DEUTERONÔMIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TESTEMUNHO DA INCOMPARABILIDADE DE DEUS
Advertisements

De Deus no céu, ao Deus-homem na terra, 1:1-4:11
As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
Classe de Adultos – ED – IPJG 13/01/2008 Fábio H. Menezes
de lamentação - Imprecatórios (I)
Pois tudo que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar
Análise Bíblica do Antigo Testamento I
Nome: Em hebraico o livro se chama u^v%ohy+ (yehôšua):
Igreja Presbiteriana do
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1/7/ Introducing the Personal Studies for New Christians curriculum Introduzindo o Currículo dos Estudos Pessoais para Novos Cristãos By Por David.
Conscientização Vocacional
Estudo bíblico 3º mandamento – parte I TESTEMUNHO DA SANTIDADE DE DEUS
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Universidade Bandeirante de São Paulo Fundamentos da Álgebra
Jesus no Evangelho de João
Marcos Páscoa e CeIa.
O EVANGELHO DE MARCOS 2ª PARTE: 8:31-16:20 Café teológico – 20/03/2010.
A Restauração de Israel Um compromisso assumido
Rganização de Computadores Melhorias de Desempenho com Pipelines Capítulo 6 – Patterson & Hennessy Organização de Computadores Melhorias de Desempenho.
FUNÇÃO MODULAR.
Velho Testamento 4 Juízes.
Auditoria de Segurança da Informação
Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes atos se fazem sentir na história.
Provas de Concursos Anteriores
O LIVRO DE levítico Palavras Chave: “Santidade e Expiação” MENSAGEM:
SENIB. SENIB SENIB AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE? AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE?
© GfK 2012 | Title of presentation | DD. Month
Como aplicar leis da lógica
DEUTERONÔMIO.
1 Celulose.

AS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO
O servo, sua missão e sofrimento no livro de Isaías
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
MECÂNICA - ESTÁTICA Análise Estrutural Cap. 6 Exercícios.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
Fundamentos de Dinâmica Veicular
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
O LIVRO DE DEUTERONÔMIO
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Principais operações em Listas TPA Listas Simples Inserção no Final 1.void insereNofinalDaLista(Lista *l, Elemento e){ 2.Lista paux,p; 3. p.
O CANCELAMENTO DA VELHA ALIANÇA
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
Injustiça no estacionamento INTRODUÇÃO Injustiça no estacionamento.
O PERIGO DA DESOBEDIÊNCIA
Deuteronômio.
Principais temas teológicos do livro de Josué
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
Preleções Científicas Universidade Estadual do Ceará Pró-Reitoria de Extensão Integrais Múltiplas e Integrais de Volume Ministrante: Prof. K. David Sabóia.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
SENIB DOUTRINAS 1.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
PRÓXIMOS CAPITULOS A MISERICÓRDIA DE DEUS PARA COM OS QUE SE ARREPENDEM 1 - Moisés disse ao povo: - Eu já anunciei a vocês as bênçãos e as maldições.
Rio Verde - Goiás - Brasil

Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
1.Generalidades Deuteronômio = repetição da Lei Ponto Geográfico: Monte Nebo Autor do Livro: Moisés com acréscimos.
A Lei de Deus Êxodo
Josué o líder da conquista de Canaã Josué, sem dúvida alguma, é o personagem que predomina na fase da conquista da terra prometida, tendo.
GINÁSTICA LABORAL UM NOVO CAMINHO.
Deuteronômio SETEBES - Velho Testamento III Pr. Ozias Lima Ribeiro.
Transcrição da apresentação:

DEUTERONÔMIO

ANÁLISE LITERÁRIA I – DEUTERONÔMIO COMO DISCURSO Deuteronômio foi por muito tempo compreendido como uma série de três discursos de Moisés ao povo de Israel nas planícies de Moabe. Cada declaração começa especificando o local exato no qual foi proferida:

ANÁLISE LITERÁRIA Além do Jordão na terra de Moabe – (Dt 1.5) Além do Jordão, no vale defronte de Bete-Peor, na terra de Seom – ( Dt 4.44-49) Em Moabe – (Dt 29.1)

ANÁLISE LITERÁRIA 3) Primeiro sermão de Moisés (1:1–4:43) a) Moisés retorna ao passado para lembrar ao povo dois fatos inegáveis de sua história: b) o julgamento moral de Deus sobre a descrença de Israel c) E a libertação e provisão dadas por Deus durante os tempos de obediência. A lição é simples: obediência traz bênçãos e desobediência traz punição.  

ANÁLISE LITERÁRIA 4) Segundo sermão de Moisés (4:44–28.68) a) Uma seção moral e legal para instruir que o futuro de Israel como nação em Canaã dependerá da correta relação com Deus. Esses capítulos reveem três aspectos da Lei: Os testemunhos (5–11), em que são abordadas as responsabilidades morais – reafirmação e expansão dos Dez Mandamentos, com exortação à lembrança da graciosa libertação promovida por Deus.

ANÁLISE LITERÁRIA Os estatutos (12:1–16:17), ou seja, os deveres cerimoniais: sacrifícios, dízimos e festas sagradas. As ordenanças (16:18–20:20), que são responsabilidades de caráter cívico e social: o sistema de justiça, leis criminais, leis de guerra, normas de propriedade, moralidade pessoal e familiar e justiça social.

ANÁLISE LITERÁRIA 5) Terceiro sermão de Moisés (29–34) a) Moisés prediz o que sobreviria a Israel num futuro próximo (bênçãos e maldições) e num futuro distante (dispersão entre as nações e retorno final). b) Moisés especifica os termos do pacto prestes a ser ratificado pelo povo. Visto que Moisés não entraria em Canaã, ele indica Josué como seu sucessor e se despede do povo.

ANÁLISE LITERÁRIA c) O próprio Deus sepulta Moisés num lugar desconhecido, talvez para evitar idolatria. d) Os últimos três versículos do Pentateuco (34:10-12) são um epitáfio (inscrição tumular ou elogio fúnebre) apropriado ao grande homem que foi Moisés.

ANÁLISE LITERÁRIA II – DEUTERONÔMIO COMO TRATADO

IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR E DO DIREITO DE PUBLICAR O TRATADO ÊX 20.1 ORDEM DAS SEÇÕES DOS TRATADOS HITITAS – 2º MILENIO DESCRIÇÃO ÊX - LV DT JS 24 APRESENTAÇÃ DO ORADOR IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR E DO DIREITO DE PUBLICAR O TRATADO ÊX 20.1 1.1-5 V.1,2 PRÓLOGO HISTÓRICO RESUMO DO RELACIONAMENTO ANTERIOR ENTRE AS PARTES 20.2 1.6 -3.29 V.2-13 ESTIPULAÇÃO LISTA DE OBRIGAÇÕES ÊX 20.1-17 20.22 -23.19 34.10-26 CAP 4 -26 V.14-25

AFIRMAÇÃO RELATIVA AO DOCUMENTO ÊX 25.16 27.2-3 V.26 INSTRUÇÃO DE ARMAZENAMENTO E LEITURA PÚBLICA ÊX 25.16 27.2-3 V.26 TESTEMUNHAS DEUSES CONVOCADOS COMO DESTEMUNHAS NENHUMA CAP 31-32 V.22,27 MALDIÇÕES E BENÇÃOS COMO A DIVINDADE REAGIRÁ AO CUMPRIMENTO OU VIOLAÇÃO DO TRATADO Lv 26.1-33 cap28 v.20

III – DEUTERONÔMIO COMO EXPOSIÇÃO DO DECÁLOGO