Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 BRILHANTES (Mesas 1 e 2)

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Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 BRILHANTES 2 0 0 6 (Mesas 1 e 2) 2 0 0 6 Grupo 1 (Mesas 1 e 2) Grupo 2 (Mesas 3 e 4) - Escola E. B. 2,3 Tarouca - Escola E. B. 2,3 Sátão - Escola E. B. 2,3 Mortágua - Escola E. B. 2,3 Oliveira de Frades - Escola E. B. 2,3 Tabuaço - Escola E. B. 2,3 Cinfães - Escola E. B. 2,3 Viseu (Grão Vasco) - Escola E. B. 2,3 Abraveses Grupo 3 (Mesas 5 e 6) Grupo 4 (Mesas 7 e 8) - Escola E. B. 2,3 Penalva do Castelo - Escola E. B. 2,3 Repeses - Escola E. B. 2,3 Campo de Besteiros - Escola E. B. 2,3 Mangualde - Escola E. B. 2,3 Lajeosa do Dão - Escola E. B. 2,3 S. Pedro do Sul Escola E. B. 2,3 Cabanas de Viriato Escola E.B. 2,3 Santa Comba Dão

BRILHANTES 2 0 0 6 ÁREA CIENTÍFICA DE MATEMÁTICA 2 0 0 6 INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ÁREA CIENTÍFICA DE MATEMÁTICA

BRILHANTES 2 0 0 6 1 Nove paragens de autocarro estão igualmente espaçadas ao longo do trajecto. A distância da primeira à terceira paragem é 600 metros. Que distância percorre o autocarro desde a primeira à última paragem? a) 1500 m b) 1800 m c) 2400 m d) 2700 m 12 9 3 6

2 Um automóvel percorre a seguinte estrada: BRILHANTES 2 0 0 6 2 0 0 6 2 Um automóvel percorre a seguinte estrada: O comprimento desta estrada é igual ao comprimento de: a) b) c) 12 d) 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 3 Qual o próximo número da sequência: 1, 1, 2, 3, 5, 8, ... a) 10 b) 9 c) 13 12 d) 40 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 4 Se uma máquina produz 150 objectos por minuto quantos produz em 10 segundos? a) 15 b) 25 c) 30 12 d) 50 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 5 Pretendo, com cubos de madeira todos iguais, formar uma torre como a da figura. De quantos cubos necessito? a) 15 b) 25 c) 35 12 d) 45 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 6 Quantos fósforos são precisos para formar o oitavo termo da seguinte sequência: … a) 21 b) 24 c) 27 12 d) 30 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 7 Esta semana, enquanto se penteava, a Laura reparou que o relógio de parede colocado atrás dela se reflectia no espelho. “O relógio está parado – disse ela – marca quatro horas menos cinco minutos”. A Laura enganou-se! Que horas eram na realidade? a) 4h 05m b) 4h 55m c) 7h 55m 12 d) 8h 05 m 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 8 Utilizando uma e uma só vez cada um dos algarismos 1, 2, 3 e 4 posso escrever diferentes números como, por exemplo, 3241. Qual é a diferença entre o maior e o menor dos números assim fabricados? a) 2203 b) 2889 c) 3003 12 d) 3087 9 3 6

9 BRILHANTES 2 0 0 6 Quantos eixos de simetria tem um quadrado? a) 4 2 0 0 6 9 Quantos eixos de simetria tem um quadrado? a) 4 b) 3 c) 2 d) 1 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 10 Pintam-se de preto as 6 faces de um cubo de madeira. Se dividirmos este cubo em 27 cubos iguais, quantos dos cubos pequenos terão, exactamente, duas faces pintadas? a) 6 b) 8 c) 12 d) 27 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 11 Qual dos anéis, ao ser cortado, permite separar os outros três? B A C D a) A b) B 12 c) C d) D 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 12 Um bidão cheio pesa 34 Kg. Quando tem leite até metade pesa 17,5 Kg. Quanto pesa o Bidão sem leite? a) Não há dados suficientes b) 1 Kg c) 2 Kg 12 d) 1,5 Kg 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 13 Qual dos rectângulos (A, B, C ou D) pode ser coberto pelo modelo da direita de tal maneira que o resultado seja um rectângulo totalmente preto? A B C D a) A b) B c) C d) D 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 14 Cortamos um vértice de um cubo. Qual das planificações apresentadas é a planificação do sólido resultante? A B C D 12 9 3 a) A b) B c) C d) D 6

BRILHANTES 2 0 0 6 15 Considera uma folha de papel dividida em 16 quadrados, numerados como mostra a figura: Fazemos, sucessivamente, as seguintes dobragens: - Dobramos a metade de cima sobre a metade de baixo; - Dobramos a metade de baixo sobre a metade de cima; - Dobramos a metade da direita sobre a metade da esquerda; - Dobramos a metade da esquerda sobre a metade da direita. Depois destas operações ficamos com os quadrados empilhados uns em cima dos outros. Qual o número que está escrito no quadrado de cima? 12 a) 1 b) 4 c) 9 d) 11 9 3 6

FIM PARTE II BRILHANTES 2 0 0 6 ÁREA CIENTÍFICA DE MATEMÁTICA 2 0 0 6 INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ÁREA CIENTÍFICA DE MATEMÁTICA FIM PARTE II

PARTE III BRILHANTES 2 0 0 6 ÁREA CIENTÍFICA DE MATEMÁTICA 2 0 0 6 INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ÁREA CIENTÍFICA DE MATEMÁTICA PARTE III

BRILHANTES 2 0 0 6 . 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 . 1 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 . 2 1 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 . 3 2 1 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 . 3 4 2 1 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 . 5 3 4 2 1 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 . 6 5 3 4 2 1 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 . 7 6 5 3 4 2 1 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 . 8 7 6 5 3 4 2 1 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 . 8 9 7 6 5 3 4 2 1 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 . 8 9 10 7 6 5 3 4 2 1 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 . 8 9 10 11 7 6 5 3 4 2 1 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 . 8 9 10 11 7 12 6 5 3 4 2 1 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 . 13 8 9 10 11 7 12 6 5 3 4 2 1 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 . 13 8 9 10 11 7 12 6 5 14 3 4 2 1 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 . 13 8 9 10 11 7 12 6 5 14 3 15 4 2 1 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 . 13 8 9 10 11 7 12 6 5 14 3 15 16 4 2 1 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 . 13 8 9 10 11 7 12 6 5 14 3 15 16 4 17 2 1 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 . 13 8 9 10 11 7 12 6 5 14 3 15 16 4 18 17 2 1 12 9 3 6

BRILHANTES 2 0 0 6 . 13 8 9 10 11 7 12 6 5 14 3 15 16 4 18 17 2 1 19 12 9 3 6

. 13 8 9 10 11 7 12 6 5 14 3 15 16 4 18 17 2 1 19 20 12 9 3 6