-clicar para mudar de slide-

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alimentação Equilibrada Processos de Conservação dos Alimentos
Advertisements

Condições e motivações da Expansão Marítima Portuguesa
1914 – 1918.
A colonização da ilha da Madeira
A República faz 100 anos.
Gelo em movimento.
O mundo do trabalho Idade média.
Projeto Animais Marinhos
Os ambientes continentais
Na Rua da ALIMENTAÇÃO.
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
A Pesca.
A Minhoca e o Escaravelho
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Certa vez, um homem caminhava pela praia, numa noite de lua cheia...
O Golfinho Francisco Gonçalves.
Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República
O PESCADOR MEXICANO Autor Desconhecido.
CULINÁRIA LUSITANA Clovis Lima.
Na vida temos que ter atitude.
Alimentação Alimentação saudável.
Os Meus Animais Preferidos
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
CINÉTICA QUÍMICA.
Um grande problema de Magalhães : “A conservação da comida”
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.
Aula 2 - Descobrimento e Período Pré-Colonial ( )
Curiosidades sobre os Dinossauros.
Área de Integração Democracia e cidadania
CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS
AVISO: A corrupção ainda está instalada em Portugal… Veja o caso que nós denunciamos a seguir:
EUROPA ANTES DO BRASIL.
“Peixe Fresco" Use a seta p/ mudar.
O Tubarão.
Feito por: Ana Catarina Monteiro Oliveira Nº1 5ºA
A Heroica Pesca do Bacalhau
Que gosto tem sua vida. João 2:1-10
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
Na Roma Antiga era assim:
Recursos Biológicos Vídeo.
Cão Serra da Estrela O cão Serra da Estrela Das oito raças de cães portugueses o cão "Serra da Estrela" distingue-se pela sua corpulência (65 a 72 cm.
Temos o melhor clima … Temos os melhores produtos agrícolas …. Porque não havemos de ter a melhor alimentação e a melhor saúde ? “É um privilégio… não.
Referências Bibliográficas
 Vila portuguesa pertencente ao distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Minho-Lima, conhecida também por ser a vila mais antiga de.
Origami.
Japoneses e o desafio do Peixe Fresco
FESTA DE SÃO JOÃO.
GRUPO 1 FOGO MANDIOCA CARNE CRUA MEL.
2. A pesca em Portugal.
Ementa da cantina do IVS
As Grandes Navegações Expansão Comercial e Marítima Européia
A Expansão Portuguesa.
Um senhora chegou em casa, depois de uma das consultas médicas, e disse aos seus familiares:
Q UAL É A TRADIÇÃO DA CONSOADA DE 1 N ATAL EM P ORTUGAL ? Bacalhau cozido Peru assado.
A pesca Filipe Miguel Botelho.
A história da nova roda dos alimentos
Comer bem, para viver melhor!
A Vinda da Família Real para o Brasil
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Dia Internacional da Alimentação
Animais invertebrados
Alimentação Alimentação saudável.
Ciências Naturais – 9.o ano
A indústria.
A actividade piscatória. Existem várias actividades económicas relacionadas com os recursos marítimos, mas a actividade piscatória é a mais importante.
CAMPEONATO NACIONAL DE PADEL Os desportos de raquete, principalmente o ténis e o badminton, serviram de atitividade de lazer nos cruzeiros na primeira.
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
A PESCA.
-clicar para mudar de slide-
Transcrição da apresentação:

-clicar para mudar de slide- Curiosidades... O “Gadus Morhua” -clicar para mudar de slide-

Exactamente. Trata-se do vulgar bacalhau Exactamente... Trata-se do vulgar bacalhau. Sendo eu um fanático deste peixe, decidi compartilhar com os amigos o que dele sabia. O bacalhau cresce de forma rápida e reproduz-se – entre Janeiro e Abril - também rapidamente, já que cada fêmea põe, por ano entre 4 a 6 milhões de ovos. Contudo, só cerca de 1% sobrevive e chega à fase adulta. Aos dois anos o bacalhau já tem 50 cm. Vive perto de 20 anos altura em que atinge 1,5m e chega a pesar 50 Kg. É um peixe estenoterno, o que significa que só pode viver a determinadas temperaturas – frias – pelo que anda em constante rodopio entre a Noruega, Terra Nova, Islândia, Canadá e Alaska.

Os primeiros comerciantes deste peixe foram os Bascos, em redor do ano 1000. Já conhecedores do sal comercializavam o peixe curado, salgado e seco, o que era feito nas próprias rochas, ao ar livre, portanto. Mas terão sido os Vikings os primeiros a usá-lo na alimentação. Desconhecedores do sal, secavam o peixe em tábuas de madeira até que perdesse a quinta parte do seu peso. Depois era cortado em cubos que eram guardados para a alimentação.

Os Portugueses são os maiores consumidores de bacalhau do mundo Os Portugueses são os maiores consumidores de bacalhau do mundo. Contudo, só a partir do século XV o peixe entra na dieta em Portugal, durante o período das Descobertas. Em 1497 os primeiros exemplares são trazidos da Terra Nova. Em 1508 o bacalhau já representava 10% da alimentação nacional. O Rei D. Manuel I, grande apreciador de bacalhau, criou um imposto sobre a pesca do bacalhau, o chamado “Dízimo da pescaria”.

Este imposto destinava-se a patrocinar expedições para a pesca do bacalhau. As primeiras frotas pesqueiras de bacalhau eram pertença do Reino e só em meados do século XIX, altura em que o imposto sobre a pescaria foi abolido, se autorizou a que particulares se dedicassem, de igual modo, a este negócio. As primeiras embarcações privadas eram à vela, feitas de madeira e a pesca fazia-se à linha. Os homens do mar chegavam a trabalhar 20 horas por dia.

O bacalhau foi uma revolução na alimentação, já que na altura em que começou a ser usado os alimentos estragavam-se pelas precárias condições de conservação. A salga e a seca do bacalhau, além de garantirem assim a sua conservação, apuravam o seu gosto. A disputa entre os países foi tanta, que o peixe esteve na origem de duas guerras, a primeira em 1532 entre a Inglaterra e a Alemanha e, a segunda em 1585 entre a Inglaterra e a Espanha.

Actualmente Portugal importa cerca de 90% do bacalhau que consome, grande parte dele já salgado e seco.

O bacalhau salgado e seco é dos alimentos mais completos, já que conserva toda a qualidade do peixe fresco. Rico em minerais vitaminas e proteínas, apresenta uma taxa de gorduras de apenas 1gr./ 100 gr. de peso. Para além do mais, comido da forma mais simples – cozido – é de fácil digestão.

Quando há necessidade de o temperar à mesa, tal deve ser feito com azeite português, virgem, com um grau de acidez nunca inferior a 1º. Já Eça de Queiroz escrevia que um bom tinto “é um casamento feliz com o bacalhau pela acção do tipo de sabores frutados do vinho o que dá uma sensação gustativa indirecta da doçura que ameniza o gosto oposto salgado do bacalhau” O vinho alentejano, por mais encorpado, é o ideal para se acompanhar o peixe.

José Luis Gomes de Sá Junior foi, a certa altura cozinheiro no Restaurante Lisbonense. Aí criou a sua célebre receita, servida pela primeira vez em 1914. Viria a morrer em 1926. José Valentim, mais conhecido pelo Zé do Pipo, viveu no Porto onde era dono do restaurante com o mesmo nome. A si se lhe deve a confecção do seu prato em que as postas de bacalhau eram cobertas por maionese e depois levadas ao forno a gratinar.

Nos últimos 20 anos, contudo, assistiu-se a uma pesca excessiva do bacalhau, o que motivou que os cardumes fossem substancialmente reduzidos. A modernização da indústria pesqueira não foi alheia a este facto. O bacalhau tornou-se assim uma espécie em via de extinção o que motivou já que a Comissão Europeia reduzisse drásticamente as quotas de pesca do mesmo, já a partir de 2006. Contudo, a Noruega, por não fazer parte da Europa comunitária, já disse que não aceitaria esta norma...

Portanto, se gostam de bacalhau apreciem-no enquanto ele ainda está disponível... F I M pbl/novembro de 2005