A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Restauração de Israel Um compromisso assumido

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Restauração de Israel Um compromisso assumido"— Transcrição da apresentação:

1 A Restauração de Israel Um compromisso assumido
Estudo 11 Um compromisso assumido Texto – Neemias 10 e 11 Texto áureo – Ne 10.28,29 ”E o resto do povo, os sacerdotes… todos os que tinham conhecimento e entendimento, aderiram a seus irmãos, os seus nobres, e convieram num juramento sob pena de maldição de que andariam na lei de Deus”

2 A difícil tarefa do compromisso
Na vida do ser humano o comprometimento é fundamental para sua auto-afirmação. Ele tem que ser compromissado com a sua família, a sua igreja, a sua nação. Pessoas sem compromisso são pessoas sem rumo!

3 O povo de Deus assumiu a obra da reconstrução da religiosidade (o templo); da cidadania (os muros); da fidelidade (a leitura da Lei de Deus). Faltava agora um compromisso com o Senhor (de andar na sua lei).

4 É isto que vamos estudar hoje:
O comprometimento do povo de Deus com o seu Deus. No capítulo 10, o pacto com o Senhor. No capítulo 11, o compromisso com a cidadania.

5 É isto que vamos estudar hoje:
O comprometimento do povo de Deus com o seu Deus. No capítulo 10, o pacto com o Senhor. No capítulo 11, o compromisso com a cidadania.

6 Vale a pena começar a refletir desde agora:
Que compromissos tenho eu assumido? Como crente em Cristo estou comprometido com ele? E com minha família? Meus filhos? Meu trabalho? Minha igreja?...

7 Vale a pena ler o texto do capítulo 10:
“Os que o selaram foram… (1 a 27) E o resto do povo… (28) E aderiram … (29) De que não se misturariam... (30) De que não profanariam... (31) De que contribuiriam (32,33) Inclusive os separados... (34-39)

8 Observem no texto alguns destaques:
A seriedade com que assumiram o pacto! A unanimidade da participação do povo! A busca pela pureza! A guarda do dia santo! A disposição para contribuir! Todos, sem exceção! E a igreja hoje?

9 Vale a pena ler o texto do capítulo 11:
“Ora, os príncipes do povo… (1) E o povo bendisse (2) Estes, pois, são os chefes da província… (3-19) O resto de Israel e dos sacerdotes… (20-24) E quanto às aldeias… (25-36).

10 Observem no texto alguns destaques:
Os nobres assumiram a sua cidadania; O povo abriu mão de morar em Jerusalém; Inclusive, muitos dos sacerdotes e levitas; Parece que morar na capital não era considerado um privilégio; Mas assim, a terra prometida voltou a ser ocupada pelo povo.

11 Aplicando a lição: Vivemos uma época de descomprometimento.
O homem na sociedade não quer se comprometer. Ficar “em cima do muro” parece ser o politicamente correto. O crente em meio a isto, tem que fazer a diferença: Assumir o seu compromisso social, moral e espiritual, diante de Deus, da família e da igreja.


Carregar ppt "A Restauração de Israel Um compromisso assumido"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google