A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: CABEAMENTO ESTRUTURADO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: CABEAMENTO ESTRUTURADO"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: CABEAMENTO ESTRUTURADO

2 CABEAMENTO ESTRUTURADO
Profº Fredy Carneiro – Aréas de Interesse: Engenharias, Informática, Administração e Educação. Ementa: Conceito de sistemas de cabeamento estruturado (sala de equipamentos, cabeamento tronco, armário de telecomunicações, cabeamento horizontal, área de trabalho).Cabeamento: especificações e padrões. Infra-estrutura para o cabeamento (componentes, ferramentas, mídias, painéis, espelhos, conectores, etc.). Equipamentos para testes (paradiafonia, atenuação, impedância, resistência, taxa de colisão na rede, nível de ruído, etc.). Projeto, instalação e teste.

3 CABEAMENTO ESTRUTURADO
Bibliografia Básica: PINHEIRO, José Maurício dos S. Guia Completo de Cabeamento de Redes. Rio de Janeiro: Campus, 2003. Bibliografia Complementar: BARNETT, David; GROTH, David; MCBEE, Jim. Cabling: The Complete Guide to Networking Wiring. 3. ed. São Francisco: Sybex, 2003. Material fornecido pelo professor ao longo do curso.

4 CABEAMENTO ESTRUTURADO
Bibliografia Complementar: Cabeamento Óptico. Pinheiro, José Maurício S. Campus, 2004.

5 CABEAMENTO ESTRUTURADO
Procedimentos avaliativos: I Unidade: Avaliação individual até 7,0 pontos; Projeto de sistema de cabeamento estruturado, I parte, até 3,0 pontos II Unidade: Projeto de cabeamento estruturado, I e II partes, até 3,0 pontos.

6 CABEAMENTO ESTRUTURADO
Informações gerais: Formar as equipes o mais rápido possível; cada equipe com no máximo 5 pessoas, sendo um líder. Cumprir os prazos de entrega dos trabalhos. Entregas posteriores reduzirão a nota. Trabalhos deverão conter Capa, contra-capa, sumário, números de páginas, nomes completos dos componentes, Introdução, desenvolvimento, Conclusão, Referências. O professor orientará estes aspectos.

7 CABEAMENTO ESTRUTURADO
Quem são vocês? Nome. Formação. Trabalhos ou estágios. Área de informática que mais lhe interessa. Expectativas da disciplina. Expectativas do curso. Haverá aulas aos sábados.

8 CABEAMENTO ESTRUTURADO
O que é uma rede de computadores? Uma rede de computadores são vários equipamentos de informática, associados a produtos de software, utilizando um ou mais protocolos de comunicação em rede, de forma a compartilhar recursos com os usuários, através de algum meio de comunicação.

9 CABEAMENTO ESTRUTURADO
São elementos essenciais a uma rede: Servidores de rede Clientes de rede Protocolo de comunicação de redes (usualmente, TCP/IP). Material de conexão entre equipamentos de redes (cabeamento, conectorização, hub, pontes, switches, roteadores e outros)

10 CABEAMENTO ESTRUTURADO
Cabeamento de redes é constituído pelos cabos em si, como também os materiais que os interconectam. Os materiais são os plugs, as tomadas, as emendas, os dutos de proteção entre outros.

11 CABEAMENTO ESTRUTURADO
São várias as formas de conectar os equipamentos de rede: Cabo de par trançado Fibra óptica de vidro Fibra óptca de plástica Cabo coaxial Ondas de rádio Raio laser Infra-vermelho Neste curso, interessa-nos o cabo de par trançado e a fibra óptica.

12 CABEAMENTO ESTRUTURADO
Características de boas redes de computadores: Os servidores são bastante confiáveis Possibilita escalabilidade Possibilita acesso remoto (administrar e utilizar) Os equipamentos principais são redundantes Administração profissional Possui cabeamento estruturado Recursos de cópias de segurança Diversas proteções contra acesso indevido

13 CABEAMENTO ESTRUTURADO
Filosofia de projeto e implantação de infra-estrutura para transmissão de sinais de rede, onde o próprio cabeamento segue um conjunto de regras e normas. A maior vantagem do cabeamento estruturado é que ele prevê expansões da rede sem novas obras civis, de forma a acomodar expansão ou reduções na rede de dados e de voz da organização. A transformação de um ponto de comunicação de dados digitais para um ponto de comunicação de voz e vice-versa é garantida pelo projeto e montagem de um cabeamento estruturado.


Carregar ppt "CURSO DE REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: CABEAMENTO ESTRUTURADO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google