Proteger a biodiversidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biodiversidade em risco
Advertisements

Projectos, Animação e Educação Ambiental, Lda
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes
Protecção e Convenção da Natureza
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação III Miniconferência sobre Biodiversidade Aquecimento Global e Exploração dos Recursos.
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
O mundo em nossas mãos 6ºA.
20 Perguntas
A População Imigrante no Concelho de Serpa Identificação Profissão Entrada e Permanência em Portugal Adaptação/Integração Social Agregado Familiar Projecto.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
Conhecendo a Carta da Terra
Recursos biológicos.
Um mundo cheio de Pessoas Coloridas
Escola E.B 2,3 Dr. José Jesus Neves Júnior
Meio ambiente.
Conteúdos do tutorial O que é um Slide Mestre?
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS
Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres
Introdução Poluição Atmosférica Poluição das águas Poluição do Solo Poluição Sonora A nossa opinião.
Cdu – Classificação Decimal Universal
Agricultura Biológica
SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO DA VIDA AQUECIMENTO GLOBAL
Profª: Cristiane M. Zanini
“... Mas , você pode fazer tudo acontecer !
Animais em extinção.
Problemas ambientais Resumo
Secretariado CITES Licenças e Certificados.
Trabalho Realizado por: Bruno Queirós Nº4 8ºD Carlos Medeiros Nº7 8ºD Miguel Santos Nº18 8ºD.
Palestra Meio Ambiente.
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
Bem-vindo(a).
Escola : E.E. Dona Consuelo
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS (A.I.H.C.)
Constituição do planeta Terra:
Escola 2,3 Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior
Educação Ambiental.
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
A DESFLORESTAÇÃO.
Evolução da população humana
Extinção de Espécies Carina Marinho Nº 6 Filipe Fernandes Nº10 8ºD
Turma Colégio Imaculada Conceição REVISTA VIRTUAL SAIR.
Escola E.B 2/3 do Couto Mineiro
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
Problemas Ambientais.
IV 30 de Setembro de Feira de Ciências Tecnologia e Vida
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
E. M. E. F . Ilza Molina Martins
Impacto Ambiental.
ATIVIDADE 1 Trabalho realizado por: Gonçalo Rocha nº8 Leandro Martins nº12 Escola Secundária Manuel de Arriaga Cidadania.
Profª.: Danúbia Zanotelli Soares
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
INCÊNDIOS FLORESTAIS.
Recursos Biológicos. Índice o Introdução Introdução o O que são recursos biológicos? O que são recursos biológicos? o O que e a biodiversidade? O que.
Um Modo de Vida 2ºPeríodo Grupo 3 12ºB: Daniela Pais, José Santos, Miguel Palavra, Rui Domingues “Estamos a testemunhar uma colisão maciça e sem precedentes.
Trabalho realizado por: Ana Paula Nº4 8ºB
Easy.
Diversidade nos animais
Importância da biodiversidade animal
Ciências Naturais – 8.º ano
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
Há 65 milhões de anos um asteróide, com diâmetro aproximado de 15 km, colidiu com o planeta Terra, numa região que hoje pertence ao México. O impacto.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Transcrição da apresentação:

Proteger a biodiversidade "Primeiro foi necessário civilizar o homem, em relação ao próprio homem. Agora, é necessário civilizar o homem, em relação à natureza e aos animais."  (Victor Hugo)

Grande parte dos cientistas tem chegado a um consenso de que a taxa de extinção que a biodiversidade do planeta tem sofrido nos últimos dois séculos não tem paralelo na história humana, sendo apenas comparável à extinção em massa ocorrida no passado, como durante o desaparecimento dos dinossauros.

Focos de ameaças à biodiversidade As regiões tropicais, que gozam de maior diversidade de espécies, são também as que se encontram mais ameaçadas pela actividade humana e, consequentemente, pela perda de biodiversidade.

Vale a pena proteger a biodiversidade? A biodiversidade deve ser protegida, porque: A natureza é a base de diversas actividades turísticas, culturais e recreativas. A natureza fornece os elementos necessários à nossa vida e bem-estar.

Meios de protecção da biodiversidade Controlar a desflorestação e apoiar a reflorestação; Proibir a captura e o comércio de espécies em risco e criar condições para a sua reprodução; Aumentar as áreas de protecção ambiental.

Desflorestação As consequências da desflorestação não se resumem ao enfraquecimento da relação simbiótica entre a vida animal e vegetal. O aquecimento global do planeta e a diminuição da biodiversidade são outros efeitos da destruição dos espaços florestais.

Proibir a captura e o comércio de espécies em risco e criar condições para a sua reprodução As espécies em vias de extinção não devem ser capturadas ou comercializadas, de modo a assegurar a sua sobrevivência.

Tamanhos mínimos de captura de peixes Modo de medição dos tamanhos mínimos de captura Mais informações: página 154 do manual, Doc. 2.

Parques e reservas para protecção ambiental Actualmente, quase 12% da superfície terrestre é protegida. Os objectivos da protecção ambiental são diminuir o impacto das actividades humanas e salvaguardar os habitats naturais, assim como a continuidade das espécies.

Áreas protegidas em Portugal Continental Áreas protegidas no mundo

O que cada um pode fazer Aprende sobre este tema. Visita páginas sobre a biodiversidade. Explora áreas naturais. Usa os teus cinco sentidos – visão, audição, paladar, olfacto e tacto – para experienciares a biodiversidade.

O que cada um pode fazer Cuidado com o que compras. Compra coisas que ajudem a proteger a biodiversidade. Prefere produtos saudáveis e locais. Compra produtos com embalagem pequena. Compra produtos que sejam de origem o mais perto possível. As empresas vendem o que as pessoas querem, logo deixa claro que queres produtos que não prejudiquem o ambiente.

O que cada um pode fazer Age. Planta uma árvore e cuida dela. Mantém as florestas e rios limpos. Reutiliza tudo o que puderes. Evita a utilização de pesticidas.

O que cada um pode fazer iv. Envolve os outros. Começa um jardim comunitário. Limpa a zona local. Informa as outras pessoas sobre este tema. Encontra as prioridades da tua zona, e trabalha em conjunto com outras pessoas.

O que cada um pode fazer v. Partilha. Partilha as tuas experiências com a tua família, amigos e comunidade. Encoraja-os a trabalharem para proteger a biodiversidade.

Organizações ambientais Algo que podes, ainda, fazer é juntares-te a uma organização ambiental. Estas organizações não governamentais (ONG) aceitam a tua ajuda voluntária. Caso não possas ajudá-las activamente, podes segui-las atentamente.

Greenpeace International Missão: Parar as alterações climáticas. Defender os oceanos. Proteger as florestas. Recusar a engenharia genética. Eliminar os químicos tóxicos. Terminar a era nuclear. Encorajar um comércio e agricultura sustentáveis. Encorajar a paz e o desarmamento. Facebook: www.facebook.com/greenpeace.international Estado: “Pode contratar todos os advogados que quiser, mas não vai expulsar a nossa campanha para parar a poluição do Oceano Árctico. Vamos desafiá-los e aos seus advogados caros a cada passo que dermos…” Página oficial: www.greenpeace.org/international

WWF Missão: Temos de parar de danificarmos o nosso único suporte à vida. Um sistema do qual todos dependemos. Precisamos de partilhar o nosso mundo com todas as outras espécies que vivem nele. Respeitosamente. Harmoniosamente. E temos de parar de sermos a causa do seu desaparecimento. Da sua extinção. Temos de aprender a viver com os recursos naturais disponíveis. Não é difícil, não é ciência. Facebook: www.facebook.com/WWF Estado: “O ‘Greenbook’ foi um conceito que a Sony e a WWF decidiram levarem a cabo, seguindo o projecto massivo ‘Open Planet Ideas’. A Sony trabalhará com a base de dados dos voluntários da YouthNet, no Reino Unido, para desenvolver uma aplicação para inspirar o voluntariado da geração do Facebook.” Página oficial: wwf.panda.org/actioncenter

"O homem é o único animal que cora, ou melhor, que tem motivo para corar.” (Mark Twain)