Agrupamento de Escolas da Bemposta

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Receita Como Fazer Um Anão?
Advertisements

                                                                                                                                               Escultura.
Reciclar significa reaproveitar o que já existe e não devastar novamente o meio ambiente para o fabrico de novos produtos, reduzindo o impacto ambiental.
Procura-se o autor Tomar cerveja em copo de requeijão. Esquentar a ponta da bic para ver se ela volta a funcionar. Andar pendurado na porta do ônibus.
O que você vê? A cara de um índio... ou um esquimó entrando em uma caverna???
Para não ficar indiferente diante das belezas da vida.
XX Encontro de Educadores Oficina: Confecção de Materiais Didáticos Manipuláveis Para o Ensino de Geografia. Priscila G. de Leonardo Moura Silva-Professora.
Por Cybele Meyer. CLIQUE EM INICIAR – TODOS OS PROGRAMAS ESCOLHA O Windows Movie Maker Vai abrir a tela para se trabalhar.
COMO FAZER MAPAS MENTAIS. Como fazer mapas mentais? Material Folha A4 O melhor mapa mental para se aprender é o que é feito a mão, o material que uso.
Caminhada da Quaresma 2017 “Ao ritmo da liturgia dominical
6ºC.
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA “OBMEP NA ESCOLA”
Unidade 5 / CAPÍTULO 24 Introdução ao estudo da Óptica e Natureza da Luz Professor: ISRAEL AVEIRO
Óptica Física Anne L. Scarinci
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
LISTA DE MATERIAL ESCOLAR 1º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL I (6 anos)
Antigas brincadeiras.
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
Mise en Place e sugestões low cost para decoração das mesas
As cores do Inverno Traduzido e adaptado por Maria Jesus Sousa (Juca)
PESCARIA MAGNÉTICA a causa das coisas
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
PARIDADE Dizemos que dois números inteiros têm mesma paridade, quando são ambos pares ou ambos ímpares.
Ventilador USB Portátil
Passo a Passo.
NATAL ! “Maria, tu serás a Mãe do Filho de Deus” Maria diz: SIM
Vamos fazer Um postal De Natal?
¿Vamos fazer um postal de Natal?
Manias de Pobre... Procura-se o autor.
Programação Orientada a Objetos II
Vamos fazer um Cartão de Natal?
HOJE IREI EXPLICAR COMO QUE SE DEVE SEPARAR O LIXO PARA A RECICLAGEM.
Primeiro, clique na estrela que está no topo da árvore para acendê-la!
SONORIZADO E AUTOMÁTICO
O PINTOR Em cada página deverás seleccionar o botão que tu achas que corresponde à resposta correcta ou carregar em continuar... Poderás utilizar material.
A HISTÓRIA DA ÁRVORE DE NATAL
OFICINA IMPRESS AIDA ROSA DIEGUEZ SABIO – - CRTE – CORNÉLIO PROCÓPIO
¿Vamos fazer um postal de Natal?
SONORIZADO E AUTOMÁTICO
Xico, O campeão da reciclagem
A Lenda dos Ovos de Páscoa
PLANO DE AULA ANO DE ESCOLARIDADE: 2º ANO TEMA: MEU MUNDO MERECE CUIDADOS COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS E ARTES. Angélica dos Santos.
GRANDE ABRAÇO Coloque uma música de fundo e peça para que os alunos andem aleatoriamente.  Ao desligar ou baixar o som, os alunos devem procurar um.
As 34 MANIAS DE POBRE.....
Será que a luz passa?.
RECICLAGEM Maria Fialho.
Modulo III – Designer Gráfico
Vamos fazer Um postal De Natal?
Pesquisa realizada por Luiza Pontes
CADERNO - TOQUINH0 –.
A Lenda dos Ovos de Páscoa
O NATAL em antigos CARTÕES POSTAIS
¿Vamos fazer um postal de Natal?
Xico, O campeão da reciclagem
¿Vamos fazer um postal de Natal? Clica aqui.
¿Vamos fazer um postal de Natal?
A HISTÓRIA DA ÁRVORE DE NATAL
VAMOS BRINCAR....
1 Pegue dois bastões de madeira. Eles devem ter mais ou menos o comprimento de seu antebraço, a distância de seu cotovelo ao pulso ou cerca de 1.9 a 2.5.
Xico, O campeão da reciclagem
Northwind traders Quem somos Legenda da brochura ou slogan da empresa
¿Vamos fazer um postal de Natal?
Jesus é amigo de todas as pessoas
OS CAMINHOS DO LIXO -DI=O LIXO AO LUXO
Título Subtítulo.
Manias de Pobre... Procura-se o autor.
Qual a fórmula para calcular a área de um trapézio? Qual a fórmula para calcular a área do losango? Calcule a área da figura. Volte duas casas! Volte ao.
1 Representa no geoplano figuras a teu
Reinaldo Basile Junior
Transcrição da apresentação:

Agrupamento de Escolas da Bemposta NATAL SEM RESIDUOS

Já nos encontramos em plena época natalícia e, mesmo para os mais resolutos, é difícil resistir ao apelo consumista que acompanha a época.

De repente, temos, outra vez, uma pilha gigantesca de presentes junto à árvore de Natal.

Mas, nos dias seguintes ao Natal, esta imagem repete-se um pouco por todo o lado: caixotes do lixo a transbordar de resíduos valorizáveis.

Vamos tentar fazer algo diferente este ano? Que tal transformar os nossos pequenos consumidores em anjos da guarda do ambiente e tornar a época mais verde? Vamos trabalhar para um Natal sem resíduos?! Sensibiliza os teus colegas e tira ideias para fazer em casa. Ao seres ecologicamente responsável podes reduzir os resíduos da tua família neste Natal. Para isso basta utilizares algumas destas dicas nos presentes que irás oferecer.

ÁRVORE DE NATAL MATERIAL Jornais velhos | Cola | Palito Restos de cartolina, capas de revista... | Lápis, tesoura, cola   PROCEDIMENTO Dobrar as folhas de jornal do tamanho desejado para a base da árvore; Ir sobrepondo camadas de folhas dobradas, desencontradas; Colocar um pouco de cola entre cada camada; Diminuir o tamanho das folhas de forma a ficar com o aspeto de pinheiro; Desenhar a estrela e colar um palito na mesma; Colocar a estrela no topo da árvore; Se quiseres podes utilizar um pau de espetada no centro da árvore em vez de cola.

ÁRVORE DE NATAL MATERIAL Livros ou revistas velhas Lata de tinta spray Purpurinas   PROCEDIMENTO Dobrar as folhas, uma a uma, como mostra a imagem; Abrir as folhas de forma à árvore se manter de pé e estar igual de todos os lados; Pintar da cor desejada Ainda com a tinta fresca deitar as purpurinas.

ÁRVORE DE NATAL MATERIAL Fitas de embrulho Papel de embrulho Pauzinho de espetada Pequeno tronco ou rolha Lápis, tesoura, cola, molde estrela   PROCEDIMENTO Dobrar a fita de de embrulho em voltas cada vez mais pequenas de forma a fazer o efeito de um pinheiro; Espetar o pau de espetada no centro da fita (se for necessário fazer um furo primeiro); Espetar o pau numa rolha ou num tronco; Desenhar uma estrela e colar no topo do pau.

ENFEITES MATERIAL Ramos ou pedacinhos de madeira Cordão (aproveitar de roupas antigas, presentes...) Botão vermelho Restos de cartolina branca ou olhinhos Cola   PROCEDIMENTO Posicionar os ramos de forma a formar um pequeno triângulo; Colocar pequenas gotas de cola onde os ramos se encontram; Desenhar os olhos na cartolina; Colocar a os olhos e o nariz; Cortar um pouco de cordão e colar em cima.

ENFEITES MATERIAL Rolhas Fitas de tecido e cordão (aproveitar de roupas antigas, presentes...) Arame dos cadernos de argolas Pionés Tesoura, cola, marcadores   PROCEDIMENTO Cortar uma rolha em 3 partes iguais; Colar um dos pedaços pequenos na rolha inteira; Colocar o pionés na rolha pequena: Pintar o pionés de vermelho e desenhar a boca e os olhos da rena; Colar um laço, o cordão e um pedaço de arame (a imitar as hastes) no topo da rolha.

ENFEITES MATERIAL Caricas Fitas de tecido (aproveitar de roupas antigas, presentes...) Botão (aproveitar de roupas velhas) Tesoura, cola, marcadores   PROCEDIMENTO Colar 3 caricas em cima duma fita, deixando um laço no topo (para pendurar na árvore); Na carica do topo desenhar os olhos, nariz e boca do boneco de neve; Na carica do meio desenhar os botões; Colar uma fita e um botão a fazer de cachecol.

ENFEITES MATERIAL Ramos ou tronquinhos Fitas de tecido (aproveitar de roupas antigas, presentes...) Cordão   PROCEDIMENTO Dar um nó com a fita, na zona inferior do pauzinho; Continuar a colocar fitas diferentes, com pequenos nós, cada vez mais pequenas, até chegar ao cimo do pauzinho; Atar o cordão no topo do pau de forma a ficar uma volta que dê para pendurar na árvore de Natal.

ENFEITES MATERIAL Molas velhas Pedacinhos de lã, fitas, cordão... Tesoura, cola, marcadores   PROCEDIMENTO Pintar as molas de branco; Desenhar os olhos, boca e botões; Colar um pedaço de lã no nariz; Dar uma volta com lã a fazer de cachecol.

POSTAIS DE NATAL MATERIAL Botões velhos de diferentes cores e tamanhos Cola Restos de cartolina Lápis, tesoura, cola, marcador preto   PROCEDIMENTO Cortar a cartolina do tamanho desejado para o postal; Desenhar pequenas linhas e laços a diferentes alturas no topo do cartão; Colar os botões no final das linhas.

PRESÉPIO MATERIAL Colheres velhas Pauzinho de espetada Cordão Cartolina ou papel Lápis, tesoura, cola, tintas   PROCEDIMENTO Desenhar as caras do menino Jesus, Maria e José nas colheres; Pintar cada uma das colheres; Enrolar o pauzinho de espetada com o cordão na colher “José”; Cortar um pedaço de cartolina e colar da cabeça da colher “Maria”.

PRESÉPIO MATERIAL Paus de gelado Fitas de tecido (aproveitar de roupas antigas, presentes...) Lápis, tesoura, cola, marcadores   PROCEDIMENTO Colar os paus de gelado, da forma ilustrada; Pintar os pauzinhos que ilustram o menino Jesus, Maria, José e o Anjo; Colar as fitinhas a imitar palha no menino Jesus; Colar as fitas no anjo.

PRESÉPIO MATERIAL Rolos de papel higiénico Restos de cartolina, papel colorido... Lápis, tesoura, cola...   PROCEDIMENTO Desenhar as caras dos diferentes elementos; Pintar o resto do rolo da cor pretendida; Recortar pedaços de cartolina ou papel e decorar os bonecos.

JARRA MATERIAL Garrafa de vidro transparente (leite, polpa de tomate...) Fitas de tecido (aproveitar de roupas antigas, presentes...) Restos de cartolina, esponja... Lápis, tesoura, cola, molde estrela   PROCEDIMENTO Dar um laço com a fita, na zona do gargalo da garrafa, deixando uma ponta mais comprida; Enrolar a ponta comprida à volta da garrafa colocando pequenas gotas de cola para a manter fixa; Desenhar a estrela nos restos de cartolina e recortar; Colocar a estrela no gargalo da garrafa.

JOGO DO GALO MATERIAL Rolhas Restos de cartolina Pedaço de tecido (por exemplo os restos dumas calças de ganga) Lápis, tesoura, cola, marcadores   PROCEDIMENTO Cortar um quadrado de tecido e desenhar duas linhas horizontais e duas verticais; Escolher dois desenhos diferentes e pintar 8 rolhas (4 de cada desenho); Desenhar em cartolina, recortar e colar nas rolhas os cabelos ou hastes dos bonecos.

ILUMINAÇÃO MATERIAL Garrafa de plástico Luzes de natal Restos de cartolina Tesoura ou xizato, cola   PROCEDIMENTO Cortar o topo da garrafa de plástico; Colocar as luzes dentro da garrafa; Cortar a cartolina de forma a enrolar toda a garrafa (deixando espaço para colar as duas extremidades uma à outra); Desenhar na cartolina o desenho pretendido e recortar (de forma a que passe um pouco da luz sem se ver muita garrafa); Enrolar a cartolina à volta da garrafa e colar as pontas.