A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Emigração E Cultura no sec. XIX.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Emigração E Cultura no sec. XIX."— Transcrição da apresentação:

1 Emigração E Cultura no sec. XIX

2 No século XIX a vida continuava muito difícil para a maior parte de população. Os camponeses continuavam pobres e sonhavam com uma vida melhor no estrangeiro. Milhares de pessoas abandonavam as suas aldeias e foram viver para o porto e Lisboa a este movimento de deslocação de pessoas dos campos para as cidades chama-se exôto rural. As principais razões do aumento do exôto rural: - Utilização de máquinas Fez que não fosse necessária tanta mão de obra. - Aumento da população - O desejo de enriquecer

3 Para além das pessoas que saiam dos campos e iam para as cidades, muitas outras partiam para outros países. A este movimento de saída de pessoas de um país para o outro chamava-se emigração.

4 Emigração no século XIX
A maioria dos emigrantes portugueses era oriunda do Minho, Douro e das Beiras. As ilhas dos Açores, e em menor grau a Ilha da Madeira, enviaram também grande número de emigrantes.   A partir de meados do século XIX assiste-se à criação de uma vasta rede de engajados de emigrantes, que fazem enormes fortunas exportando mão-de-obra. Os principais portos eram os da foz do Douro (Porto) e o de Lisboa. Os engajados recorriam também aos portos da Galiza.

5 A emigração para o Brasil
O principal destino dos emigrantes portugueses era o Brasil.

6 Porquê o Brasil? O governo brasileiro estava interessado em recebê-los porque precisava de mão-de-obra. Com a abolição da escravatura em 1869, em todos os domínios portugueses deixaram de chegar escravos ao Brasil, por isso era necessário arranjar trabalhadores. O Brasil oferecia outra vantagem, que era o facto de se falar português. Muitos emigrantes enriqueceram e por isso passavam a ajudar as suas famílias em Portugal enviando-lhes dinheiro.

7 A emigração açoriana Nesta altura, muitos açorianos emigravam para os E.U.A.

8 Os açorianos foram para os E. U. A
Os açorianos foram para os E.U.A. Por volta de 1820 em barcas baleeiras que eram enviadas de New Bedford para os Açores. Uma vez em New Bedford estes começavam a estabelecer-se em outras cidades.

9 O que faziam os emigrantes açorianos nos E.U.A.
Com a descoberta do petróleo, a indústria da caça à baleia entra em crise, nos finais do século XIX, indicando-se a introdução de uma nova indústria, a do têxteis, neste mesmo período.New Bedford e Fall River vão ser palco de varias fábricas, tendo como mão-de-obra emigrantes, sobretudo das ilhas de São Miguel e Santa Maria.

10 Quadro de Domingos Rebelo
Os Emigrantes Ei-los que partem, de olhos molhados Coração triste, a saca às costas Esperança em riste, sonhos dourados Ei-los que partem, olhos molhados. Manuel Freire Ei-los que partem novos e velhos Buscar a sorte noutras paragens Noutras aragens, entre outros povos Ei-los que partem velhos e novos

11 A Cultura no Século XIX No século XIX, a Cultura desenvolveu-se muito devido especialmente ao seguinte factores: -as reformas feitas no ensino, que levaram a uma diminuição de números de analfabetos. -o desenvolvimento dos meios de comunicação que aproximou Portugal ao resto da Europa. -O abolição de censura, que permitiu que todos exprimissem livremente as suas ideias.

12 As reformas no ensino As reformas do ensino feitas sobretudo durante a segunda metade do século XIX, foram muito importantes: -O ensino primário passou a ser obrigatório e gratuito. Por todo o país foram construídas escolas primárias e, nas capitais liberais.

13 Desenvolveram-se dois estilos na literatura
O Romantismo e o Realismo O Romantismo criou obras marcadas pela imaginação e pela liberdade. Neste estilo destacaram-se: Almeida Garret Camilo Castelo Branco Alexandre Herculano

14 …Desenvolveram-se dois estilos na literatura
O Romantismo e o Realismo O Realismo retratava a realidade do dia a dia, criticando a sociedade da época. Ficaram famosos escritores como: Eça de Queirós Antero Quental Ramalho Ortigão

15 Fim

16 Trabalho realizado: Luís - nº15 Leandro – nº13 Daniel - nº8
Frederico – nº12


Carregar ppt "Emigração E Cultura no sec. XIX."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google