Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRosilene rosipc Alterado mais de 5 anos atrás
1
PLANO DE AULA ANO DE ESCOLARIDADE: 2º ANO TEMA: MEU MUNDO MERECE CUIDADOS COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS E ARTES. Angélica dos Santos Silva
2
Objetivos ◦ Objetivos gerais: Levar as crianças refletir sobre a importância de preservar o mundo em que vive. Conscientizar que cada um de nós precisa exercer seu papel de cidadão, em todas as situações possíveis, no dia a dia em casa e nos ambientes que nos cercam. ◦ Objetivos Específicos: ◦ Desenvolver a oralidade fazendo a interpretação dos vídeos; ◦ Produzir um pequeno relato de algumas atitudes que podemos fazer para preservar o ambiente que vivemos; ◦ Instigar as crianças a demonstrar consciência ecológica e noção de cidadania com o “jogo do caminho”; ◦ Criar uma obra de arte utilizando massinha de modelar; ◦ Montar e jogar o “jogo da memória” relacionando atitudes conscientes para preservar o planeta.
3
Tempo de duração: 2 horas Materiais necessários: Cola, tesoura, folhas A4, massinha de modelar, lápis de cor, fita adesiva (larga), canetas hidrográficas. A aula deverá ser desenvolvida em três momentos.
4
1º Momento ◦ Início da aula com o vídeo da turma da Mônica com a história: Um plano para salvar o planeta. Nesse vídeo a Turma da Mônica apresenta uma solução para salvar o planeta: Utilizar os Três “R” s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Ao término do vídeo propor aos alunos uma discussão sobre o tema abordado na história com as seguintes indagações:
5
Figura 1 - Video Um plano para salvar o planeta www.youtube.com/watch?v=L3zaoUaHJhQ
6
Oralidade ◦ Por que a turma da Mônica precisa salvar o planeta? ◦ Qual a solução para salvar o planeta de acordo com o vídeo? ◦ O que é reciclar, reutilizar e reduzir? ◦ Diante as respostas dos alunos propor as seguinte atividades: ◦ Escrever algumas atitudes para cuidar do planeta. ◦ Pintar cores dos coletores e relacionar os materiais recicláveis às lixeiras corretas.
7
2º Momento ◦ Montar o tabuleiro para o Jogo do Caminho, em dupla cada aluno segue uma trilha em seu tabuleiro e depois compara o resultado com o do colega. Vence quem faz mais ponto. ◦ Regras do Jogo: ◦ Nos caminhos existem várias situações que fazem você ganhar ou perder pontos. ◦ Para chegar até a escola, você precisa de, no mínimo, setenta pontos. Se conseguir 100 pontos ou mais parabéns, você demonstra ter consciência dos cuidados que se deve ter com o meio ambiente.
8
◦ Caso chegue à porta da escola com menos de setenta pontos, volte ao início do jogo e tente novamente. ◦ Não é permitido passar duas vezes pelo mesmo lugar. ◦ Após todos terminarem trocar as seguintes ideias: ◦ Você conseguiu chegar à escola com setenta pontos ou mais? ◦ O que foi mais difícil no percurso? ◦ No seu dia a dia, você consegue tomar algumas das atitudes corretas que aparecem na trilha? Comente com seus colegas
9
3º Momento ◦ Assistir o Vídeo da Música Herdeiros do Futuro de Toquinho, em seguida criar uma obra de arte utilizando massinha de modelar de acordo com a música que ouvimos. Figura 2 - Vídeo Herdeiro do Futuro – Toquinho www.youtube.com/watch?v=KNPUJ1a7Bew
10
◦ Após a atividade passar fita adesiva transparente nas obras de artes dos alunos e expor na sala de aula, dando oportunidade para cada um explicar o que foi feito para cuidar bem do nosso país. ◦ Encerrar a aula com jogo da memória para exercitar a cidadania e estimular ao aluno exercer atitudes que ajudam na preservação do planeta.
11
Atividades
13
JOGO DA MEMÓRIAJOGO DA MEMÓRIA
14
REFERÊNCIAS: ◦ SUCKOW, Jucimar Machuca Cardoso. – Grupo Educacional Expoente: Língua Portuguesa 2º Ano – Volume 04. Editora Expoente - Curitiba: 2016. ◦ www.youtube.com/watch?v=L3zaoUaHJhQ – Um Plano Para salvar o Planeta, acessado 10/12/16 às 20:03h. www.youtube.com/watch?v=L3zaoUaHJhQ ◦ www.youtube.com/watch?v=KNPUJ1a7Bew - Vídeo Herdeiro do Futuro – Toquinho, acessado 10/12/16 às 20:07h. www.youtube.com/watch?v=KNPUJ1a7Bew
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.