Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCíntia Antunes Castanho Alterado mais de 7 anos atrás
1
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO. 2012.
2
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO: CASCAVEL COLÉGIO ESTADUAL: Orlando Luiz Zamprônio. MUNICÍPIO: Santa Lúcia. PROFESSORA: Sirlei Maria Valdomeri – 7º Ano. CO-AUTORA: Clarice G. Drehmer.
3
CONTEÚDO BÁSICO:.Festas Religiosas. CONTEÚDO ESPECÍFICO:.Festas. CONTEÚDOS ESTRUTURANTES:.Paisagem Religiosa;.Universo Simbólico Religioso;.Texto Sagrado;
4
OBJETIVOS:.Identificar as Festas Religiosas como expressão de cultura e tradição dos povos, dentro de cada organização religiosa;.Verificar que as Festas Religiosas reafirmam laços sociais, e raízes que aproximam os adeptos praticantes daquela organização religiosa;.Analisar que ao manifestarem publicamente suas convicções religiosas, cada grupo social fortalece suas convicções religiosas.
5
.Identificar a origem das Festas Religiosas e a sacralização de seus rituais àqueles que são adeptos as religiões pesquisadas;.Analisar as Festas Religiosas como a ritualização de um acontecimento primordial: confraternização, rememoração dos símbolos, períodos e datas importantes.. OBJETIVOS:
6
METODOLOGIA:.Inicialmente a professora explicará aos estudantes o conteúdo que será trabalhado..Dialoga-se com a turma afim de identificar o conhecimento que possuem sobre o conteúdo a ser trabalhado e como estes vivenciam esse conhecimento no dia a dia.
7
METODOLOGIA.Logo após, faz-se a leitura de um pequeno texto do Caderno Pedagógico, página 93 ;.A seguir passa-se à turma pequenos slides sobre festas que serão pesquisadas (Cristianismo, Hinduísmo, Judaísmo, indígenas e afro-brasileiras).
8
METODOLOGIA Na sequência, divide-se a turma em grupos, entrega-se um roteiro com o nome da organização a ser pesquisada e a festa que irá apresentar. A professora estipulará um prazo para a exposição dos trabalhos que poderão ser apresentados para toda a escola, a título de exemplo, no saguão.
9
METODOLOGIA Os trabalhos serão apresentados de acordo com a preferência do grupo (músicas, cartazes, textos, dança, dramatizações, etc.).
10
RECURSOS DIDÁTICOS.Figuras, imagens, slides,.TV multimídia,.Biblioteca;.Caderno Pedagógico;.Músicas;.Laboratório de informática;.Portal dia a dia educação;.Textos, entre outros.
11
AVALIAÇÃO: O estudante reconhece a diversidade religiosa e respeita-a como objeto de conhecimento? O estudante aceita as diferenças de credo e práticas religiosas convivendo em harmonia com a diversidade existente em sua sala de aula, escola e comunidade? Além disso, percebe a importância das Festas Religiosas para os adeptos de cada organização estudada?
12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Assintec.Ensino Religioso: Sugestões Pedagógicas. Paraná, Secretaria de Educação.Diretrizes Curriculares de Ensino Religioso para a Educação Básica. Curitiba 2008. www.diaadiaeducacao.com.brwww.diaadiaeducacao.com.br. Caderno Pedagógico de Ensino Religioso.
13
Festas da Tradição Cristã Natal: Nascimento de Jesus
14
Inauguração da Casa Indígena
15
Festa de Dassara: vitória do bem sobre o mal
16
Festas da Tradição islâmica Festa de Eid al adha: lembrança do sacrifício do Abraão.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.