Mídias de transmissão UC: Laboratório de Redes I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Par Trançado e Cabo Coaxial
Advertisements

ATENÇÃO Material Construído e Idealizado por Bruno Catiari
Redes de computadores Meios de transmissão.
Infra-Estrutura de Redes
Sistema de Cabeamento Estruturado EIA/TIA TSB -95
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Redes de computadores I
Administração e Projeto de Redes
Redes de Computadores Cabamento e Topologia
por Fernando Luís Dotti
Camada Física O nível físico fornece as características mecânicas, elétricas, funcionais e de procedimento para ativar, manter e desativar as conexões.
Fundamentos de Redes de Computadores
Profº Fredy Bezerra Carneiro
CURSO DE REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: CABEAMENTO ESTRUTURADO
Modelo de Referência OSI
Fibras Óticas São usadas para carregar sinais digitais na forma de pulsos de luz modulados. Consiste de um cilindro de vidro, envolvido por uma camada.
Meios de Transmissão: Fibra Óptica
Modelo OSI OSI é um modelo de referência para interligação de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Faculdade Pitágoras Cursos Tecnólogos
Faculdade Pitágoras Cursos Tecnólogos
Sinais e tipos de transmissão;
Meios físicos de Transmissão de Dados
Estrutura de Redes Prof. Samuel Souza.
Camada Física Capitulo 03 Prof. Ricardo de Macedo.
Professor Rafael Silva Aula 6
Meios físicos de transmissão
Visão Geral de Meios de Transmissão
Prof. Djamel Sadok Assistentes: Rafael Aschoff Breno Jacinto
Cabeamento Estruturado
Cabeamento Estruturado
Tecnológicas de Mídias Digitais André Santos Silva Rodrigo T2B1 Redes
AULA 2 – VISÃO GERAL DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Grupo Diego Esteves Mariana Maso Gabriela Murakami Paulo Scopacasa
Comunicação de Dados Através da Rede Elétrica
Visão Geral de Meios de Transmissão
CCNA 1 – Teste de Cabos.
Meios de Transmissão.
Ferramentas de Desenvolvimento Web Prof.: Julio César PachecoAULA : Cabeamento Estruturado Data: 11/09/2012.
C ABEAMENTO E STRUTURADO Vitor Monteiro de Barros 2014.
REDE DE COMPUTADORES.
Mídias de transmissão rr-09-r.01 UC: Redes de Computadores Docente: Prof. MSc. Rafael Rodrigues.
Prof. Cristiano Forte Aula 4
7/4/2015 Instrutor: Mauricio Stasiak Orloski REDES Capítulo 02 Conexões e Configurações.
Princípios de Sistemas de Informação
Meios de Transmissão Conceito Importância
REDES DE COMPUTADORES II
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
Equipamentos rr-09-r.01 UC: Laboratório de Redes I Docente: Prof. MSc. Rafael Rodrigues.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Introdução rr-09-r.01 UC: Laboratório de Redes I Docente: Prof. MSc. Rafael Rodrigues.
Modulação Trabalho Realizado por: João Santos Disciplina de:
TRABALHO REALIZADO POR: Ricardo costa
Endereçamento IP Sub-redes rr-09-r.01 UC: Laboratório de Redes I Docente: Prof. MSc. Rafael Rodrigues.
Equipamentos rr-09-r.01 UC: Laboratório de Redes I Docente: Prof. MSc. Rafael Rodrigues.
Redes sem fio Fundamentos de Rádio Frequência
Introdução a Redes de Computadores Cabeamento
Equipamentos rr-09-r.01 UC: Laboratório de Redes I Docente: Prof. MSc. Rafael Rodrigues.
Cabos e Conectores – Meios Físicos
Equipamentos rr-09-r.01 UC: Redes de Computadores Docente: Prof. André Moraes.
Redes I: Meios de Transmissão
CCNA Exploration Camada Física OSI
Colégio Agrícola Redes – Cabo de Fibra Óptica “José Bonifácio”
Trabalho realizado por: Daniel Nº26 André Agostinho Nº3.
Arquitetura de Redes de Computadores – Luiz Paulo Maia Camada Física1 Arquitetura de Redes de Computadores Luiz Paulo Maia Camada Física.
CCNA Exploration Camada Física OSI.
Comunicação de Longa Distância (Portadoras, Modulação e Modems) Marcello / Rogério Tecnologias e Mídias Digitais 25/03/2002 Sair Windows.
Fundamentos de Redes Meios ligados: Cobre Fibra Óptica
: Comunicações a longas distâncias UNIDADE 2 : Comunicações a longas distâncias Propriedades das Ondas: Reflexão Total – As Fibras ópticas Bandas de radiofrequências.
Camada Física – Meios Físicos de Transmissão de Dados Prof. Luiz Paulo de S. Medeiros Redes de Computadores.
Optativa Cabeamento estruturado e fibras ópticas
Transcrição da apresentação:

Mídias de transmissão UC: Laboratório de Redes I rr-09-r.01 Mídias de transmissão UC: Laboratório de Redes I Docente: Prof. MSc. Rafael Rodrigues

rr-09-r.01 Créditos

Mídias de transmissão Definição: rr-09-r.01 Mídias de transmissão E.C.: Identificar, planejar e instalar cabeamento estruturado segundo as normas vigentes; Definição: Mídias físicas – cabeamento e elementos usados para a montagem dos SCS (Sistemas de Cabeamento Estruturado). Leitura complementar para a avaliação: Livro – Guia completo de cabeamento de redes – Pinheiro, José – Capítulo 02. Mais usual hoje em dia: Cabo categoria 5 UTP (par trançado). Tecnologia Ethernet. Sistemas híbridos: uso de padrões diferentes no mesmo SCS. Ex.: UTP, Fibra, Coaxial, ... Cada mídia tem suas vantagens e desvantagens.

Mídias de transmissão rr-09-r.01 E.C.: Identificar, planejar e instalar cabeamento estruturado segundo as normas vigentes; Leitura complementar para a avaliação: Livro – Guia completo de cabeamento de redes – Pinheiro, José – Capítulo 02.

rr-09-r.01 Mídias de transmissão E.C.: Identificar, planejar e instalar cabeamento estruturado segundo as normas vigentes; Função dos meios de transmissão: carregar a informação através de uma rede. Únicas limitações são as características de cada meio. Meios Guiados x Não-Guiados Leitura complementar para a avaliação: Livro – Guia completo de cabeamento de redes – Pinheiro, José – Capítulo 02. Meios guiados: cobre, fibra, ... Meios não-guiados: ondas de rádio, laser, ... Cabo x Fio Cabo: meio físico com um determinado tipo de construção Fio: elementos individuais, contidos em uma cobertura que formam um cabo

Mídias de transmissão Cabeamento de rede Cabeamento: rr-09-r.01 Mídias de transmissão E.C.: Identificar, planejar e instalar cabeamento estruturado segundo as normas vigentes; Cabeamento de rede Conjunto formado pelos meios guiados de transmissão e demais acessórios para interligação dos dispositivos de uma rede. Cabeamento: Estabelece conexão entre dispositivos da rede Possuem conectores / terminadores específicos para cada rede Conectores são o principal problema nas redes Transportam sinais elétricos / óticos Sofrem atenuação Metal: EMI / RFI Ótico: Refração / Absorção Leitura complementar para a avaliação: Livro – Guia completo de cabeamento de redes – Pinheiro, José – Capítulo 02.

Mídias de transmissão Propriedades dos cabos Categorias dos cabos rr-09-r.01 Mídias de transmissão E.C.: Identificar, planejar e instalar cabeamento estruturado segundo as normas vigentes; Propriedades dos cabos Resistência: perda de energia que um sinal sofre ao trafegar em um cabo. (Corrente Contínua) Impedância: características de resistência e reatância que causam atenuação em um sinal. (Corrente Alternada) Leitura complementar para a avaliação: Livro – Guia completo de cabeamento de redes – Pinheiro, José – Capítulo 02. Categorias dos cabos Cada cabo tem sua categoria e especificação quanto parâmetros de transmissão: Atenuação, NEXT, FEXT, Delay, ...

rr-09-r.01 Mídias de transmissão E.C.: Identificar, planejar e instalar cabeamento estruturado segundo as normas vigentes; NEXT: é a imunidade à interferência dos pares na entrada do sinal; FEXT: é a imunidade a interferência dos pares na saída do sinal; Delay: tempo que o sinal leva para percorrer o meio; RL (Return Loss): é a reflexão do sinal causado por dobras ou defeitos de fabricação; PSNEXT: é o somatório dos níveis de ruído entre pares do cabo; ELFEXT: interferência de um sinal na entrada de uma par e saída de outro par na outra extremidade do cabo; PSELFEXT: é o somatório dos níveis de ruído gerado por múltiplas fontes de sinal na extremidade oposta com relação ao sinal de entrada. Leitura complementar para a avaliação: Livro – Guia completo de cabeamento de redes – Pinheiro, José – Capítulo 02.

rr-09-r.01 Mídias de transmissão E.C.: Identificar, planejar e instalar cabeamento estruturado segundo as normas vigentes; Performance de uma rede não é medida em transmissão de bits. É medido em freqüência de operação. XX MHz Leitura complementar para a avaliação: Livro – Guia completo de cabeamento de redes – Pinheiro, José – Capítulo 02. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/CAT4

Mídias de transmissão Frequencia? Banda Base e Banda Larga rr-09-r.01 Mídias de transmissão E.C.: Identificar, planejar e instalar cabeamento estruturado segundo as normas vigentes; Frequencia? Banda Base e Banda Larga BaseBand: Base band ou banda base é uma transmissão em que o sinal utiliza toda a largura de banda do canal para uma única transmissão. Broadband: Broad band ou banda larga é uma transmissão em que a largura de banda pode ser utilizada para varias transmissões em simultaneo(multiplexação). Leitura complementar para a avaliação: CCNA – Módulo I – Capítulo 3 – Meios físicos para redes.

Mídias de transmissão Frequencia? Banda Base e Banda Larga rr-09-r.01 E.C.: Identificar, planejar e instalar cabeamento estruturado segundo as normas vigentes; Frequencia? Banda Base e Banda Larga Leitura complementar para a avaliação: CCNA – Módulo I – Capítulo 3 – Meios físicos para redes.

Mídias de transmissão Voltagem? Corrente / Elétrons / Prótons rr-09-r.01 Mídias de transmissão E.C.: Identificar, planejar e instalar cabeamento estruturado segundo as normas vigentes; Voltagem? Corrente / Elétrons / Prótons Leitura complementar para a avaliação: CCNA – Módulo I – Capítulo 3 – Meios físicos para redes.

Mídias de transmissão rr-09-r.01 E.C.: Identificar, planejar e instalar cabeamento estruturado segundo as normas vigentes; Leitura complementar para a avaliação: CCNA – Módulo I – Capítulo 3 – Meios físicos para redes.

Mídias de transmissão rr-09-r.01 E.C.: Identificar, planejar e instalar cabeamento estruturado segundo as normas vigentes; Leitura complementar para a avaliação: CCNA – Módulo I – Capítulo 3 – Meios físicos para redes.

Mídias de transmissão - Fibra rr-09-r.01 Mídias de transmissão - Fibra E.C.: Identificar, planejar e instalar cabeamento estruturado segundo as normas vigentes; Leitura complementar para a avaliação: CCNA – Módulo I – Capítulo 3 – Meios físicos para redes.

Mídias de transmissão - Wireless rr-09-r.01 Mídias de transmissão - Wireless E.C.: Identificar, planejar e instalar cabeamento estruturado segundo as normas vigentes; Leitura complementar para a avaliação: CCNA – Módulo I – Capítulo 3 – Meios físicos para redes. Área de Roamming.

Mídias de transmissão - Wireless rr-09-r.01 Mídias de transmissão - Wireless E.C.: Identificar, planejar e instalar cabeamento estruturado segundo as normas vigentes; Leitura complementar para a avaliação: CCNA – Módulo I – Capítulo 3 – Meios físicos para redes.

Fazer o teste no final do capítulo. rr-09-r.01 Mídias de transmissão E.C.: Identificar, planejar e instalar cabeamento estruturado segundo as normas vigentes; Leitura complementar para a avaliação: CCNA – Módulo I – Capítulo 3 – Meios físicos para redes. Fazer o teste no final do capítulo.