FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO ENG. CIVIL
Advertisements

Um programa em C Bibliotecas Variáveis globais
Linguagem de Programação IV
Introdução à Computação - Jorge Macêdo
Linguagem C Estruturas de Seleção.
Revisão da Linguagem C.
© 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I Linguagens de programação Introdução ao C (continuação)
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 4.
Aula 6 - Estruturas de Controle
Algoritmo e Programação
Introdução à Linguagem C
PCI- Estrutura Condicional Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Revisão Luis Antonio Tavares
Curso Técnico em Informática Professor Igor Vale.
Profa. Maria Augusta Constante Puget
Profa. Maria Augusta Constante Puget
Linguagem de Programação 11 Estruturas de Decisão e Repetição. Prof. Luiz José Hoffmann Filho
ALGORITMOS Profº Antonio Carlos Marcelino de Paula 1.
Algoritmo e Estrutura de Dados I Linguagem C – Comandos if-else-if e Switch Márcia Marra.
Linguagens de Programação Conceitos e Técnicas Comandos Prof. Isabel Cafezeiro
Pseudocódigo É a técnica na construção de algoritmos mais próxima de uma linguagem de programação. Estrutura básica: Algoritmo [Variáveis:, : ] Início.
Linguagem de Programação 11 Estruturas de Decisão e Repetição. Prof. Luiz José Hoffmann Filho
Estruturas de Repetição
Aula 3 - Estruturas de Repetição
Prof. César Felipe Estrutura de dados.
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Estruturas de Repetição
CES-11 ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS Aulas Práticas – 2017
VARIÁVEIS EM C Dilvan Moreira.
Introdução à Computação para Engenharia MAC2166
Algoritmo e Estrutura de Dados I
Estruturas de Decisão.
PCI- Estruturas de Controle
PCI- Estruturas de Controle
ab LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ab
Estruturas de Repetição
Linguagem C Para programadores Python
Prof. Wellington Franco Sub-Rotinas:Funções e Procedimentos
3.1 Classes e Objetos Em um programa orientado a objetos normalmente existem vários objetos de um mesmo tipo. Por exemplo, um programa de controle de.
Estrutura Escolha/caso
Módulo I Capítulo 3: Fluxo de Código e Operador Condicional
Fundamentos de Programação 1
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
Algoritmos e Estruturas de Dados I
CONCEITO DE VARIÁVEIS ESTÁTICAS
Fundamentos de Programação1
Algoritmos e Lógica de Programação
Programação de Computadores I – Arquivos
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
Dilvan Moreira (baseado no livro Big Java e T. Munzner)
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 3.
Daniel Paulo SQL Server 2016 Módulo II Daniel Paulo
Algoritmos e Programação I
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Tecnologia para Internet - II
Módulo I Capítulo 4: Operador de Repetição
Algoritmo e Programação
Programação de Computadores I – Arquivos
Prof.: Carlos Alberto Algoritmos Prof.: Carlos Alberto
Expressões Lógicas e Comandos de Decisão
Linguagem de Programação I
Curso básico de PHP. 1 Vantagens: Gratuito Multiplataforma Estável Rapidez Comunicação.
Laboratório I Mateus Raeder.
Representação de Algoritmos
Programação de Computadores LINGUAGEM C – AULA 05 - PROF. WELLINGTON TELLES.
Introdução a progrmação Comandos condicionais: if e switch
Estruturas Condicionais
Aula 2 Professores: Conteúdo: Dante Corbucci Filho
Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO LINGUAGEM C – CONTROLE DE FLUXO

Estruturas de Controle de Fluxo Estrutura Condicional If SUMÁRIO Estruturas de Controle de Fluxo Estrutura Condicional If Estrutura Condicional Switch Estrutura de Repetição While Estrutura de Repetição Do While Estrutura de Repetição For Exercícios

Estruturas de Controle de Fluxo A linguagem C provê as construções fundamentais para controlar o fluxo de execução de programas estruturados. Em C, as principais Estruturas Condicionais são: If; Switch. E as principais Estruturas de Repetição são: While; Do While; For.

Estrutura Condicional If If é o comando de decisão básico em C. Sua forma pode ser:

Estrutura Condicional If Em algoritmos vimos, operações lógicas e relacionais. Por exemplo: (2>5) e (10 = 10) Em C, essa expressão seria representada por: (2 > 5) && (10 == 10) Em C, uma expressão lógica ou relacional irá resultar no valor 0 caso seja falsa ou no valor 1 caso seja verdadeira.

Estrutura Condicional If Se expr produzir um valor diferente de 0, o bloco de comandos 1 será executado. A inclusão do else requisita a execução do bloco de comandos 2 se a expressão produzir o valor 0 (falso).

Estrutura Condicional If Cada bloco de comandos deve ser delimitado por uma chave aberta e uma chave fechada. Se dentro de um bloco tivermos apenas um comando a ser executado, as chaves podem ser omitidas (na verdade, deixamos de ter um bloco):

Estrutura Condicional If A indentação (recuo de linha) dos comandos é fundamental para uma maior clareza do código. O estilo de indentação varia a gosto do programador. O estilo bastante utilizado por programadores C é:

Estrutura Condicional If Em C, construímos estruturas else-if com if’s aninhados. O exemplo abaixo é válido e funciona como esperado.

Estrutura Condicional If É valido ressaltar que uma variável declarada dentro de um bloco é válida apenas dentro do bloco. Após o término do bloco, a variável deixa de existir. Por exemplo:

Estrutura Condicional If C possui também um chamado operador condicional. Sua sintaxe é: Trata-se de um operador que substitui construções do tipo: Por:

ESTRUTURA DE REPETIÇÃO A linguagem C oferece diversas comandos possíveis para a realização de estruturas de repetição; Estruturas de Repetição podem ser nomeadas com Laço Iterativo; E cada repetição é dita iteração; Como já mencionado, em C as estruturas de repetição são: While(Enquanto); Do While(Repita); For(Para);

ESTRUTURA DE REPETIÇÃO Em C todas estruturas de repetição cessam sua execução quando o valor de sua respectiva expressão lógica ou relacional for igual a 0(falso).

ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE A forma geral do comando While é: while (expr) { bloco de comandos ... }

ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE while (expr) { bloco de comandos ... } Enquanto expr for avaliada em verdadeiro, o bloco de comandos é executado repetidamente. Se expr for avaliada em falso, o bloco de comando não é executado e a execução do programa prossegue.

ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE Exemplo: void main(){ int x=5; while (x > 0) { x = x - 1; } printf("valor de x = %d\n",x);

ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE A forma geral do comando Do While é: do { bloco de comandos } while (expr_booleana);

ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE do { bloco de comandos } while (expr_booleana); Essa estrutura significa: “faça" - > código -> "enquanto essa condição for verdadeira" ;

ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE void main (){ int n; /* requisita valor do usuário */ do { printf("Digite um valor inteiro nao negativo:"); scanf ("%d", &n); } while (n<0); printf(" O valor digitado foi %i", n); }

ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE A forma geral do comando For é: For (valor_inicial; condição_final; valor_incremento) { bloco de comandos ... }

ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE For (valor_inicial; condição_final; valor_incremento) { bloco de comandos ... } valor_inicial normalmente corresponde ao valor inicial de uma variável de controle; condição_final é a condição de avaliação para cessar a repetição; valor_incremento normalmente é o valor de incremento da variável de controle.

ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE void main() { int count; for(count=1 ; count <= 10 ; count++) printf(" %i\n", count); }

ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE A linguagem C oferece ainda duas formas para a interrupção antecipada de um determinado laço. São os Comandos break e continue

ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE O comando break, quando utilizado dentro de uma estrutura de repetição, interrompe e termina a execução do mesmo. O comando continue interrompe a execução de uma iteração passando para a próxima iteração. A diferença básica em relação ao comando break é que estrutura de repetição não é automaticamente finalizado.

ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE int main (void){ int i; for (i = 0; i < 10; i++ ) { if (i == 5) break; printf("%d ", i); } printf("fim\n"); return 0; //gera a saída: //0 1 2 3 4 5 fim

ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE int main (void){ int i; for (i = 0; i < 10; i++ ) { if (i == 5) continue; printf("%d ", i); } printf("fim\n"); return 0; //gera a saída: //0 1 2 3 4 6 7 8 9 fim

Estrutura Condicional Switch C provê um comando (switch) para selecionar um dentre um conjunto de possíveis casos. Sua forma geral é: switch ( expr ) { case op1: ... /* comandos executados se expr == op1 */ break; case op2: ... /* comandos executados se expr == op2 */ default: ... /* executados se expr for diferente de todos */ }

Estrutura Condicional Switch float num1, num2; char op; printf("Digite uma expresão: numero operador numero\n"); scanf ("%f %c %f", &num1, &op, &num2); switch (op) { case '+': printf(" = %f\n", num1+num2); break; case '-': printf(" = %f\n", num1-num2); default: printf("Operador invalido!\n"); }

Exercícios if(var) é equivalente a if(var!=0). Por que? ( ) Certo ( ) Errado Na Linguagem C, os códigos de formação de tipo de dados NÃO estão corretamente associados na alternativa: (a) int - %i; (b) double - %d; (c) float - %f; (d) char - %c; (e) Nenhuma das respostas anteriores.

Exercícios Qual o resultado das variáveis j, k e l depois da seguinte sequência de operações? int j,k,l; j=k=10; l=++j; j=-j; k++; j=j+k-l--; (a) j = -10, k = 10, l = 10; (b) j = -11, k = 11, l = 10; (c) j = -10, k = 11, l = 10; (d) j = 11, k= 11, l = 11; (e) Nenhuma das alternativas anteriores.

Exercício Considerando o cardápio de uma lanchonete, apresentado a seguir, construa um programa que receba como valor o código do produto e imprima o nome e o preço do produto.

Exercício Tendo como dados de entrada a altura e o gênero de uma pessoa, escreva um programa em C para calcular seu peso ideal, utilizando as seguintes fórmulas: Para homens (72,7 x altura)-58; Para mulheres (62,1 x altura)-44.7.

Exercício Escreva um programa em C que para validar uma senha digitada pelo usuário. Considere a senha correta o caractere ‘s’.