Fósseis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
No princípio Deus criou o céu e a terra…
Advertisements

Evidências da evolução
Jurássico.
Fóssil de Amonite Na História da Terra são de particular importância as informações fornecidas pelos fósseis, na maioria dos casos encontrados em rochas.
Fósseis.
Dinâmica Física da Terra Geologia e Geociências - Conceitos Iniciais -
Fundamentos de Geologia e Mineralogia Geologia e Geociências - Conceitos Iniciais - Prof. Dr. Dakir Larara.
Fósseis.
7º Ano – Ciências Naturais
Os cientistas já conseguiram calcular mais ou menos quantos anos tem o planeta Terra: aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Muito tempo não? Mas para saber.
ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DOS PROFa. MARILDA SILVA COSTA
A Terra conta a sua história ...
A CIÊNCIA PALEONTOLÓGICA
A sua Importância para a Reconstituição da História da Terra
HISTÓRIA DA TERRA Lígia Palácio.
VIAJANDO PARA O CENTRO DA TERRA
A Terra conta a sua história ...
A Terra conta a sua História
Conceitos, histórico e ciências afins
Rochas Sedimentares Síntese de Capítulo.
Fósseis Prof. Ana Rita Rainho.
A HISTÓRIA EVOLUTIVA DA ESPÉCIE HUMANA
Tipos de Fossilização.
Geologia no Verão O que são Trilobites? INETI
Módulo 01 – Planeta e Cartografia
A CIÊNCIA PALEONTOLÓGICA
Estrutura Interna da Terra
A CIÊNCIA PALEONTOLÓGICA
Onde está escrita a história da Terra?
Ciências Naturais 7º Ano
Terra em transformação
PROF. ALEXANDRE S. OSÓRIO
Ciências Naturais – 7.º ano
A Terra conta a sua História
Onde está escrita a história da Terra?
A DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO E A ORIGEM DOS GRANDES GRUPOS DE SERES VIVOS PROF. VICTOR PESSOA.
Evidências da Evolução
As rochas – Arquivos que relatam a história da Terra
A medida do tempo e a idade da Terra
ONDE ESTÁ ESCRITA A HISTÓRIA DA TERRA?
As rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra
- PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS -
HISTÓRIA DA TERRA By Vítor Maia.
Prof. Ana Clara Ciências 7º ano
Revisão Avaliação Mensal de Ciências
Fósseis.
Saída de campo - biodiversidade escolar
Fóssil é um resto, marca ou vestígio de um ser vivo do passado
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências Naturais – 7.º ano
CIÊNCIAS – 2011 Planos e metas
Escala do Tempo Geológico
Fossilização.
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
Evidências da Evolução
Pressupostos histórico-filosóficos para o paradigma evolucionista
PALEONTOLOGIA.
Testemunhos do passado gravados nas Rochas
A medida do tempo geológico
Paleobotânica.
Paleontologia Marcello Guimarães Simões & Sabrina Coelho Rodrigues ( O registro fóssil A importância.
São restos de seres vivos ou vestígios da sua actividade que ficaram preservados nas rochas sedimentares. Na sua maioria, os fósseis são contemporâneos.
Ciências Naturais Cultura Geral. 1 - As enzimas digestivas actuam sobre os alimentos: a) Decompondo-os em moléculas simples b) Transformando-os em bolo.
Fósseis Encontram-se geralmente em rochas sedimentares Pressão Estratos- camadas de rochas sedimentares, paralelas entre si.
A medida do tempo e a idade da Terra
Os fósseis formam-se em rochas sedimentares.
Arquivos Históricos da Terra
A História da terra e da vida
Paleontologia Fossilização e Estratigrafia
A Terra conta a sua história Ciências Naturais__8 Ano.
Transcrição da apresentação:

Fósseis

vestígios (ou marcas) da actividade de organismos: Fósseis restos de organismos: - ossos dentes troncos chifres etc. vestígios (ou marcas) da actividade de organismos: - Deslocação: pegadas Habitação: galerias Reprodução: ovos fosseis Nutrição: coprólitos (fezes fossilizadas) organismos Totalmente conservados Organismos que viveram em épocas geológicas anteriores à actual!

Encontrei fósseis... ossos de dinossauro! Para que se forme um fóssil é necessário que as evidências sofram uma série de transformações químicas e físicas ao longo de um período de tempo. Assim, só se consideram fósseis os vestígios orgânicos com mais de 13.000 anos. Encontrei fósseis... ossos de dinossauro!

Exemplos de fósseis (restos de organismos) Troncos de árvores mineralizados Trilobite fossilizada Crânio do Smilodon Esqueleto de Archaeopterix

Exemplos de fósseis (organismos totalmente preservados) Mamute preservado em gelo descoberto na Sibéria. O gelo interrompe a actividade dos microorganismos decompositores e retarda a decomposição físico-química. Flor do Miocénico excepcionalmente preservada em sedimentos finos (Florissant, Colorado, EUA) Mosquito preservado em âmbar. O âmbar isola o organismo do contacto com o exterior. Borboleta preservada em sedimentos finos. É notável o grau de conservação de quase todo o organismo. Miocénico de Florissant, Colorado, EUA Garra de ave (Moa) com partes moles preservadas. A preservação ocorreu no interior de uma gruta com atmosfera seca e estéril.

Exemplos de fósseis (vestígios da actividade dos organismos) Ovos fossilizados pegadas Coprólitos galerias

Processos/Tipos de Fossilização MOLDAGEM MINERALIZAÇÃO MUMIFICAÇÃO OU CONSERVAÇÃO TOTAL Consiste na cópia da forma interna ou externa de um resto orgânico Consiste na substituição da matéria que constituía o organismo, por certos minerais que o “petrificam”, mas mantêm-se as suas características Consiste na conservação total de um organismo, por ter sido envolvido, de imediato, por uma substância que impede a sua decomposição

Formação de Pegadas

A Ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia [nome que deriva do grego palaios (antigo)+ontos (ser)+logos (tratado)]. Esta ciência estuda os organismos que viveram no passado da Terra sob todos os aspectos. Procura especialmente conhecer as relações entre os seres vivos, entre estes e o meio ambiente, e a sua ordem no tempo. A Paleontologia pretende conhecer do modo mais completo possível os seres vivos que antecederam os actuais: o seu modo de vida, as condições ambientais e bióticas nas quais se desenvolveram, as causas da morte ou da sua extinção, e as possíveis relações evolutivas entre eles.

Vida de paleontólogo... 2 1 3 4 5

A formação de um fóssil...

condições vantajosas para que ocorra fossilização... a existência de uma esqueleto ou parte duras o ambiente de fossilização seja aquático (os sedimentos que se depositam sobre o ser, ou sobre os seus vestígios protegem-no de predadores e da erosão) a abundância da espécie (quanto maior o nº de organismos, maior a possibilidade de fossilizarem)

Actualmente os fósseis são considerados instrumentos fundamentais: -na datação das rochas (através dos fósseis de idade, ex: trilobites) -na reconstituição dos ambientes e espécies do passado (através dos fósseis de fácies, ex: amonites) -no estudo da evolução das espécies

“Fósseis” Vivos São seres vivos que se mantiveram praticamente inalterados na sua forma ao longo de milhões de anos. Gingko Náutilo

Escala do tempo geológico Quando nos referimos à história da Terra não faz sentido medir o tempo em anos, pois os fenómenos geológicos são de longa duração.

Para medir o tempo, em Geologia, foi criada uma escala – A ESCALA DO TEMPO GEOLÓGICO Como é que foi criada essa escala? E no que é que ela se baseia?

A escala do tempo geológico divide o tempo em ERAS e baseia-se em acontecimentos geológicos da história da Terra e no estudo dos fósseis Por exemplo a extinção dos dinossauros marca o fim do Mesozóico e o início do Cenozóico

As Eras são ainda divididas em Períodos Por exemplo a Era Secundária ou Mesozóico divide-se em três períodos: Triássico Jurássico Cretácico O Jurássico foi a época em que reinaram os dinossauros, daí o nome do filme “Parque Jurássico”.

Era Terciária ou Cenozóico Era secundária ou Mesozóico Era Primária ou Paleozóico Pré-Câmbrico Era Quaternária (1,5 M.a. até aos nossos dias)