Determinando Resistências Elétricas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instrumentos de Medição
Advertisements

Medida da resistência do circuito de terra
Medida da resistência do circuito de terra
TIPOS DE CORRENTE ELÉTRICA
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Prof. MSc. Renato Medeiros
Associação de resistores
Prof. Msc. Jeferson José Gomes UTFPR-PG - COELE
CORRENTE E RESISTENCIA ELÉTRICA
Eletrostática. Professor:Antenor
INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELÉTRICAS
Corrente elétrica.
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
Introdução às Medidas em Física a Aula
Introdução às Medidas em Física a Aula
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Potencial elétrico em um condutor em equilíbrio eletrostático
Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento.
Montagem e Manutenção de Computador I
CORRENTE ELÉTRICA.
Potência elétrica.
Potência elétrica.
Instrumentos analógicos de medida directa em corrente alterna.
Introdução aos Circuitos Elétricos Aula 2
CSM TAP.
ESGB EI2 – EFA 2009/2012.
Física Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
GERADORES P I L H A Geradores
Eletricidade e Mecânica
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Entendendo a Eletricidade Revisão: C
MEDIDORES DE CORRENTE CONTÍNUA
Associações de resistores
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Eletrodinâmica
Laboratório 1 Medidas e Incertezas Universidade Federal de Itajubá ICE – DFQ Disciplina de Metodologia Científica Em 3 de Dezembro de 1999, a sonda Mars.
MEDIDAS ELÉTRICAS Prof. Samuel Bettoni.
Aula 06: Circuitos em série Prof. Diovani Milhorim
ELETRICIDADE.
Teoremas de rede Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Associação de Resistores
Eletricidade Aula 13.
Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento.
Aula 03: Resistência elétrica e leis de ohm Prof. Diovani Milhorim
Eletricidade Aula 9.
Eletricidade Aula 11 Lei de Ohm
Lei de OHM DIFERENÇA DE POTENCIAL (d.d.p). Lei de OHM DIFERENÇA DE POTENCIAL (d.d.p)
1. Na maior parte das residências que dispõem de sistemas de TV a cabo, o aparelho que decodifica o sinal permanece ligado sem interrupção, operando com.
Física Experimental III – aula 1
Eletricidade Aula 8.
Física Experimental III – aula 3
Física Experimental III – aula 2
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores O SCR Eletrónica de potência – dispositivos Autor Nome do Aluno.
Aula 03: Resistência elétrica e leis de ohm Prof. Diovani Milhorim
Corrente Elétrica.
Simulação circuitos 2.3. Intensidade de corrente e choques elétricos 2.4. Resistência elétrica e Lei de Ohm 2. Circuitos elétricos e eletrónicos.
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
ASSOCIAÇÕES DE RESISTORES
MEDIDAS ELÉTRICAS MEDIÇÃO DE CORRENTE ELÉTRICA
Associação de Resistores
Massa Específica de um Sólido
Eletricidade Geral Aula 8 Marcelo Machado da Costa.
Resistores Professor John Disciplina Física C.
Corrente Elétrica e Resistores
Capítulo 3 - Circuitos e medições elétricas
II. Resistência elétrica
PSI3012 – Introdução à Eletricidade e Eletrônica Profa. Roseli de Deus Lopes 2o. sem Aula 3.
1. Os passarinhos, mesmo pousando sobre fios condutores desencapados de alta tensão, não estão sujeitos a choques elétricos que possam causar-lhes algum.
CIRCUITOS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III Prof. Bruno Farias.
PSI3012 – Introdução à Eletricidade e Eletrônica Profa. Roseli de Deus Lopes 2o. sem
Transcrição da apresentação:

Determinando Resistências Elétricas Universidade Federal de Itajubá ICE – DFQ Disciplina de Metodologia Científica Experiência de hoje Objetivos: Efetuar medidas diretas de voltagem e corrente elétrica; Efetuar medidas indiretas de resistência elétrica; Aprender a utilizar corretamente um multímetro; Aprender a expressar uma medida digital; Expressar corretamente estas medidas, erros e unidades. Laboratório 5 Determinando Resistências Elétricas Um bipolo elétrico é um elemento passivo de circuito elétrico, com dois terminais acessíveis, submetido a uma diferença de potencial (tensão elétrica) e pelo qual passa uma corrente elétrica. São exemplos os resistores, lâmpadas, fios condutores, diodos, dedos tocando em tomadas, dentre outros. A resistência elétrica é a propriedade física que relaciona a tensão aplicada ao bipolo e a corrente que o atravessa; formalmente: A resistência está associada às propriedades microscópicas do material e à forma do bipolo. A expressão acima é sempre válida. Entretanto, quando R é constante para um determinado intervalo de variação de V e I, dizemos que o bipolo está em um regime de condução ôhmico. Materiais: - Fonte elétrica; Multímetro analógico Minipa; Multímetro digital HGL; Bipolo elétrico; Matriz de Circuito; Folha de dados (INDIVIDUAL!!!). Sobre Circuitos e Medidas: Sempre que efetuamos uma medida, nós interferimos com a própria grandeza a ser medida. Em circuitos elétricos isso é mais evidente. É impossível medir a voltagem e a corrente elétrica em um bipolo sem criar divisores de tensão ou de corrente; Um voltímetro é sempre utilizado em paralelo (por fora do circuito) e tem uma resistência interna grande (~100k), a fim de minimizar a corrente por passa por ele; Um amperímetro é sempre utilizado em série (por dentro do circuito) e tem uma resistência interna pequena (~2), a fim de minimizar a queda de tensão nele; Na Figura 1 temos o circuito de tensão real, no qual o voltímetro mede a tensão real no bipolo, mas o amperímetro mede a corrente do bipolo, mais a corrente que passa pelo voltímetro. Neste caso, o valor de R medido será sistematicamente menor do que o real.    

    A mais… FAÇA e/ou ANOTE NA FOLHA DE DADOS: Mexa na fonte até o voltímetro mostrar o valor sugerido. Anote o valor de tensão e o de corrente, com os respectivos erros (ver Dicas para o HGL). Calcule o valor de R para cada um dos 7 pares de medidas. Calcule o valor de R médio e o desvio percentual de cada uma das 7 medidas em relação à média e conclua se o bipolo atua em regime ôhmico ou não. DESLIGUE A FONTE. Monte o circuito de corrente real (Figura 2) , ligue a fonte quando estiver certo da montagem e repita os passos 4 a 7. Note que basta mudar de posição apenas uma ponta de prova do voltímetro. Figura 1 – Circuito de Tensão Real - Na Figura 2 temos o circuito de corrente real, no qual o amperímetro mede a corrente real do bipolo, mas o voltímetro mede a tensão do bipolo, mais a tensão do amperímetro. Neste caso, o valor de R medido será sistematicamente maior do que o real. DICAS: O limite de erro (le) de um instrumento digital pode ser dado de duas formas:  através da classe (indicada no manual do instrumento): ex: também chamado de máximo desvio instrumental.  através de erro percentual da medida mais um número adicionado ao último A.S. (indicado no display): Figura 2 – Circuito de Corrente Real FAÇA e/ou ANOTE NA FOLHA DE DADOS: Verifique se a fonte está desligada, se não estiver DESLIGUE-A. Caracterize o voltímetro (Minipa) e o amperímetro (HGL) utilizados, anotando na folha de dados as características requisitadas. Monte o circuito de tensão real (Figura 1) e ligue a fonte quando estiver certo da montagem. Serão necessárias 7 medidas de pares Tensão  Corrente. A primeira linha da Tabela 1 da Folha de Dados fornece os valores de referência de voltagem. A mais… http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/corrente/lei_ohm_resist_eletrica/ (itens 9 a 24) http://ltodi.est.ips.pt/joseper/IM/Evolu%C3%A7%C3%A3o%20da%20Tecnologia%20de%20Medida.PDF http://www.ee.pucrs.br/~jorgef/instrumentacao/AULA6_INSTRUMENTACAO.pdf    