A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM

2 O FILME Título: Muito Além do Jardim Produção: EUA Gênero: Comédia
Ano: 1979 Direção: Hal Ashby

3 CONTEXTO HISTÓRICO SÉCULO XX (Década de 70): Avanço Tecnológico;
Crise do Petróleo; Industrialização; Guerra Fria.

4 PERSONAGENS Chance Eve Rand Benjamin Rand) Presidente "Bobby"
Dr. Robert Allenby

5 ENREDO Chance, um homem ingênuo, passa toda a sua vida cuidando de um jardim e vendo televisão, seu único contato com o mundo. Ele nunca entrou em um carro, não sabe ler ou escrever, não tem carteira de identidade, resumindo: não existe oficialmente. Quando seu patrão morre, é obrigado a deixar a casa em que sempre viveu e, acidentalmente, é atropelado pelo automóvel de Benjamin Rand, um grande magnata que se torna seu amigo e chega a apresentá-lo ao Presidente. Curiosamente, tudo dito por Chance ou até mesmo o seu silêncio é considerado genial. Paralelamente a saúde de Benjamin está crítica e Eve Rand, sua esposa, se apaixona por Chance.

6 TEMÁTICA A ingenuidade (contrária à sagacidade dos grandes homens de negócios das grandes metrópoles); A simplicidade (a visão do homem natureza); O homem civilizado (complexo) vs. o homem natural (puro).

7 A OBRA TÍTULO: A CIDADE E AS SERRAS AUTOR: EÇA DE QUEIRÓS
PUBLICAÇÃO:1901 ESCOLA LITERÁRIA: REALISMO

8 AUTOR EÇA DE QUEIRÓS(1845 /1900)
É um dos mais importantes escritores lusos. Foi autor, entre outros romances de importância reconhecida, de Os Maias e O crime do Padre Amaro este último por muitos considerado o melhor romance realista português do século XIX.

9 ESCOLA LITERÁRIA REALISMO (FINAL DO SÉCULO XIX): CIENTIFICISMO;
DETERMINISMO; LITERATURA ENGAJADA; CRÍTICA SOCIAL (BURGUESIA).

10 CONTEXTO HISTÓRICO SÉCULO XIX: - Evolução tecnológica;
- Valorização da ciência; Ascensão da Burguesia; Industrialização; Ideais Iluministas (república e fim da escravidão).

11 PERSONAGENS Jacinto de Tormes: É um cidadão do mundo identificado com o progresso. Representa a elite portuguesa civilizada. Nasceu, cresceu em Paris. José Fernandes: narrador da história. É também personagem, mas é o segundo em importância. Funciona como contraponto para Jacinto.

12 ENREDO A CIDADE E AS SERRAS é um romance de Eça de Queirós, publicado em1901, um ano após sua morte. Pertence à terceira fase de sua obra. Narrado em primeira pessoa por José Fernandes, que não é protagonista, o livro conta a história de Jacinto (de Tormes), herdeiro rico de família tradicional portuguesa que fora obrigada a exilar-se na França após a guerra civil de 1832 – 1834, na qual D. Miguel foi derrotado por D. Pedro I. Seu pai, conhecido por Cintinho, morreu jovem, sem ver o nascimento do filho. Jacinto nasceu e foi criado em Paris. Como era rico e favorecido pela sorte, era conhecido por “Príncipe da Grã-Ventura”. Levando uma vida de facilidades em seu luxuoso apartamento no centro de Paris, Jacinto norteava sua vida por uma equação matemática: “suma ciência + suma potência = suma felicidade”.

13 TEMÁTICA TEMAS PRINCIPAIS:
Crítica à civilização urbana, industrial e capitalista (homem automatizado; aparência); Idealização da vida rural (essência); Mundo industrializado vs. mundo natural (cidade vs. campo); aparência vs. essência

14 INTERTEXTUALIDADE A essência está na simplicidade (ingenuidade);
Crítica à civilização urbana, industrial e capitalista (homem automatizado); Mundo moderno vs. mundo natural (cidade vs. campo); Essência vs. a aparência.


Carregar ppt "ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google