A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTATÍSTICA PARA QUALIDADE
Advertisements

Aula 2 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
GRÁFICOS... COMO EU LEIO ISSO?
GRÁFICOS A grande utilização de gráficos como forma de apresentação de dados pode ser justificada através de um ditado popular de que "uma imagem vale.
Apresentação Gráfica Prof. Gilson Dourado.
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Apresentação Tabular e Gráfica
Primeiros Conceitos de Estatística
ESTATÍSTICA BÁSICA.
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Gráficos Estatísticos
Métodos Quantitativos
Estatística Alexandre Lima.
Estatística Marco Antônio.
ESTATÍSTICA.
Estatística Descritiva
Estatística e Probabilidade
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
ESTATÍSTICA PARTE 1.
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
Representação Gráfica
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
Prof. M.S.c. Fabricio Eduardo Ferreira
Para início de estudo Estatística.
Aula 04 Gráficos estatísticos Prof. Diovani Milhorim
ESTATÍSTICA “A ESTATÍSTICA é o ramo da matemática em que se recolhe, organiza, representa e trata, os dados relativos a uma determinada população.”
ESTATÍSTICA BÁSICA.
Estatística Introdução.
Origem e Evolução da Estatística
Estatística Aula 01 – introdução Panorama histórico Método estatístico
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Matemática Financeira
ESTATÍSTICA REVISANDO CONCEITOS...
Matemática 5.º Ano Estatística.
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
Estatística Descritiva
Análise de Dados Ciências Contábeis.
NOÇÕES DE ESTATÍSTICA.
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
ESTATÍSTICA AULA 04.
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Definição de Estatística
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
Introdução à Estatística
Mtm 4B – Aula 10 Estatística.
REPRESENTAÇÃO GRAFICA DE DADOS DISCRETOS
Aula 3 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Probabilidade Estatística
Introdução à Estatística
Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Guidugli.
ESTASTÍSTICA APLICADA
Profa. Dra. Andréia Nascimento
Consideremos a seguinte série:. Vamos tomar os anos como abscissas e as quantidades como ordenadas. Assim, um ano dado (x) e a respectiva quantidade (y)
Matemática Financeira
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Formado em Mecânica – UFES / 2001 Formado em Matemática – FANAN / 2012 Inspetor credenciado em automotiva – INMETRO / 2006 Auditor.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
Marcos Antonio Estremote – Aula 1.  Considerações Gerais Etimologicamente a palavra estatística vem de “status” expressão latina que significa, ”sensu.
Profª Juliana Schivani GRÁFICOS.
Prof. João Saturnino GRÁFICOS.
Transcrição da apresentação:

A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado em caráter prático, utilitário e empírico.

Desde a antiguidade vários povos já registravam: número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas das riquezas (individuais e sociais), cobravam impostos. E, finalmente, no século XVIII, esta nova ciência recebeu o nome atual: Estatística.

Hoje, recursos como tabelas, representações gráficas, cálculo de probabilidades e a Estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos coletivos para se tornar o estudo de como chegar a conclusões sobre o todo (chamado população), a partir da observação de suas partes chamadas amostra).

A Estatística é considerada, hoje, como a “ Ciência que dispõe de processos apropriados para recolher, organizar, classificar, apresentar e interpretar, conjunto de dados.” As ações descritas acima dividem a Estatística em duas vertentes: a coleta, organização e descrição de dados, são ações relacionadas à Estatística Descritiva; enquanto que a análise e a interpretação desses dados estão relacionados a Estatística Indutiva (ou Inferencial).

Todas estas ações em conjunto, definem o que chama-se MÉTODO ESTATÍSTICO, que é o método utilizado para descobrir fatos relacionados a campos em que o fenômeno de estudo não permanecem constantes. As fases do método estatístico são:

1) COLETA DE DADOS: Após a definição do problema a ser estudado o passo seguinte é o da coleta de dados, que consiste na busca dos dados das variáveis, componentes do fenômeno a ser estudado.

2) CRÍTICA DOS DADOS À procura de falhas e imperfeições, os dados devem ser cuidadosamente criticados, a fim de não incorrermos em erros grosseiros que possam influenciar nos resultados.

3) APURAÇÃO DOS DADOS Criticados os dados, agora, eles devem ser processados, isto é, mediante algum critério de classificação, eles serão objeto de operações matemáticas.

4) Exposição ou apresentação dos dados. Os dados devem ser apresentados sob a forma de tabelas ou gráficos, a fim de tornar mais fácil o exame daquilo que está sendo estudado.

5) Análise dos resultados. Todas as fases anteriores se limitam à descrição. A análise dos resultados obtidos tem por base a indução ou a inferência com o intuito de tirarmos conclusões e fazermos previsões.

VARIÁVEIS, POPULAÇÃO E AMOSTRA I - Variável È o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. Pode ser: qualitativa ou quantitativa variáveis qualitativas: descritas por atributos variáveis quantitativas: descritos por quantidades

As variáveis quantitativas podem ser divididas ainda em variáveis contínuas e variáveis discretas. Em uma escola, a quantidade de alunos pode assumir um dos valores do conjunto N = {1, 2, 3, 4, 5, ...} Tais valores, são provenientes de contagem ou enumerações logo, estão relacionados a variáveis quantitativas discretas. Em contra partida, o peso desses alunos podem ser representados tanto como, por exemplo, 72 kg, como 72,5 kg. Tais dados são classificados como variáveis quantitativas contínuas.

EXERCÍCIO - Classifique as variáveis em qualitativas ou quantitativas (contínuas ou discretas): Cor dos olhos dos alunos qualitativa . Índice de liquidez nas industrias quantitativa contínua quantitativa discreta Produção de café no Brasil quantitativa contínua Número de defeitos em aparelhos de TV quantitativa discreta

II – População É o conjunto total de elementos portadores de, pelo menos, uma característica comum. III - Amostra É uma parcela representativa da população que é examinada com o propósito de tirarmos conclusões sobre a essa população.

2) Para cada item abaixo, identifique se é uma população ou uma amostra: Tamanho de 6 televisores de uma grande loja de eletrodo­mésticos amostra Peso de todos os bebês que nasceram entre 0h e 6h, no mês população Número de páginas de 50 livros de uma grande livraria. população

Altura de todos os alunos de uma sala de aula população Peso de 50 laranjas de uma grande plantação amostra Salário de todos os funcionários de uma empresa população

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS O problema de condensar grandes quantidades de dados de modo a torná-los utilizáveis sempre foi importante. O método mais comum de resumir dados consiste em apresentá-los de forma condensada em tabelas ou gráficos estatísticos.

O gráfico estatístico é uma forma de Apresentação dos dados estatísticos, cujo objetivo é o de produzir, no investigador ou no público em geral, uma impressão mais rápida e viva do fenômeno em estudo, já que os gráficos permitem uma rápida compreensão do fenômeno em questão.

Para isto, uma representação gráfica deve estabelecer uma correspondência entre os termos da série de dados e determinada figura geométrica, de modo que cada elemento da série seja representado por uma figura proporcional. A representação gráfica de um fenômeno deve obedecer a certos requisitos fundamentais para ser realmente útil:

1) Simplicidade: evitar detalhes sem importância 2) Clareza: possibilitar correta interpretação dos valores 3) Veracidade: expressar a verdade

Principais tipos de gráficos Diagramas: São gráficos geométricos de, no máximo, duas dimensões. Para sua construção fazemos uso do sistema cartesiano. Os diagramas podem ser: gráficos em linha ou coluna.

Gráfico em colunas e em barras È uma representação de uma série por meio de retângulos, dispostos verticalmente, em colunas, ou horizontalmente, em barras.

Gráficos em colunas ou em barras múltiplas Este tipo de gráfico é geralmente empregado quando queremos representar dois ou mais fenômenos.

Gráfico de setores É construído com base em um círculo e é empregado para ressaltar a participação do dado no total.

Cartograma Representação de uma carta geográfica.

Pictograma Representação por figuras