Planejamento Familiar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois.
Advertisements

Saúde – Sistema Único de Saúde e Políticas Públicas para a Mulher
Política de Atenção à Saúde da Mulher
Trabalho realizado por: Ana Garcia nº1, 8ºC
Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
PLANEJAMENTO FAMILIAR
Planeamento Familiar Flávio Fernandes 5.º B N.º 9.
AMOR HUMANO Escola E.B. 2/3 do Couto Mineiro
PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR
PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR
FÓRUM SAÚDE DA MULHER NO SÉCULO XXI
DANILO DE MELO SOUZA Secretário da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA SMS - SP
Planejamento familiar
SUBORDINADA ADVERBIAL
Métodos Anticoncepcionais
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Projeto de saúde e qualidade de vida
Saúde sexual Habilidade de mulheres e homens para desfrutar e expressar sua sexualidade, sem riscos de doenças sexualmente transmissíveis, de gestações.
A primeira infância,cidadania já.
MATERNIDADE E PATERNIDADE RESPONSÁVEL E PLANEJAMENTO FAMILIAR
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Gravidez na Adolescência
MATERIAL INSTRUCIONAL DE CAPACITAÇÃO PARA A ASSISTÊNCIA EM PLANEJAMENTO FAMILIAR MÓDULO I MINISTÉRIO DA SAÚDE FEBRASGO.
POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE
PUC/RS - FFCH Curso de Filosofia Filosofia e Bioética Prof. Nereu R
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
Sexualidade, Orientação e Saúde
FLUXOGRAMA PARA CREDENCIAMENTO DE
Núcleo Perinatal HUPE – UERJ
A juventude e a sexualidade
“A Lei Maria da Penha é uma das mais belas novidades transformadoras do Brasil pós Constituição de Ela coíbe exemplarmente a violência contra a mulher.
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
Métodos anticoncepcionais
SAÚDE MATERNO INFANTIL
Maternidade na adolescência
PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO Administração Popular Secretaria Municipal da Saúde Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
Prevenção.
Planejamento Familiar
3ª série - Grupo B Docentes: Dra. Liu Campello Porto Dra. Carmem De Simoni Alunos: Amanda Cruz de Menezes Carlos Gilberto Fávero Junior Isabela Gonçalves.
SAÚDE REPRODUTIVA DAS PESSOAS QUE VIVEM E CONVIVEM COM HIV
Planejamento Reprodutivo: um direito de todos
Programas e Ações previstos pelo SUS
Trabalho realizado por: Cristiana Rocha nº7 João Couto nº15
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
1.
Gravidez e Aborto. Gravidez Entende-se por gravidez o período de crescimento e desenvolvimento de um ou mais embriões dentro do organismo feminino que.
Métodos contraceptivos definitivos
LANÇAMENTO DA PESQUISA DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS CREPOP acesse o formulário exploratório em :
REPRODUÇÃO HUMANA.
VALE SONHAR.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Considerando-se os quatro eixos previstos na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, combate, prevenção, assistência e garantia.
Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher Planejamento Familiar: é um direito, vamos fazer disso uma realidade.
VI ENCONTRO ESTADUAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA GRAVATÁ.
PÍLULA DO DIA SEGUINTE!!!!!. QUANDO? Nas horas seguintes à relação sexual que se julga de "risco", ou seja, que se efectuou durante o período fértil (entre.
“Discutir a isenção de ICMS para os preservativos” 05/07/2012 Objetivo: PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA.
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
Política Nacional DST/HIV
Transcrição da apresentação:

Planejamento Familiar Profª Vivian Zaboetzki Dutra

É o conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres, em todos os ciclos de vida, a programar a vinda dos filhos e também a evitá-la. Homens e mulheres têm o direito de decidir se terão filhos ou não, qual é o melhor momento, quantos serão e qual é o método preventivo mais adequado para si e seus parceiros.

É dever do Estado oferecer acesso a recursos informativos, educacionais, técnicos e científicos que assegurem o livre exercício do planejamento familiar , levando em consideração o desejo de cada um dos parceiros e do casal. Nesse sentido, desde 1998, o Estado Brasileiro adota medidas como a distribuição gratuita dos métodos anticoncepcionais e, em 2007, criou a Política Nacional dePlanejamento Familiar, que incluiu a distribuição gratuita de preservativos, a venda de anticoncepcionais na Farmácia Popular e o fortalecimento de ações educativas relacionadas a saúde sexual e saúde reprodutiva em unidades de saúde e escolas, voltadas para adolescentes de ambos os sexos.

Em 2009, o Ministério da Saúde reforçou essa política e ampliou o acesso aos métodos para a programação da fecundidade. Oito tipos de contraceptivos são disponibilizados atualmente nos postos de saúde e hospitais públicos. Os mais procurados pelas mulheres em idade fértil são a pílula anticoncepcional e os injetáveis. O uso do Dispositivo Intrauterino – DIU vem aumentando a partir de 2006, em função de sua oferta no SUS.

Os atendimentos para a realização de um maior número de vasectomias e laqueaduras também ganhou reforços em toda a rede de saúde. Escolher entre esses métodos deve ser uma decisão das mulheres e dos homens, aconselhados por um profissional de saúde. Para decidir sobre o método, eles precisam levar em consideração se já têm filhos, quando pretendem ter, entre outras variáveis.

O homem tem papel fundamental nas definições do planejamento familiar O homem tem papel fundamental nas definições do planejamento familiar. Ele deve participar ativamente da escolha dos métodos, utilizar o preservativo para uma dupla proteção (caso a mulher utilize outro tipo de contraceptivo) e pode se submeter-se à vasectomia, se for a melhor opção. Conforme a Lei Nº 9.263/96, o procedimento de vasectomia pode ser realizado em homens com mais de 25 anos ou pelo menos dois filhos vivos. O incentivo cada vez maior às ações específicas de prevenção e de educação em saúde com orientação e informação para as adolescentes também tem contribuído para reduzir o número de gravidezes não planejadas em adolescentes. Entre 2003 e 2009, houve uma queda de 20% na quantidade de gestantes com idade entre 10 e 19 anos.