Computação Gráfica: Aula6: Iluminação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mauricio Cunha Escarpinati
Advertisements

Luz É a energia que se propaga por ondas eletromagnéticas.
Óptica e Reflexão da Luz
Modelos de ILuminação Alex F. V. Machado.
Prof.: Raphael Carvalho
Introdução à Computação Gráfica Colorização
Iluminação e Sombreamento
Reflexão de uma superfície
INF 1366 – Computação Gráfica Interativa Iluminação e Shading
A terceira dimensão.
Computação Gráfica: Aula8: Iluminação
Computação Gráfica: Aula6: Iluminação
Visão Computacional Imagem: Reflexão
Óptica Geométrica Estuda a propagação da luz sem preocupar-se
An Improved Illumination Model for Shaded Display
Iluminação e FotoRealismo: BRDF e Equação de Rendering
Computação Gráfica Iluminação.
Prof.: Raphael Carvalho
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Física Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Chama-se espelho esférico o que tem a forma de uma calota esférica.
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução
ÓPTICA FÍSICA: Estuda os fenômenos luminosos cuja explicação depende das teorias relativas á natureza da luz (onda ou partícula). GEOMÉTRICA: Estuda os.
Professor: Diones Charles
AS CORES DOS OBJETOS A luz branca é uma mistura de todas as cores.
ÓPTICA Desde os tempos remotos a natureza da luz intrigou os cientistas. Isaac Newton apresentou a teoria corpuscular da luz onde se afirma que a luz é.
2 – Propriedades e Aplicações da Luz
Óptica Geométrica Princípios da propagação da luz
Modelos de reflexão Trabalho 1 Pablo Bioni.
Carlos Oliveira Modelos de Reflexão.
Visão Computacional Shape from Shading
Ray Tracing Felipe Baldino Moreira Fundamentos de Computação Gráfica
Estimação da direção de múltiplas fontes de luz Baseado no artigo Estimation of Illuminant Direction and Intensity of Multiple Light Sources, de W. Zhou.
Visão Computacional Formação da Imagem
Belo Horizonte (MG), junho de 2004
Óptica e Reflexão da Luz
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
Iluminação e Sombreamento
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
Thiago Aurélio Prof. Dr. Paulo Roberto Gomes Luzzardi
Reflexão Prof. Dr. Paulo Roberto Gomes Luzzardi Ucpel-BCC
Ray Tracing Anderson Tavares Bacharelado em Ciência da Computação
26 Reflexão da luz LUZ| Fenómenos óticos.
Professor: Fábio Raimundo Disciplina: Física Semi - Extensivo Espelhos
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução:
Computação Gráfica – Iluminação
2.2.2 Fenómenos ondulatórios
Diagnóstico por Imagem.
Computação Gráfica – Iluminação
Image Based Cartoon Style Rendering Jeronimo Silvério Venetillo Fabio Issao Nakamura.
Propagação da luz em um meio Reflexão Refração Modelos de fonte de luz
ÓPTICA.
Conforto Ambiental: Iluminação.
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS V
FENÔMENOS ÓPTICOS E ESPELHO PLANO
Visão Computacional Formação da Imagem Radiometria
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
(Os risquinhos representam a parte de trás do spelho)
Reflexão da Luz Espelho Plano.
Apresentação 2 Aumento do realismo : texturas e sombras, evolução dos modelos de reflexões locais.
PEE 5789 Conceitos Avançados de Síntese de Imagens AULA 02 Modelos Locais de Iluminação Marcio.
Comportamento e Natureza da Luz
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
Computação Gráfica: Aula6: Iluminação
Professor: Diones Charles
REFLEXÃO DA LUZ î r Ponto de incidência raio incidente
Introdução à Computação Gráfica Iluminação
Apresentação e Aplicações de Óptica Geométrica (ENEM/UERJ)
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Transcrição da apresentação:

Computação Gráfica: Aula6: Iluminação http://www.fei.edu.br/~psergio psergio@fei.edu.br

Emissores Fotométricas: pontual (uma única lâmpada), linear (lâmpadas com determinado comprimento como as fluorescentes convencionais) ou áreas iluminadas (painéis luminosos). Exemplo de uma luz fotométrica e seu sombreamento:

Trajetória dos raios de luz de uma luz omni Emissor Omni Uma luz omni lança os raios em todas as direções de uma origem única podendo criar sombras e projeções. Trajetória dos raios de luz de uma luz omni

Emissor Direcional (Direct Light) Raios de luzes direcionais paralelos iluminam, em uma direção única, como o sol faz na superfície da Terra . As luzes direcionais são principalmente usadas para simular luz solar.Você pode ajustar a cor da luz, posição e girar no espaço 3D.

Emissor Refletora (Spot Light) Um refletor lança um raio de luz focado levemente como uma lanterna ou um farol. Esse tipo de emissor pode ser mapeado para produzir o efeito da luz como o utilizado no filme Batman

ra = propriedade física da superfície Reflexão Ambiente A reflexão ambiente atinge as superfícies igualmente em todas as direções, a partir de uma fonte de luz difusa. Em ambientes reais, há superfícies que não são iluminadas diretamente mas também não são completamente escuras. Luzes geradas por reflexão em outras superfícies servem para iluminar essas áreas. Exemplo de um Modelo simples de iluminação: Ia = intensidade ra = propriedade física da superfície Reflexão ambiente aplicada à uma cena

Modelo simples de reflexão ambiente

Reflexão Difusa Uma superfície é definida como um difusor perfeito se ela é capaz de refletir a radiação incidente igualmente em todas as direções. Isso significa que a quantidade de radiação visível (luz) refletida e percebida pelo olho humano não depende da posição do observador

Modelos de Iluminação

Sombreamento (Shading) Em Computação Gráfica, a manipulação da luz assume um papel fundamental no aspecto realístico da apresentação. Os efeitos da luz sobre as superfícies e seus materiais, o obscurecimento de superfícies em função de sua posição, orientação e características da luz são, portanto, peças-chave.

Modelo de Sombreamento Constante No modelo de sombreamento constante, aplica-se o cálculo da componente de luz refletida apenas uma vez por superfície plana da imagem, determinando-se um único valor de cor e intensidade da luz refletida que é utilizado para o preenchimento de toda a superfície. Essa técnica é chamada também de flat shading, faceted shading ou constant shading e é usada mais freqüentemente em primitivas poligonais. Essa aproximação somente é aceitável se for possível supor que: 1. A fonte de luz localiza-se no infinito, fazendo com que o ângulo de incidência de cada um dos raios de luz que compõem o feixe de luz incidente possua o mesmo ângulo ao longo de toda a superfície plana:

Modelo de Sombreamento Constante 2. O observador localiza-se no infinito, assim os raios de luz que compõem o feixe de luz refletida da superfície plana e que atingem o observador têm o mês mo ângulo 3. As superfícies são representações de objetos realmente formados por faces planas e não apenas aproximados por faces planas

Sombreamento de Gouraud Uma alternativa à técnica de sombreamento constante foi proposta por Henri Gouraud em 1971. O método de Gouraud aplica a iluminação em um subconjunto de pontos da superfície e interpola a intensidade dos pontos restantes na superfície. Usualmente, os vértices de cada uma das faces poligonais da superfície plana que representa o objeto são utilizados para o cálculo da luz refletida aplicando-se, então, interpoladores lineares para o cálculo da luz nos demais pontos da superfície. No caso de uma malha triangular, normalmente o modelo de iluminação é aplicado em cada vértice do triângulo e os tons no interior do triângulo são linearmente interpolados destes valores de vértice.

Modelo de Gouraud

O Modelo de Phong Outra técnica bastante difundida para o cálculo da componente de luz refletida foi proposta por Bui-Tuong Phong (1942-1975). [PHONG, 75], que propôs a interpolação linear dos vetores normais para o cálculo do sombreamento, como posterior cálculo da iluminação. Ao contrário do modelo de Gouraud, que interpola as intensidades da luz refletida, o modelo de Phong interpola a variação do ângulo de incidência do feixe de luz na superfície, possibilitando a determinação de pontos de reflexão especular afastados das extremidades dos polígonos.

Suavização Geométrica: Gouraud X Phong Gouraud: O highlight se espalha pelo objeto. Phong: O highlight é mais bem definido. Além disso, não há mais a impressão de que o highlight se movimenta conforme a rotação do objeto. O motivo disto é que os objetos não são facetados e, portanto, o ponto em que o "highlight" deve aparecer está sempre na mesma posição em relação ao observador.

Suavização Geométrica: Gouraud X Phong