A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTEÚDOS Espaços Sagrados Símbolos Religiosos Tradições Religiosas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTEÚDOS Espaços Sagrados Símbolos Religiosos Tradições Religiosas"— Transcrição da apresentação:

1

2 CONTEÚDOS Espaços Sagrados Símbolos Religiosos Tradições Religiosas
Líderes Religiosos Textos Sagrados

3 OBJETIVOS Conhecer alguns espaços sagrados da comunidade, lugares de peregrinação no Brasil e no mundo Identificar símbolos de algumas tradições religiosas, estabelecendo a relação entre seus significados Reconhecer a diversidade religiosa identificando as diferentes tradições religiosas Conhecer líderes de algumas tradições religiosas Conhecer textos sagrados, identificando-os como diferentes formas de registro dos ensinamentos das tradições religiosas ۞ ۞ ۞ ۞ ۞

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Piaget Vygotsky Ausubel Wallon Gardner Alcântara Behrens Teorias de Aprendizagem Aprendizagem colaborativa Prática Pedagógica Paradigmas Emergentes / Inovadores

5 Teoria das Inteligências Múltiplas
Inteligência Existencial ou Espiritual Está relacionada com a ética, a religião, a humanidade e o valor da vida

6 (Kishimoto, 2003)

7 METODOLOGIA Turmas: 4º e 5º ano Tempo destinado: 4 aulas de 50 minutos
Previsão: 4º bimestre / 3º trimestre Aprendizagem colaborativa: - grupos colaborativos - trabalho em equipe - grupos temáticos

8 RECURSOS DIDÁTICOS caixas de leite caixas de fósforos
caixas de pasta de dente Material reciclável imagens e palavras impressas (de acordo com os conteúdos trabalhados) cola, tesoura e fita adesiva larga

9 DESENVOLVIMENTO 1ª aula
Proposta de trabalho/Organização dos grupos temáticos/ Definição das funções de cada componente conforme as habilidades/Planejamento da atividade/Distribuição do material/Início da confecção dos jogos e suas regras *O professor apresenta a proposta da atividade aos alunos - a confecção de jogos tais como: jogo da memória, dominó, entre outros jogos possíveis a partir dos temas/conteúdos já trabalhados. *O professor separa as equipes de trabalho procurando distribuir os alunos de diferentes níveis de aprendizagem

10 DESENVOLVIMENTO 2ª aula
Confecção dos jogos nos grupos cooperativos / colaborativos *O professor nesta etapa coordena os grupos atendendo as possíveis dificuldades na elaboração dos jogos, mediando os conflitos e o processo de ensino e aprendizagem na interação entre os componentes de cada grupo.

11 DESENVOLVIMENTO 3ª aula Finalização da confecção dos jogos
(Autoavaliação/Organização da apresentação) *Nesta etapa os alunos avaliam seus jogos na prática, revendo suas regras e se necessário reformulando as etapas. * Os alunos preparam e ensaiam suas apresentações

12 DESENVOLVIMENTO 4ª aula Apresentação dos jogos elaborados pelos grupos
(Autoavaliação/Avaliação dos grupos/Avaliação final) * Os grupos apresentam seus jogos Cada integrante avalia sua aprendizagem A turma avalia cada grupo apresentado O professor realiza a avaliação final

13 AVALIAÇÃO Verificar durante a realização da atividade proposta se os alunos identificam e reconhecem os símbolos religiosos, os lugares sagrados, textos sagrados, líderes religiosos e as diferentes tradições religiosas. A avaliação acontece de forma contínua e processual

14 PROPOSTA PARA 1º E 2º ANO DINÂMICAS DINÂMICAS

15 Plano de Aula: Símbolos Religiosos

16 JOGO DE CLASSIFICAÇÃO DOS SÍMBOLOS

17 JOGO DOS ESPAÇOS SAGRADOS

18 JOGO DOS TEXTOS SAGRADOS

19 JOGO DOS LUGARES SAGRADOS

20 DOMINÓ DOS LÍDERES RELIGIOSOS

21 Outras possibilidades...
Bingo Gincana de conteúdos Vídeos Música Literatura Dinâmicas de grupo Imagens

22 Se mostrará muito mais proveitoso ofertar uma variedade de abordagens e estratégias pedagógicas ao aluno, com múltiplas formas de apresentar informações (texto, imagens, vídeo, multimídia interativa, entre outras) e ferramentas para apoiar as mesmas, respeitando as várias inteligências e estilos de aprendizagem dos alunos. (GARDNER, 2000)

23 REFERÊNCIAS CURITIBA, Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação. Caderno Pedagógico de Ensino Religioso. Curitiba, 2006 CURITIBA, Secretaria Municipal da Educação. Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba. Volume 3 – Ensino Fundamental KISHIMOTO, T. (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2003. PINHAIS, Secretaria Municipal de Educação de. Proposta Pedagógica Curricular. Ensino Fundamental Anos Iniciais, 2010. SANTOS, Resciel Gerson; BEHRENS, Marilda Aparecida. A aprendizagem colaborativa e as inteligências múltiplas. In: VI Congresso de Educação da PUCPR. Anais do VI Educere. Curitiba, 2006.   


Carregar ppt "CONTEÚDOS Espaços Sagrados Símbolos Religiosos Tradições Religiosas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google