A Terra do Crescer Bem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Há muito, muito tempo, no tempo em que os animais falavam, vivia na Lourinhã uma família de porquinhos. Esta família tinha três irmãos: o Palhinhas, o.
Advertisements

A história da Roda dos Alimentos
A Castanha Lili.
Comer bem quer dizer: Comer de tudo mas não em demasia; Comer várias vezes por dia; Comer devagar; Mastigar bem os alimentos; Fazer as refeições.
Os dentinhos zangados.
A gota de água que precisava de tomar banho
Depois de caminhar durante muitos dias, um Lobo chegou a uma pequena cidade.  Estava cansado e com fome, doíam-lhe os pés e só lhe restava algum dinheiro.
Era uma vez uma casa nas dunas, voltada para o mar
PEDRO E O LOBO.
DIA DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro.
MÃES MÁS.
Na Rua da ALIMENTAÇÃO.
Gênesis 18,1-15 Naqueles dias, o Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré, quando ele estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor.
Oh, não! OUTRA VEZ sopa de legumes! queixou-se o lobo, que já era velhinho. Quem me dera ter uma ovelhinha aqui à mesa. Fazia já um belo ensopado de.
Pretende-se com este PPS fazer um convite às pessoas para que,
TEATRO “O DENTINHO” EB/1 JI S.GONÇALO
Há sempre uma razão que nós desconhecemos.
Era uma vez uma família de patinhos que morava numa bonita casinha na floresta. O PATINHO QUE NÃO COMIA LEGUMES.
Almoço com Deus... Music By: Bárbara Streisand, Memories.
Ali e a sua grande aventura. Ali encontrava - se em Banichonginchyng, que ficava a Sul da Rússia. Estava num deserto escaldante, mas tinha de ir para.
Antoine de Saint-Exupéry
VERMELHO CHAPEUZINHO LIGAR O SOM PARA OUVIR AS FALAS
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
CATIVAR....
Na vida temos que ter atitude.
UM LOBO CULTO Jardim de Infância Calçada – Vermil
Saudades de Jesus Momentos com Chico Xavier Adelino da Silveira
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
A História do Pedrinho e da Joana
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
A Castanha Lili Autora: Ana Rocha
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
CATIVAR....
As crianças são seres espirituais
o Bom Humor, a Tristeza, o Saber...
Era uma vez... Havia uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e valores do homem: o Bom Humor, a Tristeza, a Sabedoria... como também todos.
Era um casal de idoso casados há 60 anos.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
Ética e Moral na formação dos filhos
Feito por: Ana Catarina Monteiro Oliveira Nº1 5ºA
Era uma vez... Havia uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e valores do homem: o Bom Humor, a Tristeza, a Sabedoría... como também todos.
Havia uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e valores humanos.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
Alimentação Trabalho realizado por: -Tiago Sampaio.
Mães Más.
Era uma vez uma princesa muito bonita mas que sofria imenso por ser baixinha
A visita.
CATIVAR....
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
ERA UMA VEZ... Havia uma ilha, e lá viviam todos os sentimentos
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
A CASTANHA CAROLINA.
Os dois amigos.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PASTEL, GUARANÁ E DEUS!!!   Havia um pequeno menino que queria se encontrar com Deus. Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente, portanto ele encheu.
Era uma vez um rapaz que vivia numa casa branca.
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
Era uma vez ………….
Era uma vez... Havia uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e valores do homem: o Bom Humor, a Tristeza, a Sabedoría... como também todos.
DIA DAS BRUXAS.
Este livro pode ser lido aqui:
Comer bem, para viver melhor!
Não eram milionários, mas viviam bem com o que haviam economizado.
A Terra é sem vida, e nada Vive mais que o coração
Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Queiriz
VIVAM, VIVAM, VIVAM AS MÃOS LAVADINHAS! Adaptação de Helena Gonçalves 2009.
Era um casal de velhos com 85 anos cada um, casados há 60 anos.
O Urso Polar que não gostava do frio
O Mundo das Palavras mágicas
Um monstrinho no jardim…
Transcrição da apresentação:

A Terra do Crescer Bem

Júlia estava na mercearia com a mãe, quando ouviu um “pssst”. Parecia vir do canto dos legumes. Mas não via mais ninguém, para além da Mãe e do dono da mercearia.

-Pssst, sim é para ti. Estou aqui na caixa das cenouras -Pssst, sim é para ti. Estou aqui na caixa das cenouras. – Júlia olhou para a Caixa e, espantada, viu uma cenoura a piscar-lhe o olho: Sim, sou eu! Não te assustes! Sabes, trago um segredo para os meninos da tua idade. Só vocês é que me podem ouvir.

- Incrível! És uma cenoura mágica ou são todas como tu? – perguntou. Na vossa terra poucas são como eu, mas de onde eu venho somos todas assim. - E de onde vens tu, então? – perguntou Júlia. Eu vivia na Terra do Crescer Bem, depois cresci e vim para aqui fazer parte da Vossa alimentação. A minha terra é um mundo mágico, que todas as crianças deveriam visitar. Lá, aprendem a crescer e a sentir-se bem! Convida os teus amigos e ponham-se a caminho. - E como se chega lá? Para chegarem à Terra do Crescer Bem, têm de ir até ao fundo desta rua, viram à esquerda e procuram um portão verde. A senha para entrar é “QUEREMOS CRESCER BEM”.

Júlia combinou com dois amigos – O Alberto e a Carolina – e partiram. Chegaram ao portão verde. Havia uma campainha, mas mesmo em bicos de pés,estava alta demais para eles. Com a ajuda do Alberto e da Júlia, a Carolina lá conseguiu chegar a tocar. - A senha? – pediu a voz do gravador. QUEREMOS CRESCER BEM! – O portão abriu-se. À sua frente estendia-se um caminho, cheio de encruzilhadas.

Havia uma cancela que os impedia de passar, junto à qual se encontrava um Pacote de leite de guarda. Têm de responder a esta pergunta para poder começar a viagem.. – afirmou o Leite. – Têm três hipóteses: Porque é que estão aqui? a) Porque queremos crescer bem! b) Porque não estava a dar nada interessante na televisão! c) Porque no final ganhamos um prémio! Esta era fácil. Bastava recordar a senha: a hipótese “a” era a correcta.

Andaram por campos verdejantes, com vacas a pastar, pomares, hortas, searas e pequenas aldeias. Chegaram a um entroncamento. Continuavam em frente ou viravam à direita, Junto a uma toalha de mesa, a secar ao sol, que dizia: “Comer bem é variar”!

Como já estavam a ficar com fome, ir por ali pareceu-lhes bem Como já estavam a ficar com fome, ir por ali pareceu-lhes bem. Ao tirarem a toalha da corda, esta desatou a voar à frente deles. Poisou num relvado ali perto e apareceram: pratos de carne assada com puré de batata e espinafres; pratos de peixe grelhado com legumes gratinados; muitas sanduíches diferentes; salada de frutas com iogurte... Enfim, um festival de comida!

Aproximaram-se apressados, mas eis que tudo desapareceu! Antes de comerem têm de responder certo a duas perguntas – disse a toalha. – O que é variar a comida? E porque é que o devemos fazer?

Variar é comer muito para sermos fortes! – tentou a Júlia. Não é isso... comer demais faz mal à saúde... – riu a toalha. Ora aí está: devemos comer de tudo um pouco para crescer bem! Acenou com um canto do tecido e, começaram a desfilar, os grupos de alimentos, todos com um grande sorriso: o grupo dos cereais; os iogurtes, o queijo e o leite, que são os lacticínios; a carne, o peixe e os ovos; o grupo das gorduras – o azeite, a manteiga e o óleo; e finalmente a água. - É comer alimentos diferentes? – arriscou a Alberto. Pois bem, passaram o teste. Como já devem ter a barriga a “dar horas”, chegou o momento da merecida refeição. BOM APETITE!!!

Dormir horas suficientes; Além de uma alimentação saudável para crescermos bem temos de: Fazer exercício físico; Dormir horas suficientes; Lavar os dentes após as refeições e antes de dormir; Tomar umas boas banhocas; Apanhar sol (sem ser em excesso, claro); Estar com os amigos, rir, brincar; Não saltar nenhuma refeição, em particular o pequeno almoço.