jesus, o nosso.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Será o fim? Sinais do fim dos tempos Lição 4 Território Teen – A última hora © EDITORA CULTURA CRISTÃ - Todos os direitos são reservados.
No domingo passado, reflectimos sobre a necessidade da Oração perseverante: um apelo muito actual para o homem moderno, ocupado e preocupado com tantas.
Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha
Cristro Rei do Universo
Amai-vos como eu vos amei
A Vinha do Senhor.
“Vigiai” Iniciamos hoje novo Ano Litúrgico (Ano B). O ADVENTO possui
No Deserto.
O Sim.
Ele está no meio de Nós Catequese 1 3º ano.
A Despedida.
Fica conosco.
A Primeira Pedra.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
"Eu sou a Porta das ovelhas".
A Palavra.
O Chamamento.
Muitas vezes nos deparamos com Dois Caminhos à nossa frente.
Os teus pecados estão perdoados
A Comunidade.
O MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por:
A Comunidade.
«Mestre, qual é o maior mandamento
De lâmpadas acesas.
Vigiai.
Promulgação do Reino Baptismo de Jesus.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Vida Nova.
Celebramos hoje a festa do nascimento de JOÃO BATISTA:
Josué e Pedro. Ao longo da estrada de nossa vida,
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
COMEÇOU A ENVIÁ-LOS DOIS A DOIS. 15º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
1º DOMINGO DO ADVENTO.
LEITURA I – Prov 31, SALMO RESPONSORIAL – Salmo 127
Iniciamos o Ano Litúrgico C, no qual
De braços abertos.
Jesus Peregrino.
Domingo XXXIII 13 de Novembro de 2011 do Tempo Comum Ciclo A
ESPERANDO, MAS TRABALHANDO NO REINO DE DEUS
DEIXE SEU LIKE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL (EBD)
O REINO ESTÁ ENTRE NÓS O REINO ESTÁ ENTRE NÓS DOMINGOS DOMINGO 23
Membros de uma Igreja Catequese 21 – 6º ano.
Transcrição da apresentação:

Presta Contas

VIGILÂNCIA Ao aproximar-se o final do Ano Litúrgico, devemos estar prontos a prestar contas a Deus da administração dos bens que ele nos concedeu. É um apelo à VIGILÂNCIA para a vinda do Senhor, que pode vir a qualquer momento em nossa vida.

A 1.ª Leitura apresenta a figura da "mulher virtuosa", que sabe administrar a sua casa. (Pr 31,10-13.19-20.30-31) Este poema retracta a Mãe de família, que valoriza o trabalho, o compromisso, a generosidade e o "temor de Deus". São valores que lhe garantem a realização e a felicidade. São valores de todo o discípulo, que faz render os seus talentos e vive com fidelidade a Missão confiada por Deus...

Na 2.ª leitura, São Paulo fala da 2.ª vinda do Senhor e como esperar esse momento de prestação de contas: vivendo com vigilância e sobriedade na presença do Senhor. (1Ts 5,1-6) O Evangelho apresenta a Parábola dos TALENTOS, em que aparecem 2 exemplos de administrar os "Bens", que Deus nos confia. (Mt 25,14-30) Um “Senhor” viajou e deixou a sua fortuna nas mãos dos servos. A um, deixou 5 talentos, a outro 2 e a outro 1.

Quando voltou, chamou os servos e pediu-lhes contas da gestão. Os dois primeiros duplicaram a soma recebida; mas o terceiro escondeu cuidadosamente o talento recebido, pois conhecia a exigência do “senhor” e tinha medo. Os dois primeiros servos foram louvados pelo "senhor", mas o terceiro foi severamente criticado e condenado.

A Parábola refere-se à Vinda de Jesus, no final dos tempos... - O "Senhor" representa Jesus, que antes de deixar este mundo e viajar de volta ao Pai, deixou todos os seus "Bens" aos discípulos. - Os Talentos são os "bens" que Jesus deixou à sua Igreja: o Evangelho, a Salvação o Baptismo, a Eucaristia e demais Sacramentos...

- É com o nosso coração que Jesus continua a amar - Os Servos, depositários desses bens, são os discípulos de Jesus, somos todos nós, que devemos produzir na medida das nossas possibilidades... Depositários dos Bens de Cristo somos agora nós no mundo - É com o nosso coração que Jesus continua a amar os publicanos e os pecadores do nosso tempo; - é com as nossas palavras que Jesus continua a consolar os que estão tristes e desanimados;

- é com os nossos braços abertos que Jesus continua a acolher os imigrantes que fogem da miséria e da degradação; - é com as nossas mãos que Jesus continua a quebrar as cadeias que prendem os escravizados e oprimidos; - é com os nossos pés que Jesus continua a ir ao encontro de cada irmão que está sozinho e abandonado; - é com a nossa solidariedade que Jesus continua a alimentar as multidões famintas e a dar medicamentos e cultura àqueles que nada têm…

- os dois "servos" da parábola, que fizeram frutificar os "bens", Nós, cristãos, temos a responsabilidade de o testemunhar e de deixar que, através de nós, Ele continue a amar as pessoas, que caminham ao nosso lado pelos caminhos do mundo. Enquanto caminhamos pelo mundo à espera da segunda vinda de Jesus, - os dois "servos" da parábola, que fizeram frutificar os "bens", mostram-nos como proceder: Ter a coragem de arriscar. Não se deixar dominar pelo comodismo e pela apatia; - e o servo, que enterrou os "bens", mostra como não proceder: contentar-se com o que se tem, por medo ou covardia...

Como usamos os talentos que o Senhor nos confiou? - Estão produzindo frutos? Ou estão enterrados? - Ao serviço de quem os empregamos? Nas comunidades encontramos pessoas ricas de talentos... de estudo, tempo e recursos... mas não se doam aos outros... Dizem que não têm tempo... não têm jeito... e não fazem nada pela comunidade...

- No entanto, encontramos pessoas pobres, humildes, muito ocupadas... e com pouco ou nenhum estudo, que se entregam com generosidade ao serviço da Comunidade: nas pastorais, nos movimentos e no serviço da caridade... - No fim da nossa vida, o que desejamos ouvir? “Servo bom e fiel... vem participar da minha alegria...” ou "Servo mau e preguiçoso... Servo inútil... joguem-no fora... na escuridão... onde haverá choro e ranger de dentes?" A Escolha será nossa!... Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima 16.11.2008