Actividade Vulcânica nos Açores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
Advertisements

O RELEVO TERRESTRE AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
A Atividade Vulcânica Ciências Naturais – 7º Ano
Os Vulcões.
Agentes modificadores do relevo
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Placas Tectonicas.
Vulcanologia Disciplina: Biologia e Geologia
Consequências negativas da
Mas de onde provêm os materiais libertados pelos vulcões?
VULCANOLOGIA O PLANETA TERRA, ESTÁ EM CONS-TANTE ATIVIDADE TECTÔNICA, COM MUITOS VULCÕES ATIVOS. VAMOS ENTÃO ESTUDAR O VULCANISMO TERRESTRE, E SUAS.
A Dinâmica da Litosfera
Welcome to... A Game of Xs and Os. Another Presentation © All rights Reserved
Manifestações da Actividade Geológica
Teoria da Tectónica de Placas
1. Arquipélago da Madeira
3.1- Actividade vulcânica: riscos e benefícios da actividade vulcânica
Vulcanismo.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
À DESCOBERTA dos LIMITES de PLACAS.
IMPACTO DE UM TSUNAMI NO CONCELHO DE LISBOA
Localização dos vulcões
Movimento das Placas litosféricas
Estrutura Interna da Terra
CIRCULAÇÃO TERMOHALINA
Os recursos pedagógicos “Os vulcões dos Açores” foram criados com o objetivo de divulgar e dar a conhecer à comunidade educativa (alunos, professores,
Ciências Naturais – 7.º ano
Ensino Médio 1ª Série. Geografia..
Vulcanismo Secundário
A superfície e o interior da Terra
A dança dos continentes
Localização da Terra no Universo
Placas Tectônicas.
Trabalho realizado por: Daniel Martins nº6, 12ºB.
O SISTEMA SOLAR.
INTERIOR DA TERRA.
SISMICIDADE NO ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES Filomena Rebelo 1/6 Faial 1998 Faial 1926 Terceira 1980 Faial 1998Terceira 1980 Módulo 1  Placas Tectónicas  Enquadramento.
Açores nove ilhas de amores
Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes "escapam" para a superfície terrestre.
Materiais Vulcânicos Escola Secundária São João da Talha | 2011.
Vulcanismo.
América Central Aspectos naturais e povoamento.
Vulcanismo Ana Karina Maduro N°04.
Raphael e Gabriel Professores: Ailton Barbosa (geografia),Arthur Costa (história),Gisele (ciências)
CADEIAS DE SUBDUCÇÃO.
Biologia/Geologia I Tema III Vulcanologia
Biologia/Geologia I Tema III Vulcanologia Magda Charrua 2011/2012 COLÉGIO DA LAPA 1.
Grandes Estruturas Geológicas
Trabalho realizado por: Miguel Vilela N:8 Turma: CEF IOSI
Placas Convergentes Placas Divergentes Placas Transformantes.
Vulcanologia.
Vulcanismo.
João Francisco Galera Monico FCT/Unesp
Actividade Vulcânica  O tipo  O tipo de actividade vulcânica depende da maior ou menor viscosidade da lava que quando é muito viscosa origina formas.
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO Portugal no mundo e na Europa FICHA FORMATIVA
Compreender a Estrutura e a Dinâmica da Geosfera
Vulcanismo representa a ascensão de magma através de fissuras ou fendas da crosta, quase sempre em regiões de contacto entre as placas rígidas que compõem.
Ciências Naturais Cultura Geral. 1 - As enzimas digestivas actuam sobre os alimentos: a) Decompondo-os em moléculas simples b) Transformando-os em bolo.
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
Compreender a estrutura e dinâmica da Geosfera
ACTIVIDADE VULCÂNICA.
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
A AMAZÔNIA AZUL. ORIGEM – Estrategistas da Marinha Brasileira em debates sobre os limites territoriais do Brasil nas águas oceânicas. O Brasil possui.
Actividade vulcânica na Islândia
CRUSTA CONTINENTAL – perfuração mais profunda, em 1970 na Península de Kola, NW da Rússia atingiu 12023m. Em 1989/1994,chegaram aos 12262m. CRUSTA OCEÂNICA.
Um planeta em mudança. 2  CATASTROFISMO – muitos dos aspectos da crosta terrestre hoje observados, como as suas deformações ou o registo fóssil, são.
Consequências da dinâmica interna da Terra SISMOS
Um planeta muito especial.  Tudo o que existe e existirá na Terra e fora dela.  O conjunto de todos os corpos celestes e toda a matéria.
TIPOS DE VULCANISMO SECUNDÁRIO. O que é o vulcanismo secundário? Após o período ativo, um vulcão entra numa fase de repouso. Nesta fase, a atividade vulcânica.
Ciências Naturais – 7.º ano
Transcrição da apresentação:

Actividade Vulcânica nos Açores

Vulcanismo primário Manifestações primarias Podem ser As manifestações primarias, designam-se de erupções vulcânicas. Durante uma erupção, são emitidos, para o exterior da geosfera, materiais vulcânicos no estado liquido, gasoso e sólido. Manifestações primarias Podem ser Vulcanismo central Vulcanismo fissural

Vulcanismo secundário As manifestações secundárias de vulcanismo designam-se pela emissão de vapor de água e/ou gases a temperaturas elevadas(fumarolas, sulfataras, mofetas, nascentes tremais e géiseres). Estas constituem uma importante fonte de energia geotérmica. Nascentes tremais fumarolas sulfataras géiseres

Actividade vulcânica nos Açores Vulcanismo primário Vulcões de grandes dimensões, no cimo dos quais existem grandes depressões - caldeiras - que correspondem a antigas crateras. Nas ilhas dos Açores existem numerosas caldeiras, como é o caso da caldeira das Sete Cidades, localizada na ilha de S. Miguel. Esta caldeira formou-se há cerca de 22.000 anos e calcula-se que já tenham ocorrido cerca de 22 erupções após a sua formação.

Actividade vulcânica nos Açores(continuação) Na zona do Vale das Furnas em S. Miguel, as fumarolas podem dar origem a nascentes termais, quando a temperatura baixa; Esta ilha é particularmente rica em nascentes de águas minero-medicinais com composições e temperaturas diferentes – águas hipossalinas, carbonatadas, férreas (quentes e frias). Há ainda águas minerais carbogasosas naturais. A elevada pressão a que a água se encontra faz aumentar o ponto de ebulição e a temperatura atinge um ponto crítico. O vapor de água obriga então a água a subir de forma violenta, em forma de jacto, dando origem aos géiseres. Vulcanismo secundário

Ponto Triplo nos Açores Os Açores localizam-se na zona de junção tripla correspondente ao contacto das placas litosféricas Norte - Americana, Eurasiática e Núbia. As principais estruturas tectónicas existentes na Região dos Açores são a Crista Média Atlântica (CMA), o Rift da Terceira (RT), a Zona de Fractura Este dos Açores (ZFEA) e a Falha Glória (FG). A Crista Média Atlântica materializa a fronteira entre a placa Americana a oeste e as placas Eurasiática e Núbia a leste, cruzando os Açores entre as ilhas do Faial e das Flores. Trata-se de uma estrutura distensiva, afectada por diversas falhas transformantes. É muito activa do ponto de vista sísmico e vulcânico.

Ponto Triplo nos Açores (continuação) O Rift da Terceira é constituído por um complexo sistema de fracturas. No seu limite contacta com a Zona de Fractura Norte dos Açores, uma falha transformante que corta a Crista Média Atlântica. A Falha Glória, corresponde à Falha Açores-Gibraltar que se estende desde da ilha de Santa Maria. É uma estrutura linear e sismicamente activa, tem comportamento de falha inversa, na sequência da compressão. Hoje em dia ainda há inúmeras dúvidas quanto à localização exacta do ponto triplo dos Açores, eventualmente localizado perto da ilha do Faial.

Trabalho realizado por : Eliana Lourenço nº5 Elsa Santos nº 6 Fim… Trabalho realizado por : Eliana Lourenço nº5 Elsa Santos nº 6