Palestrante: José Eustáquio Viola

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Homem como agente de mudanças ambientais
Advertisements

MADEIRA ENERGÉTICA BNDES Rio de Janeiro, 29 de maio de 2007 Mudança do Clima Luiz Gylvan Meira Filho Pesquisador Visitante Instituto de Estudos Avançados.
Alterações Climáticas Um problema de todos
SLC0597 – Estrutura da Matéria Marcelo Pereira
“Pela primeira vez na história da humanidade estamos a alterar o clima terrestre através da emissão dos chamados gases de efeito de estufa. A principal.
“O ambiente, enquanto conjunto de sistemas físicos, químicos e biológicos interligados, constitui todo um conjunto de recursos indispensáveis à vida.”
Efeito de estufa.
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Reações químicas.
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> EFEITO ESTUFA É necessário que comecemos a pensar globalmente e agir localmente! Data: 20/03/2010.
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
O Aquecimento Global..
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Energias renováveis.
Cáritas Arquidiocesana Bióloga Lilian Buss Cardoso VER
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
Väder- och Klimatförändringar
Aquecimento global e o Efeito estufa
Palestrante: José Eustáquio Viola
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
AQUECIMENTO GLOBAL POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE:
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Mudanças Climáticas e o Protocolo de Kyoto
O planeta terra está esquentando
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Energias renováveis e não-renováveis
Dinâmica da Atmosfera.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
Problemas Ambientais Meio Ambiente.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL (2ºBim)
EFEITO ESTUFA X AQUECIMENTO GLOBAL
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Este Diaporama destina-se exclusivamente a fins educativos.
Poluição atmosférica Revisão – 6º Ano Avaliação Mensal ( 2º Bimestre)
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Problemas Ambientais.
Gás Carbônico Biomassa CO2 Efeito estufa Poluição CO2 Petróleo
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
O aquecimento global O aquecimento global é fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta, por fatores.
Aquecimento Global.
RISCOS MISTOS ESQUEMATIZAÇÃO
Efeito de estufa.
Alterações Climáticas As alterações climáticas costumam ocorrer através dos tempos, tanto por causas naturais como por ações humanas. Ultimamente a Terra.
Alterações Climáticas
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
O Efeito Estufa.
Química ambiental – Problemas ambientais
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
1 Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que.
ENERGIA = FLUXO ; MATÉRIA = CICLO Trajeto de uma substância
A poluição atmosférica
Fatores de influência climática
CAP. 6 – ENERGIA E MEIO AMBIENTE. Quanto mais energia, maior a capacidade de realizar trabalho. A invenção da máquina a vapor (revolução industrial) significou.
Poluição atmosférica.
O Efeito Estufa.
Licenciatura em Ciências Biológicas Disciplina: Tecnologia Educacional Professor (a): Lívia Lima e Walmir Soares Aluno: Jackson Angelo Tutor: Socorro Ferreira.
E.E Dona Consuelo Muller Geografia – Professor Gilvano 1º Ano Noturno – Junho de 2013 Problemas Atmosféricos Urbanos.
EFEITO ESTUFA.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
A partir da segunda metade do século XX, ocorreram grandes transformações no mundo. Uma delas foi a expansão das atividades industriais, sobretudo nos.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

Palestrante: José Eustáquio Viola TEMA AQUECIMENTO GLOBAL Palestrante: José Eustáquio Viola Professor de Química

O QUE É O AQUECIMENTO GLOBAL: é um fenômeno climático! Aumento da temperatura média em toda superfície global. Segundo estudiosos (cientistas) o aquecimento vem ocorrendo há 150 anos. Cientistas vêm se dedicando aos estudos do SIGNIFICADO do aumento dessa temperatura.

EFEITO ESTUFA É um fenômeno NATURAL e que possibilita a vida no planeta! O SOL envia (emite) seus raios luminosos em direção ao planeta. A energia emitida pelo SOL tem uma parte absorvida pela Terra (superfície terrestre e pelos oceanos) e uma outra parte (da energia) é refletida de volta ao espaço. E como qualquer outro corpo aquecido a TERRA emite energia! ### A parcela de CALOR que é devolvida ao espaço é bloqueada pela presença dos gases do efeito estufa, que absorvem a energia que é liberada pela Terra ! Após essa absorção, as moléculas dos gases fazem o trabalho de reemitir essa energia em todas as direções e de forma aleatória.

Qual o motivo ? A energia (ROC) que chega e a que é devolvida não apresentam o mesmo comprimento de onda. ( Os comprimentos de onda são diferentes porque a temperatura do SOL e da superfície da TERRA são bem diferentes.) A energia que chega tem comprimento de onda menor do que aquela que é refletida !

É NECESSÁRIA A PRESENÇA DESSES GASES PARA QUE HAJA VIDA NO PLANETA! Na ausência dos mesmos a Terra seria muito fria. QUAIS SÃO ESSES GASES? CO2 - gás carbônico. O principal gás em abundância e referência para classificar a capacidade do aquecimento global. CH4 - gás metano. Um gás que apresenta uma capacidade de aquecimento muito maior do que a do CO2. N2O - óxido nitroso. Um gás que apresenta uma capacidade de aquecimento muito maior do que a do CH4. SF6 - hexafluoreto de enxofre. Muito mais ativo no efeito estufa do que o CO2. Capacidade de aquecimento também grande. *** Outros gases, derivados de hidrocarbonetos, presentes em aerossóis e refrigeradores também são responsáveis pelo aquecimento.

CAUSAS DO AQUECIMENTO GLOBAL ! Naturais e antropogênicas ! ANTROPOGÊNICAS - causadas pela ação do homem!

Segundo estudos, a partir da Revolução Industrial, ações tomadas pelo homem influíram e influem no AQUECIMENTO GLOBAL Século XVIII - evolução tecnológica e aumento da população contribuem para o aumento da taxa de poluição e também para a degradação da natureza! A INDÚSTRIA nasce, evolui, utilizando o CARVÃO e o PETRÓLEO como fontes de energia encontradas na natureza. O CALOR (ENERGIA) retirado dessas fontes movimenta indústrias, usinas e economias enormes.

Volumes enormes de CO2 são lançados na natureza, ultrapassando em muito a concentração permitida para sua presença. *** A utilização intensa de combustíveis fósseis produz um enorme volume de CO2 e outros poluentes. A exploração descontrolada das FLORESTAS também contribui para a maior concentração de CO2. *** É NECESSÁRIA A PRESENÇA DE CO2 para o efeito estufa (controle da temperatura do planeta) mas a ação (desregrada) do HOMEM faz o descontrole surgir.

(Não trataremos de supostas catástrofes.) CONSEQUÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL. (Não trataremos de supostas catástrofes.) Alteração do clima! Se antes (no passado ) as mudanças climáticas eram NATURAIS, ocorrendo em escalas de tempo, hoje a ação do homem, influi e muito na alteração climática!

O desequilíbrio do sistema climático traz as suas consequências: derretimento do gelo dos polos e consequente aumento do nível médio dos oceanos. As tempestades aparecem com maior intensidade, frequência e perigo! Ondas de calor mais fortes! Locais são ameaçados pela alteração no sistema chuvoso! Com o aumento da temperatura haverá uma quantidade maior de vapor de água formado, causando uma precipitação e erosão maiores.

Vista panorâmica de região montanhosa do Alaska, em 1941. Em 2004, o mesmo ponto do Alaska apresenta uma paisagem muito diferente: o piso de gelo transformou-se em lago. Fonte: Revista Veja: Edição 1961, 2006

A parte peruana da Cordilheira dos Andes 20 anos atrás. O mesmo ponto dos Andes peruano atualmente, com menor cobertura de gelo. Fonte: Revista Veja: Edição 1961, 2006

Rio tem sensação térmica de 50 graus Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mais sol e tempo quente até a próxima sexta-feira “ Praia de Ipanema, fim da tarde de domingo, 17 de fevereiro de 2013” Veja 18/02/2013

SOLUÇÕES PARA A SITUAÇÃO! Qual é o preço do desenvolvimento? É possível reparar o que está feito?

Não há como voltar e o que se espera são novas e eficazes atitudes! ***INVESTIR em fontes renováveis de energia! ***REPENSAR a utilização dos combustíveis fósseis! ***CONSERVAÇÃO e implementação das florestas! ***REPENSAR práticas agropecuárias!

### Para reflexão : biomassa, vento, sol e água são também fontes de energia! (Biomassa – recurso renovável que provém de matéria orgânica animal ou vegetal, apresentando como objetivo principal a produção de energia.)   Poderá o homem exercer uma mudança em suas atitudes, que provoquem uma alteração na situação atual do AQUECIMENTO GLOBAL?