A Cana-de-açúcar ao longo da história

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crise Mundial -Inflação- dos Alimentos.
Advertisements

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
As Bandeiras no Brasil Colônia
Evolução da Produção Mundial
As conseqüências do avanço da cana
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
Programa de Produção e Uso do Biodiesel no Brasil
FONTES DE ENERGIA PROFESSOR EVERALDO 2011
FONTES DE ENERGIA PROF. Neno 2012
Crise Mundial (inflação) de Alimentos
Seminário de Bioeletricidade “A segunda revolução energética da cana de açúcar” INEE, Rio de Janeiro, 24-25/11/2005 Setor Sucroalcooleiro: Do PROALCOOL.
cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul
Escola EBI/JI Padre Joaquim Flores
Nova Tecnologia: E- Flex
ARTE COLONIAL Preocupado com que outros povos ocupassem terras brasileiras, o rei de Portugal enviou, em 1530, uma expedição comandada por Martim Afonso.
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO BRASIL
Mercado de Etanol Carros Flex, alto preço petróleo, Aquecimento global
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O PERÍODO PRÉ-COLONIAL E O INÍCIO.
Capitalização de Nível de Renda da Economia Açucareira
Carlos Alfredo Barreto Guedes Rio de Janeiro - Novembro 2008
CANA-DE-AÇÚCAR NO BRASIL: ÁLCOOL E AÇÚCAR
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
Área de Operações Indiretas
Geografia – Profº Renan
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
A visão da Petrobras no Etanol, H-Bio e Biodiesel
Prof. José Victor GayLussac
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
Veículos “Flex Fuel” ANFAVEA Henry Joseph Jr.
AGRONEGÓCIO Fórum de Tendências Aliança do Brasil Amaryllis Romano
História dos Portugueses no Mundo
Expansão marítimo-comercial ibérica
BRASIL COLONIAL ciclo econômico do Pau- Brasil e
Estrutura fundiária brasileira Histórico
FÍSICA 3 ENEM 2007.
O Setor Sucroalcooleiro
Aula 3 – Ínicio da colonização e a economia açucareira.
Como o Brasil e a África enriqueciam Portugal?
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
História do Brasil.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
Seminário Cana de açúcar
Rio de Janeiro Pólo do Agronegócio Sustentável do Brasil.
Energia no Brasil.
História e Geografia de Portugal
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Programa de Planejamento Energético COPPE/UFRJ
Consumo de energia no Brasil
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
Atividades agrícolas.
O PAPEL DO JAPÃO NA “ERA DA ÁSIA” CIEE, 9 de novembro de 2006 Yuji Watanabe JETRO, São Paulo.
Organização Econômica do Brasil Colonial Grupo 7 – Capítulo 11
SUSTENTABILIDADE CANA DE AÇÚCAR
BIOCOMBUSTÍVEIS COMO ALTERNATIVA VIÁVEL PARA COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Indústria e Energia no Brasil
Etanol: do Proálcool ao Flex Fuel
BIODIESEL.
VANTAGENS DO USO DA BIOMASSA
Mercado Mundial de Álcool e Flex Fuel Roberto Giannetti da Fonseca Fevereiro de 2004.
O Setor Sucro-alcooleiro
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Emigração E Cultura no sec. XIX.
Meio Ambiente e Relações Internacionais 4°RI Bruno Juliana S. Maila Natalia A. Víktor Wilson.
Trabalho, poder e riqueza nas colônias americanas
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA PRODUÇÃO DE AGROCOMBUSTÍVEIS NO BRASIL, BASE DO IMPÉRIO DAS FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEL INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA PRODUÇÃO DE.
Cresce o número de casais sem filhos no país, mostra IBGE Chamados de "dincs", sigla para Double Income and No Children (duplo rendimento e sem filhos,
Felipe Fernandes Gomes RA Humberto Arakaki Junior RA Isabelle Lobo de Mesquita Sampaio RA Lucas Fábio Franco de Camargo RA
Transcrição da apresentação:

A Cana-de-açúcar ao longo da história 10.000 a.C. - Domesticação da cana-de-açúcar na Papua Nova Guiné e sua expansão na Polinésia. 1.000 a.C - Expansão da cultura na Península Malaia, na Indochina e na Baía de Bengala. 640 a.C - Início da expansão da cultura da cana-de-açúcar no Mediterrâneo.

A Cana-de-açúcar ao longo da história Século IX – Primeira descrição do processo de cultura e de fabricação do açúcar na Índia. 1176 – Primeira referência à massara (prensa), em Palermo, na Itália. Século XII – Primeira referência à roda vertical, na China.

A Cana-de-açúcar ao longo da história 1425 – D. Henrique manda buscar na Sicília as primeiras mudas de cana que foram plantadas na Ilha da Madeira. 1480 – Envio das primeiras mudas de cana da Ilha da Madeira para as Ilhas Canárias, por ordem do governador D. Pedro Vera. 1490 – Primeira referência ao açúcar em Cabo Verde.

A Cana-de-açúcar ao longo da história 1516 – O rei D. Manuel, de Portugal, promulga o primeiro alvará tratando de promover o plantio da cana, determinando que se encontrasse gente “prática capaz de dar princípio a um engenho de açúcar no Brasil”. - Construção do primeiro engenho em La Española,(atual República Dominicana) por Gonzalo Eanes Veloza, casado com uma mulher da Ilha da Madeira. 1532 – Martin Afonso de Souza funda o primeiro engenho de açúcar brasileiro em São Vicente, Litoral de São Paulo.

A Cana-de-açúcar ao longo da história 1535 – Jerônimo de Albuquerque funda o primeiro engenho de açúcar no Nordeste, em Pernambuco, chamado de Engenho da Nossa Senhora da Ajuda, nas proximidades de Olinda. 1613 – Primeira referência no Brasil ao novo engenho de 3 cilindros. 1650 – Descoberta do trem jamaicano na Ilha de Jamaica.

A Cana-de-açúcar ao longo da história 1751 – Introdução da cana-de-açúcar na Louisiana (EUA) 1801 – Primeira fábrica de açúcar de beterraba em Kunern, na Alemanha. 1802 – Imigrantes chineses na Ilha Lanai (Hawai) iniciam a fabricação de açúcar. 1806 – Início do uso do trem jamaicano no Brasil.

A Cana-de-açúcar ao longo da história 1811 – Bloqueio continental de Napoleão Bonaparte promove a cultura da beterraba. 1815 – Primeiro Engenho a vapor na ilha de Itaparica, na Costa da Bahia (Brasil). 1822 – Introdução da máquina a vapor na Louisiana. 1823 – Primeiras experiências de cultivo da cana-de-açúcar em Port Macquarie (Austrália).

A Cana-de-açúcar ao longo da história 1830 – Descoberta da Caldeira de vacuum por Norbert Rillius, natural de New Orleans. 1837 – Início do uso de cilindros de ferro no Brasil. 1838 – Fabricação de papel a partir do bagaço da cana na Martinica. 1879 – Descoberta da sacarina e seu comércio em 1901.

A Cana-de-açúcar ao longo da história 1933 – Crise leva à criação do Instituto do Açúcar e do Álcool, no Brasil. 1939-1945 – Japoneses extraem açúcar da batata-doce. 1975 – O Brasil aposta na fabricação de álcool como combustível, hoje considerado pouco poluente, e cresce a produção de carros movidos a álcool.

A Cana-de-açúcar ao longo da história 1990 – Com a queda nos preços do petróleo no mercado internacional, o Proalcool entra em crise no País. Governo Collor extingue o IAA. 1993 – Criada a Lei Nº 8.732, que determina a mistura de álcool anidro como aditivo da gasolina (na faixa de 20% a 25%). 1998 – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) inicia pesquisas com cana transgênica.

A Cana-de-açúcar ao longo da história 2003 – Projeto “Genoma da Cana” conclui mapeamento de 90% do código genético da cana-de-açúcar, abrindo campo para pesquisas inovadoras. 2004 – Cadeia produtiva brasileira da cana-de-açúcar obtém resolução preliminar na Organização Mundial do Comércio (OMC) dando razão ao Brasil que exige revisão imediata dos subsídios para exportação concedido pela União Européia (UE) aos produtores de açúcar. 2007 O Presidente dos EUA anuncia a decisão de substituir até 2017 20% da gasolina consumida pelo equivalente a 132 bilhões de litros de combustíveis renováveis.