A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Respiração celular.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Respiração celular."— Transcrição da apresentação:

1 Respiração celular

2 Todos os seres vivos(vegetais, animais, fungos, seres protistas e moneras) respiram. A respiração celular é o fenômeno através do qual as células obtêm energia para os processos fisiológicos e sobrevivência

3 Seres Produtores Também chamados de AUTÓTROFOS.
São capazes de produzir o próprio “alimento”, através do processo da FOTOSSÍNTESE

4 Seres Consumidores Também chamados HETERÓTROFOS.
Não produzem seu próprio alimento e precisam se alimentar de autótrofos ou outros heterótrofos para obter energia necessária à sua sobrevivência.

5 Como a energia é armazenada na célula?
Nas ligações fosfato da molécula de ATP.

6 ATP ATP = Adenosina tri-fosfato
Armazena nas suas ligações fosfatos a energia liberada na quebra da glicose. Quando a célula precisa de energia para realizar alguma reação química, as ligações entre os fosfatos são quebradas, energia é liberada e utilizada no metabolismo celular.

7 Aceptores intermediários de H
NAD e FAD são aceptores intermediários de hidrogênio, ligando-se a prótons H+ “produzidos” durante as etapas da respiração e cedendo-os para o oxigênio, que é p aceptor final de hidrogênios

8 Processos de liberação de energia:
Aeróbios: ocorre com a participação do oxigênio. Ele é o aceptor final de elétrons e hidrogênios. Anaeróbios: Também chamado de FERMENTAÇÃO. Acontece sem a utilização de oxigênio. Os aceptores finais dependem do tipo de fermentação.

9 MITOCONDRIA Estruturas cilíndricas, compostas de duas membranas sendo que a interna possui as cristas (responsáveis pela produção de energia química na forma de ATP). Possui material genético (DNA) próprio                                                                  

10 II- Tipos de respiração celular:- anaeróbia ou fermentação e aeróbia.
Respiração anaeróbia:- ocorre na ausência de oxigênio, realizada por bactérias e fungos unicelulares, sendo um processo de obtenção de energia a partir de substâncias orgânicas(glicose). É o processo de degradação incompleta de substancias orgânicas com liberação de energia e realizada principalmente por fungos e bactérias.

11 Exemplos de respiração anaeróbia:-
· Fermentação alcoólica-aplicado industrialmente na produção de cerveja(Saccharomyces cerevisae) e na fabricação de pães e bolos(leveduras). Glicose - microrganismo - álcool etílico - CO2 - ATP. · Fermentação lática - usada na produção de coalhada, iogurtes, queijo(lactobacilos) e em atividades musculares intensas, o que provoca dores musculares. Glicose - microrganismo - ácido pirúvico - ácido lático - ATP. · Fermentação acética - ocorre na produção do vinagre ou de ácido acético, pela ação de bactérias. Ácido pirúvico - microrganismo - ácido acético - CO2 - ATP. OBS:- O rendimento energético por molécula orgânica fermentada é de 2 ATP.

12 Fermentação Alcóolica
Utilização pelo homem: Produção de Bebidas alcóolicas

13 Fermentação Alcóolica
Utilização pelo homem: Produção de pães e bolos - fermento biológico

14 Fermentação Láctica Utilização pelo homem: Produção queijos e iogurtes

15 Respiração Aeróbica processo pelo qual a glicose é degradada em CO2 e H2O na presença de oxigênio. Rendimento  é maior do que na fermentação  38 ATPs por molécula de glicose quebrada.

16 Mitocôndria Formada por 2 membranas.
Membrana externa é lisa e controla a entrada/saída de substancias da organela. Membrana interna contém inúmeras pregas chamadas cristas mitocondriais, onde ocorre a cadeia transportadora de elétrons. Cavidade interna é preenchida por uma matriz viscosa, onde podemos encontrar várias enzimas envolvidas com a respiração celular, DNA, RNA e pequenos ribossomos. É nessa matriz mitocondrial que ocorre o ciclo de Krebs.

17 Mitocôndria

18 Oxidação aeróbica Fotossíntese
Etapas iniciais (Glicólise): no citosol, sem presença de O2 Etapas finais: na mitocôndria (nos eucariotos), com presença de O2 Gera maior parte do ATP Fotossíntese Nas folhas (cloroplastos)

19 c) Respiração aeróbia:
- apresenta três fases-Glicólise ou formação de piruvato, Ciclo de Krebs e Cadeia respiratória. · Glicólise:- A glicose ou outra substância orgânica sofre uma série de reações de lise, culminando com a formação de ácido pirúvico. As enzimas desidrogenase e descarboxilase atuam nesta etapa. A glicólise ocorre no hialoplasma celular e com rendimento energético de 2 ATP. Durante a glicólise forma-se ATP a partir de ADP e fosfato(Pi), fenômeno denominado de fosforilação oxidativa. A glicólise é um fenômeno que ocorre tanto na respiração aeróbia quanto na anaeróbia.

20 · Ciclo de Krebs:- O ácido pirúvico, ainda no hialoplasma, transforma em ácido acético que é transportado para o interior da mitocôndria(matriz mitocondrial) na forma de acetil coenzima-A, que combina-se com o ácido oxalacético, formando o ácido cítrico. O ácido cítrico sofre várias reações químicas, formando como produto final o ácido oxalacético. O acetil é quebrado em CO2 e íons H+. Os íons H+ reagem com o NAD(nicotinamida-adenina-dinucleotídeo), originado o NADH2. O rendimento energético desta fase é de 2ATP. · Cadeia respiratória:- Esta fase ocorre nas cristas mitocondriais, onde são encontradas substâncias aceptoras de elétrons(FAD-flavina-adenina-dinucleotídeo os citocromos b, c, a e a3-proteínas que possuem ferro-transportadoras de elétrons). Nesta etapa ocorre formação de moléculas de água e 32 moléculas de ATP. Obs:- O rendimento total para cada molécula de glicose durante a respiração aeróbia é de 36 ATP.

21

22 Resumo metabolismo gerador de energia das mitocôndrias

23


Carregar ppt "Respiração celular."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google