Distúrbios alimentares !

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
A psicanálise pode ser um instrumento técnico e teórico bastante rico se pudermos considerar as especificidades dessa patologia. Recebeu tratamento injusto.
Bulimia e anorexia nervosa
A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar,
A anorexia nervosa.
Trabalho de Ciências Nome:Anderson,Daniela,João L. e Letícia G.
O que é que acontece a quem tem diabetes?
Distúrbios Alimentares
Prevenindo a Hipertensão
Obesidade Rosângela Carrusca Alvim.
higiene nas fases da vida
Alimentação.
Bulimia Trabalho Elaborado por: Ana 8ºB nº1 João Pinto 8ºB nº12.
Avaliação Clínica e Laboratorial do Obeso
FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES
Atividade Física e Distúrbios Alimentares
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
A Obesidade Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) é uma condição na qual a reserva natural de.
Matemática e Hábitos Saudáveis
DOENÇAS CRÔNICO DEGENERATIVAS, A EXPECTATIVA DE VIDA E A PARTICIPAÇÃO DO INDIVÍDUO NO TRABALHO PRODUTIVO. Silvana Aparecida Franco Nutricionista -
AVALIAÇÃO DO NÚMERO DE CASOS DE DIABETES MELLITUS
DIA MUNDIAL DO DIABETES
DIABETES HIPERTENSÃO.
Seminário 4 – Unidade I.
Distúrbios alimentares
Distúrbios Alimentares
Bruno Matias Daniel Akamine
8° ANOS Professor : Rogério Moraes Disciplina: Educação Física Ensino Fundamental II COLÉGIO SANTA CLARA.
A psicanálise pode ser um instrumento técnico e teórico bastante rico se pudermos considerar as especificidades dessa patologia. Recebeu tratamento injusto.
Os gaúchos e o coração.
Riscos em Saúde Prof. João M. Lucas Coimbra, Fev
DISTÚRBIOS ALIMENTARES
Distúrbios alimentares
Programa Educação para um peso saudável
Diabetes.
Escola Secundária de São João da Talha, Loures
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
Ana Gregória Ferreira Pereira de Almeida
2-) FATORES DE RISCO PARA SD. METABÓLICA Juliana Luisa F. de A. Fruet
E.E.E.M Dr Jose Mariano de Freitas Beck - CIEP
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Transtornos Alimentares
Conhecimento sobre o corpo: noções de fisiologia
Baker, J.L.; Olsen, L.W.; Sorensen T.I.A
Pasta Clube de Nutrição de Alvalade.
PSICOFISIOLOGIA Aula 2- Comportamento Alimentar.
Rafaella Monique Pixel Alemão.  A bulimia é uma doença na qual uma pessoa exagera na ingestão de alimentos ou tem episódios regulares em que come em.
Interferências clínicas envolvendo dosagem de glicose
 A obesidade é um problema de saúde, é uma doença crónica, que tem de ser tratada como tal.
Terapia nutricional no cuidado do paciente
TRANSTORNOS ALIMENTARES. Anore xia ANOREXIA Perturbação da imagem corporal Busca incessante pela magreza Inanição.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Ciências Médicas Liga de Oncologia Alimentando Saúde Uma alimentação saudável deve ser: Variada:
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Transtornos da Alimentação
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
Profª. Me. Jaqueline Della Torre Martins. TRANSTORNOS ALIMENTARES 1 - ANOREXIA NERVOSA - PREOCUPAÇÃO OBSESSIVA COM A PERDA DE PESO - RECEIO FÓBICO DO.
Professor– Alison Pereira Batista
HIPERGLICEMIA E HIPOGLICEMIA
 Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam a significação social e cultural dos alimentos como fundamento básico.
Transcrição da apresentação:

Distúrbios alimentares ! Trabalho de Língua Portuguesa Distúrbios alimentares ! Nomes: Ana Paula, Jeniffer,Laís,Paloma e Douglas Kaique. Nº: 02,09,11,21 e 27. Profª: Sonia Defende

Distúrbio alimentar ou transtorno alimentar É um termo amplo usado para designar qualquer padrão de comportamentos alimentares que causam severo prejuízo à saúde de um indivíduo. Geralmente apresentam as suas primeiras manifestações na infância e na adolescência. O diagnóstico precoce e uma abordagem terapêutica adequada dos transtornos alimentares são fundamentais para o manejo clínico e o prognóstico destas condições. Aproximadamente 90% dos casos são de mulheres jovens, porém recentemente está havendo um aumento no número de transtornos em homens e em adultos de ambos os sexos. Esses transtornos atingem entre 1 e 4% da população e seguem aumentando de frequência significativamente nos últimos anos. Alguns tipos de distúrbios alimentares são: Bulimia. Anorexia nervosa. Anorexia Alcoólica. Obesidade. Obesidade Mórbida. Desnutrição.

O que é bulimia? A bulimia é um transtorno alimentar que se caracteriza pela ingestão de uma grande quantidade de comida, seguida por métodos compensatórios. As pessoas que sofrem desse transtorno têm baixa autoestima e são obsessivas com dietas e formas físicas perfeitas. Como é o bulímico? Basicamente é um paciente com vergonha de seu problema, com sentimento de inferioridade e auto-estima baixa. O paciente reconhece o absurdo de seu comportamento, mas por não conseguir controlá-lo sente-se inferiorizado, incapaz de conter a si mesmo, por isso vê a si como uma pessoa desprezível. A bulimia é um transtorno alimentar que se caracteriza pela ingestão de uma grande quantidade de comida, seguida por métodos compensatórios.

Anorexia Nervosa É uma síndrome que se manifesta por comportamento alimentar incomum, com grande perda de peso e amenorréia. A paciente típica adolescente não reflete, em princípio, problemas físicos ou emocionais, e a síndrome é mais comum nas pacientes envolvidas com balé, moda, esportes ou outras áreas nas quais a aparência física é muito importante. Geralmente, inicia-se quando a adolescente desenvolve uma distorção da própria imagem corporal e impõe a si mesma uma grande perda de peso.

A drunkorexia ou anorexia alcoólica é um transtorno alimentar que tem se tornado cada vez mais comum entre os jovens, em especial entre as mulheres. Segundo o diretor clínico do Center for Motivation and Change, Carrie Wilkens, 30% das mulheres alcoólatras apresentam também algum sintoma de anorexia. A combinação álcool e anorexia pode ser fatal, já que seus efeitos são extremamente nocivos ao organismo.

Obesidade Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo. O excesso de gordura corporal não provoca sinais e sintomas diretos, salvo quando atinge valores extremos. Independente da severidade, o paciente apresenta importantes limitações estéticas, acentuadas pelo padrão atual de beleza, que exige um peso corporal até menor do que o aceitável como normal.  

Doenças cardiovasculares Hipercolesterolemia   Doenças Distúrbios Hipertensão arterial Distúrbios lipídicos Doenças cardiovasculares Hipercolesterolemia Doenças cérebro-vasculares Diminuição de HDL ("colesterol bom") Diabetes Mellitus tipo II Aumento da insulina Câncer Intolerância à glicose Osteoartrite Distúrbios menstruais/Infertilidade Coledocolitíase Apnéia do sono

Classificação Valores no IMC Obesidade mórbida A Obesidade mórbida ocorre quando o peso de uma pessoa ultrapassa o valor 40 no índice de massa corporal - (IMC). De acordo com o "National Institutes of Health (NIH)" - Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, um aumento de 20% ou mais acima de seu peso corporal ideal significa que o excesso de peso tornou-se um risco para a saúde. A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é: IMC = peso / (altura)². Classificação Valores no IMC Abaixo do peso Abaixo de 18,5 Sobrepeso 25,0 - 29,9 Obesidade Grau I 30,0 - 34,9 Obesidade Grau II (severa) 35,0 - 39,9 Obesidade Grau III (mórbida) 40,0 e acima

A desnutrição É uma doença causada pela dieta inapropriada, hipocalórica e hipoprotéica. Também pode ser causada por má-absorção de nutrientes ou anorexia. Tem influência de fatores sociais, psiquiátricos ou simplesmente patológicos.