Biomassa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Limites de Emissão para Ônibus Diesel ônibus a etanol de 3ª geração Euro I NOx (g/kWh) Euro II Euro III Euro V Euro IV 2,0.
Advertisements

Energias renováveis… … o futuro.
AQUECEDORES DE ÁGUA POR ENERGIA SOLAR
Petróleo Surgimento do petróleo
Energias Químicas no Cotidiano
BIOMASSA Caroline F. Teles - 1º A – 13/08/08.
Energia Limpa . Nome: Anne Carmim ..
BIOMASSA Energia alternativa.
Estimativa do Potencial Energético
V Oficina de PIR na USP Alex Leão Genovese Análise da biomassa
Universidade Federal de Campina Grande
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
BIOCOMBUSTIVEL.
Grupo 4- Energia de Biomassa
Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5.
Biomassa.
FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVÁVEIS
Energia Infinita Trabalho Realizado por: Carlos Bravo Nº4
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
FÍSICA 3 ENEM 2007.
Energia limpa.
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Fontes alternativas de combustíveis para automóveis disciplina: ciências do ambiente professora: Márcia Maria Rios Aluno: moisés pessoa nunes.
Empresas de biomassa.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
ENERGIA FONTES ALTERNATIVAS
Antonio José de Figueiredo
Combustões completas e incompletas
BIOMASSA.
Combustíveis Luís Carlos Resnauer Luis Carlos Resnauer
AGRENER GD e 8 de junho de 2006, Campinas-SP
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
Química Orgânica 2014 – prof Marcelove
Agronegócio no Brasil e no mundo
FONTES DE ENERGIA.
Professores: Aline De Bona e Humberto Oliveira
Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens.
Profª Karoliny D. Lecheski Química
FONTES DE ENERGIA CONVENCIONAIS - PETRÓLEO
MADEN - 2 Jayme Buarque de Hollanda Seminário MadEn São Paulo, 25/11/2010 Rio de Janeiro.
Energia Renovável Biomassa.
Termoquímica Deborah Tiemi Saiki Luiz Antonio Rosa Machado 17103
CICLOS DO N2, O2 , CO2.
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Escola: COOPEN Alunos: Marina, Yasmin e Miguel Série:4º ano A
BIODIESEL.
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA. COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA.
Agronegócio no Brasil e no mundo
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS - ETANOL
Energia das Biomassas.
Carvão Mineral Uso em siderúrgicas e termoelétricas
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
Água – fundamental para vida.
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
BIOCOMBUSTÍVEIS Biocombustível é um tipo de combustível renovável, menos poluente, feito à base de produtos vegetais e animais. As principais matérias-primas.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
Uso da energia Proveniente da Biomassa
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Termelétricas
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
Geração e distribuição de energia elétrica
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

Biomassa

BIOMASSA È um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica,(vegetal, animal, microorganismos). A utilização da energia da BIOMASSA é considerada estratégica para o futuro, pois é uma fonte renovável de energia.

A Biomassa pode ser transformada em energia através de: combustão gaseificação fermentação

Combustão libera calor que pode gerar eletricidade Coprodução de de eletricidade através de combustão de biomassa em usinas de carvão; Combustão de restos de madeira para geração simultânea de eletricidade e calor, ambos aproveitáveis nas indústrias de madeira;

Gaseificação Gaseificação é a conversão de biomassa em combustível gasoso. os principais produtos são: hidrogênio e monóxido de carbono, são usados tanto na geração de energia quanto na indústria química.

Fermentação È a desintegração da biomassa por uma bactéria anaeróbica para formar uma mistura de metano e dióxido de carbono. Esse biogás é usado para a geração de eletricidade, a fermentação é muito útil em indústrias, elas aplicam esse processo no seu lixo e esgoto para purificá-lo. Pode se conseguir que esse gás atinja a qualidade do gás natural, podendo então ser usado numa infinidade de outras coisas.

Vantagens Baixo custo de aquisição Não emite dióxido de enxofre As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos) Menor risco ambiental Recurso renovável; Emissões não contribuem para o efeito estufa.

Desvantagens Menor poder calorífico; Maior possibilidade de geração de material particulado para a atmosfera. Isto significa maior custo de investimento para a caldeira e os equipamentos para remoção de material particulado; Dificuldades no estoque e armazenamento. Medidas Indiretas no Controle de Poluição do ar: Impedir a geração de poluente Diminuir a quantidade gerada Diluição através de chaminé alta Adequada localização da fonte

Produtos derivados da biomassa Bio-óleo: líquido negro obtido por meio do processo de pirólise cujas destinações principais são aquecimento e geração de energia elétrica. Biogás: metano obtido juntamente com dióxido de carbono por meio da decomposição de materiais como lixo, alimentos, esgoto e esterco em digestores de biomassa

Biomass-to-Liquids: líquido obtido em duas etapas Biomass-to-Liquids: líquido obtido em duas etapas. Primeiro é realizado um processo de gasificação, cujo produto é submetido ao processo de Fischer-Tropsch. Pode ser empregado na composição de lubrificantes e combustíveis líquidos para utilização em motores do ciclo diesel. Biodiesel: é feito do dendê, da mamona e da soja. Óleo vegetal: Pode ser usado em Motores diesel usando a tecnologia Elsbett

Etanol Celulósico: etanol obtido alternativamente por dois processos Etanol Celulósico: etanol obtido alternativamente por dois processos. Em um deles a biomassa, formada basicamente por moléculas de célulose, é submetida ao processo de hidrólise enzimática, utilizando várias enzimas, como a celulase, celobiase e β-glicosidase. O outro processo é composto pela execução sucessiva das três seguintes fases: gasificação, fermentação e destilação.

Bioetanol "comum": feito no Brasil à base do sumo extraído da cana de açúcar (caldo-de-cana). Há países que empregam milho (caso dos Estados Unidos) e beterraba (da França) para a sua produção. O sistema à base de cana-de-açúcar empregado no Brasil é mais viável do que o utilizado pelo americano e francês.

Como transformar a biomassa em eletricidade

Anexos

Nomes: Wadylla,Fabiana, Adriana, Josineia e Diana. Serie: 3ºen02 Prof: Lucas