A obtenção de energia pela célula

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FERMENTAÇÕES E RESPIRAÇÃO CELULAR
Advertisements

Patrícia Rosa de Araujo
Fotossíntese e Respiração Celular
A energia nos seres vivos
Metabolismo Energético das Células
Prof. Waldemar Ernani Martins
Respiração Celular.
ORGANELAS CITOPLASMÁTiCAS Profº. CLAUDIO GIOVANNINI
RESPIRAÇÃO CELULAR.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
RESPIRAÇÃO AERÓBIA Depende fundamentalmente de um organóide citoplasmático denominado mitocôndria. MITOCÔNDRIA MEMBRANA INTERIOR MEMBRANA EXTERIOR CRISTAS.
Metabolismo Energético
Respiração Celular É o processo de conversão da energia contida em ligações químicas de moléculas em ATPs que podem ser usados nos processos vitais. A.
Metabolismo Celular Metabolismo:
CLOROPLASTOS E FOTOSSÍNTESE.
Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.
Metabolismo Energético Celular
Fotossíntese.
Metabolismo energético
FOTOSSÍNTESE. ADENOSINA (nucleotídeo) NUCLEOTÍDEO = adenosina monofosfato (AMP)Adenosina difosfato (ADP) Adenosina trifosfato (ATP) Adenina Fosfato.
AULA 07 FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO.
RESPIRAÇÃO CELULAR.
Metabolismo Energético da Célula
FOTOSSÍNTESE.
Respiração nas Plantas
Metabolismo Celular Metabolismo  conjunto de reações químicas que ocorrem no organismo. Reagentes Produtos Energia.
Biologia Departamento: Bioquímica
RESPIRAÇÃO CELULAR E FERMENTAÇÃO
MITOCÔNDRIA RESPIRAÇÃO CELULAR
METABOLISMO CELULAR  FERMENTAÇÃO & RESPIRAÇÃO.
Respiração Celular.
Apresentação desenvolvida pelo Prof. Bruno Cacique
FOTOSSÍNTESE.
FOTOSSÍNTESE.
Biologia 2.
Metabolismo energético
Metabolismo energético
FOTOSSÍNTESE.
Citoplasma organelas energéticas luz cloroplasto CO 2 + H 2 O C 6 H 12 O 6 + O 2 mitocôndria ENERGIA (ATP)
Plastos São estruturas citoplasmáticas que apresentam no seu interior
RESPIRAÇÃO AERÓBIA Depende fundamentalmente de um organóide citoplasmático denominado mitocôndria. MITOCÔNDRIA MEMBRANA INTERIOR MEMBRANA EXTERIOR CRISTAS.
METABOLISMO ENERGÉTICO
METABOLISMO CELULAR  FERMENTAÇÃO & RESPIRAÇÃO.
Fotossíntese Aula 12 Frente 2.
Fotossíntese e Respiração Celular
Biologia Celular Aula 9 e 10 Respiração Celular Aeróbia
Organelas e metabolismo energético da célula
Metabolismo dos Glicídeos Semi-extensivo Med-odonto
Fotossíntese Professor Heliomar.
METABOLISMO CELULAR  RESPIRAÇÃO.
O que é energia? Física: É a capacidade de realizar trabalho;
METABOLISMO MICROBIANO
Fotossíntese.
FOTOSSÍNTESE É realizada pelos seres clorofilados, representados por plantas, algas, cianobactérias e bactérias fotossintetizantes. Equação geral – eucariontes.
METABOLISMO DE CARBOIDRATOS
Metabolismo Energético
Metabolismo Energético PARTE 2
Organelas e Metabolismo
FOTOSSÍNTESE Profª Drª Elizabete M J Costa.
FOTOSSÍNTESE.
PROCESSOS ENERGÉTICOS: FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO
Respiração celular.
Células e energia Na fotossíntese, a energia luminosa é convertida em energia química contida em moléculas orgânicas. As moléculas orgânicas podem ser.
FOTOSSÍNTESE Marcio Barbieri.
QUIZ DE CIÊNCIAS.
Aulas 11 e 12 Biologia A – Caderno 2 Página 155.  Açúcares funcionam como combustíveis no interior das células  “queima” dos açúcares  Reações exotérmicas.
Transformação e utilização de energia pelos seres vivos Obtenção de energia 1.
PROCESSOS ENERGÉTICOS CELULARES
Metabolismo celular (Parte 1)
Obtenção de Matéria Seres Autotróficos.
Transcrição da apresentação:

A obtenção de energia pela célula

Como uma célula obtem energia? A energia é produzida com a quebra da matéria orgânica dentro de cada célula. É como se cada uma de nossas células ganhassem um pedacinho da comida com a qual nos alimentamos Esses processos ocorrem dentro da célula, em organelas as quais já conhecemos. Respiração celular Existem dois mecanismos principais de obtenção de energia a partir de matéria orgânica Fermentação Ainda temos que lembrar que as células de plantas e algas cianofíceas, tem a capacidade de sintetizar o próprio alimento, facilitando a obtenção de energia Duas organelas estão diretamente envolvidas com esses processos. Mitocôndrias Respiração Aeróbia Cloroplastos Fotossíntese Citosol Resp. Anaeróbia Fermentação

A Fotossíntese - Uma visão geral Síntese de matéria orgânica a partir de compostos inorgânicos simples É desencadeada em presença de clorofila e luz Anabólico  ocorre síntese de matéria orgânica É um processo Endotérmico  necessita de entrada de energia Os principais organismos fotossintetizantes são as plantas, cianobactérias, alguns protistas e bactérias fotossintetizantes (nas quais o processo é um pouco diferente). Fotossíntese em plantas, algas e protistas 6 CO2 + 12 H2O clorofila e Luz C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O Fotossíntese bacteriana CO2 + 2 H2S clorofila e Luz C6H12O6 + 2 S + H2O Com o estudo dessa bactéria, foi possível descobrir que o O2 originado na fotossíntese vem da fotólise da água e não do dióxido de carbono (CO2)

Os pigmentos fotossintetizantes Existem vários tipos de clorofila, que diferem ligeiramente entre si e absorvem a luz de modo mais eficiente em diferentes comprimentos de onda, dentro do espectro azul e vermelho. Clorofila A Clorofila B 4 tipos principais Clorofila C Bacterioclorofila Além das clorofilas, existem outros pigmentos envolvidos na absorção de luz, como os carotenóides (caroteno e xantofila) que ocorrem em plantas.

Em resumo Fotossíntese em plantas, algas e protistas 6 CO2 + 12 H2O clorofila e Luz C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O

O processo de fotossíntese O processo de fotossíntese dos eucariontes pode ser dividido em duas etapas: Etapa fotoquímica  Reações de claro Etapa química  Reações de escuro Em cada uma das etapas ocorrem várias reações

Comprovando o processo de fotossíntese A etapa fotoquímica Os produtos da etapa fotoquímica O2  liberado para o ambiente A etapa química Durante a etapa química o CO2 é utilizado para a produção do alimento, que no caso das plantas é a glicose. A glicose é mais conhecida como açúcar, ou mesmo carboidrato. Comprovando o processo de fotossíntese Como provar a produção de oxigênio por plantas

A respiração celular Constitui o principal processo pelo qual os seres vivos liberam energia. Catabólico  ocorre fracionamento (quebra) de matéria orgânica É um processo Exotérmico  ocorre liberação de energia Em eucariontes a respiração ocorre nas mitocôndrias enquanto que em procariontes, ocorre no citosol e na face interna da membrana plasmática. C6H12O6 + 6 O2 6 CO2 + 6 H2O + ATP Algumas bactérias utilizam nitrato, nitrito sulfato ou carbonos, substância que possuam oxigênio em suas moléculas, na falta do oxigênio atmosférico (O2). Logo esse processo caracteriza-se por respiração anaeróbia C6H12O6 + 4 NO3 6 CO2 + 6 H2O + 2 N2 + energia O processo de respiração dos eucariontes pode ser dividido em duas fases: Fase anaeróbia  glicólise (citosol) Fase aeróbia  Ciclo de Krebs e Fosforilação oxidativa (mitocôndrias)

Para que serve a respiração celular?

Para que serve a energia produzida?

A Fase Anaeróbia - Glicólise É a primeira fase do processo de respiração celular. A glicólise é um processo que ocorre tanto na respira-ção quanto nos processo de fermentação. Na glicólise, a glicose é convertida a piruvato, com liberação de hidrogênio e energia. Na ausência de oxigênio ocorre o desdobramento incompleto da glicólise, com a produção de diferentes moléculas orgânicas. O processo denomina-se fermentação. Fermentação Nesse processo há um saldo de apenas duas moléculas de ATP por molécula de glicólise degradada. Existem dois tipos de fermentação: a fermentação alcoólica e fermentação lática C6H12O6 2 CO2 + 6 C2H5OH + 2 ATP C6H12O6 2 C3H6O3 + 2 ATP Fermentação alcoólica Fermentação lática A fermentação alcoólica é a responsavel pela formação de vinho e outras bebidas fermentadas; enquanto que a fermentação lática pode ocorrer em humanos, como é o caso da câimbra, com a formação de ácido lático após intenso esforço físico.

A Fase Aeróbia – Ciclo de Krebs O ciclo de krebs inicia-se com a conversão de piruvato a Acetil coenzima A, que o substrato para as reações do ciclo. Ao penetrar na matriz mitocondrial, o piruvato (3C) e trans-formado em Acetil (2C), com liberação de CO2. O Acetil com-bina-se com a Coenzima A, formando enfim o Acetil CoA O CO2 liberado da respiração provém então da formação do acetil e do ciclo de krebs. Cada molécula de glicose dá 2 voltas pelo ciclo de krebs. Com a produção de 2 moléculas de ATP. A Fase Aeróbia – Fosforilação oxidativa O hidrogênio liberado reage com o oxigênio, formando a água, com liberação de energia. A energia é utilizada para a síntese de 34 moléculas de ATP, para cada molécula de glicose degradada

O metabolismo alimentar E quando nos alimentamos, o que acontece com os outros alimentos ? Todos os alimentos são constituidos de matéria orgânica, e por isso são imediatamente aproveitados pelo organismo. Analisando as reações podemos verificar que: Proteínas, podem ser convertidas a carboidratos e ácidos graxos Carboidratos, poder ser convertidos a ácidos graxos

A fonte de energia Fonte imediata de energia  ATP Fonte mediata de energia  glicose