Regência Verbal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Advertisements

TERMOS RELACIONADOS AO VERBO
Termos Integrantes da Oração
REGÊNCIA.
Profª. Bia Buganeme Lingüista/USP
Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo.
Regência Verbal Quando falamos em regência verbal, estamos nos referindo ao fato de o verbo vir ou não seguido de preposição. Alguns verbos causam dificuldades,
Regência Verbal Há verbos, na língua portuguesa, que exigem a presença de outros termos na oração a que pertencem. Quando um verbo exige a presença de.
REGÊNCIA VERBAL Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos.
III - Crase Crase é: Fusão de uma preposição A com :
Regência Verbal Professora: Josi
Regência verbal.
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
Regência verbal Profª.:Fátima Liporage.
A leitura do mundo precede a leitura da palavra. Paulo Freire.
OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO
Gramática da Sapatilha
REGÊNCIA VERBAL Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
ORAÇÃO INTERCALADA E OBJETO DIRETO E INDIRETO PLEONÁSTICO
PREDICAÇÃO VERBAL.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
REGÊNCIA VERBAL II Módulo 19.
REGÊNCIA VERBAL.
REGÊNCIA Regência nominal e Regência verbal.
Sintaxe Aula 3 William Paixão – Professor
Profª.: EDILAINE PEREIRA DE SOUSA
Universidade veiga de almeida Professora sabine mendes
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
PREDICAÇÃO VERBAL.
REGÊNCIA   A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência.
JOÃO GABRIEL NUNES BERNARDO CAVALCANTE
VERBOS.
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
Profª Adriana Paula Chaves
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
OS TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO
Se O Amanhã Não vier segue abaixo um texto que foi anexado no
Termos essenciais da oração e predicação verbal
Transitividade verbal
Sintaxe de Regência Profa. Joelma aragão.
REGÊNCIA VERBAL, NOMINAL E CRASE
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
PREDICAÇÃO VERBAL.
PS 2 Verbo Preposição Análise sintática interna Regência verbal Crase.
• O complemento indireto
EXERCÍCIOS SOBRE REGÊNCIA
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
1. ASPIRAR Não é nada agradável aspirar ____ ar de São Paulo. Todos aqueles rapazes aspiram ____ um bom emprego. Respirar, sorver = sem preposição Desejar,
REGÊNCIA Profª.: Synara Vilar.
Leia vagarosamente Passe para os teus amigos Leia vagarosamente Passe para os teus amigos.
VERBOS E COMPLEMENTOS VERBAIS MENSAGEM COMPLETA!.
MATERIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA PROF.: HIDER OLIVEIRA
REGÊNCIA VERBAL Simone Cerullio.
Professora: SUZETE BEPPU
Estudo do Predicado Prof. Jair Nascimento.
Estudo do Predicado Profa. Vivian Gusmão.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Resumo Assuntos estudados
Regência PORTUGUÊS - GRAMÁTICA Professora Flávia Rossi R. Albino.
USOS DA VÍRGULA Redação – Prof.ª Sarah.
Leia vagarosamente Passe para os teus amigos Leia vagarosamente Passe para os teus amigos.
Regência Verbal obedecer/desobedecer, pagar, perdoar, precisar, preferir, querer,responder,visar.
REGÊNCIA “É o mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou nome e os seus complementos.”
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na oração ou as orações entre si no período composto.
Gramática e ensino do português Ação de formação Filomena Viegas.
A transitividade verbal é o processo por meio do qual a ação verbal se transmite a outros termos da oração, que atuam como seus complementos. Os verbos.
Transcrição da apresentação:

Regência Verbal

Regência Verbal. Na gramática há palavras que precisam de complemento e outras que completam o sentido destas palavras. Na regência verbal temos um verbo que precisa de complemento e uma palavra que completa o sentido deste verbo com ou sem preposição.

Alguns verbos apresentam significado diferente dependendo de sua regência. Quando ele recebe preposição é transitivo indireto; Quando ele não recebe preposição é transitivo direto; Intransitivo é quando não se exige complemento.

Verbo aspirar No sentido de cheirar, sentir é transitivo direto, ou seja, NÃO RECEBE PREPOSIÇÃO... A mulher aspira o pó do tapete Aspirei seu perfume e gostei muito! No sentido de desejar é transitivo indireto, ou seja, TEM PREPOSIÇÃO... MARCELO ASPIRA AO CARGO DE GERENTE. AQUELE MENINO ASPIRA AO CARRO DE JOSÉ.

ASSISTIR No sentido de socorrer, ajudar NÃO RECEBE PREPOSIÇÃO... O médico assistiu o doente. A baiana assistiu sua mãe doente. No sentido de ver RECEBE PREPOSIÇÃO... Hoje vou assistir ao filme do Vagner Moura. Os meninos amam assistir ao campeonato Brasileiro.

Lembre-se de que lhe amo. Esquecer e Lembrar Sem pronome NÃO RECEBEM PREPOSIÇÃO... Esqueça que me ama. Lembrei o seu nome. Com pronome RECEBE PREPOSIÇÃO... Esqueci-me do seu nome. Lembre-se de que lhe amo.

Obedecer e Desobedecer Sempre RECEBEM PREPOSIÇÃO, pois são transitivos indiretos... Obedeço aos meus pais. Não desobedeça aos meus ensinamentos.

Preferir Somente desejar NÃO RECEBE PREPOSIÇÃO... A garota prefere macarrão. Os homens preferem as mulheres que mostram ter valor. Desejar sugerindo preferência NÃO RECEBE E RECEBE PREPOSIÇÃO, pois é transitivo direto e indireto. A garota prefere o macarrão ao feijão. O velho prefere o café ao mate.

Querer No sentido de desejar NÃO RECEBE PREPOSIÇÃO... Quero um chocolate. Quero uma casa nova. No sentido de gostar, ter afeto RECEBE PREPOSIÇÃO... A menina queria ao seu primo. Minha vó quer ao gato Cabral.

Perdoar Quando se perdoa coisas, objetos NÃO RECEBE PREPOSIÇÃO... Perdoei a dívida de Camila. Vivian não perdoa a ofensa que lhe fizeram Quando se perdoa uma pessoa RECEBE PREPOSIÇÃO... Carlos perdoou à garota. Vamos perdoar ao rapaz?

Simpatizar e Antipatizar SEMPRE COM PREPOSIÇÃO, POIS SÃO TRANSITIVOS INDIRETOS... Eu simpatizo com ela. Eles antipatizam ao palavrão.

Visar No sentido de ver NÃO RECEBE PREPOSIÇÃO... O gerente ainda não visou sua conta corrente. No sentido de apontar arma de fogo NÃO RECEBE PREPOSIÇÃO... O soldado visava o alvo. No sentido de desejar, querer pretender RECEBE PREPOSIÇÃO... Os pais visam ao bem dos filhos.