Alexandre Tolstenko Nogueira

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Transcrição da apresentação:

Alexandre Tolstenko Nogueira Animação 2D Alexandre Tolstenko Nogueira alexandre@tolstenko.net http://tolstenko.net

Sinopse Apresentação Sprite Função SpriteBatch.Draw() Classe de Animação2D Automatizando nossa classe Referências Agradecimentos

1. Apresentação

2. Sprite Definição: Objetivo: Formatos usados: Do latim spiritus, significando "duende", "fada“. Objetivo: Simular objetos 2,5D ou 3D. Formatos usados: Qualquer formato que possua transparência (ex.: png) Qualquer formato sem tranparencia, mas com um fundo de cor fixa (ex.: jpg) Em computação gráfica, um sprite (do latim spiritus, significando "duende", "fada") é um objeto gráfico bi ou tridimensional que se move numa tela sem deixar traços de sua passagem (como se fosse um "espírito").[1] Os sprites foram inventados originalmente como um método rápido deanimação de várias imagens agrupadas numa tela, em jogos de computador bidimensionais, usando hardware especial. A medida que a performance dos computadores melhorou, esta otimização tornou-se desnecessária e o termo evoluiu para referir-se especificamente às imagens bidimensionais que eram integradas numa determinada cena, isto é, figuras geradas por hardware ou software eram todas referenciadas como sprites. A medida que gráficos tridimensionais tornaram-se mais comuns, o termo passou a descrever uma técnica elementar de simulação de imagens em 2.5D ou 3D que prescinde do uso de renderizações complexas.[1]

Transparente

Opaco

M-M-M-MONSTER KILL

2. Sprite Estranho? Não Precisa! Cadê o Link andando para a esquerda? Basta inverter ele andando para a direita.

2. Sprite Frame É um quadro ou retâgulo do sprite que é exibido como se fosse uma imagem independente. É como se colocassemos um papel com um furo retangular que cobrisse o sprite inteiro e movessemos esse papel sobre o sprite: Veremos apenas aquilo que estiver dentro do quadro. Se olharmos apenas para o quadro, e o mesmo saltar em imagens sequenciais, veremos uma Animação2D!!!

2. Sprite

2. Sprite Quadros que andam

2. Sprite Funcionamento: A imagem inteira é carregada para a memória na etapa de carregamento do jogo. Apenas um “Frame” da imagem é exibido por vez. A cada X clocks do game, o quadro pula para uma nova posição.

2. Sprite Qual o melhor sprite? (Suponha que ambas tenham a mesma quantidade de frames) Para o programador? Lembra dos quadros que andam? Para o cartucho? A primeira figura é mais compacta e ocupa menos espaço nos cartuchos

3. SpriteBatch.Draw() É uma função com vários “overload” Irei mostrar apenas um. Tarefa de casa: conhecer os outros “overload”. Assinatura: SpriteBatch.Draw(Texture2D, Rectangle, Nullable<Rectangle>, Color) Uso: spriteBatch.Draw(spriteSheet, destinationRect, sourceRect, Color.White);

3. SpriteBatch.Draw() (X,Y) Height Rectangle(X, Y, Width, Height)

3. SpriteBatch.Draw() Vide projeto exemplo1. Altere o valor do inteiro na linha 33: “int spriteWidth = 64;” e veja o erro que ocorre. Isso ocorrerá com muita frequencia Vide projeto exemplo1_mod. Outro sprite com outra animação Vide Projeto exemplo1_mod2 Vide cor de transparencia definida para o branco

4. Classe de Animação 2D Vide projeto exemplo2.

5. Automatizando nossa Classe Vide projeto exemplo3.

6. Referências ShyGuy Kingdom PlanetRenders XNAfusion MSDN

7. Agradecimento spriteBatch.DrawString( Arial, "Obrigado Pela Atenção!", positionVect, Color.Black);