A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
AULA 8 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ALGORITMOS – ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO

2 Estrutura Condicional ESCOLHA Estruturas de Repetição
SUMÁRIO Revisão Estrutura Condicional ESCOLHA Estruturas de Repetição Estruturas de Repetição ENQUANTO Estruturas de Repetição REPITA Estruturas de Repetição PARA Exercícios

3 EXERCÍCIOS Sabe-se que na cidade X o índice de natalidade anual é 30% maior do que na cidade Y. Construa um algoritmo que, a partir do índice de natalidade anual da cidade Y, calcule e escreva o valor estimado da natalidade anual na cidade X.

4 EXERCÍCIOS

5 EXERCÍCIOS Escreva um algoritmo para calcular a quantidade de combustível necessária para um automóvel percorrer determinada distância. Considerar um consumo médio de um litro de combustível para cada 12 km rodados.

6 EXERCÍCIOS

7 Para homens (72,7 x altura)-58; Para mulheres (62,1 x altura)-44.7.
EXERCÍCIOS Tendo como dados de entrada a altura e o gênero de uma pessoa, escreva um algoritmo para calcular seu peso ideal, utilizando as seguintes fórmulas: Para homens (72,7 x altura)-58; Para mulheres (62,1 x altura)-44.7.

8 EXERCÍCIOS

9 Estrutura Condicional ESCOLHA
Na aula anterior, estudamos a estrutura condicional SE, que avalia uma expressão lógica que resulta verdadeiro ou falso. Estudamos também a estrutura SE ENCADEADO: Se (condição) então Executar instrução Senão Se(condição) então Senão

10 Estrutura Condicional ESCOLHA
A estrutura SE ENCADEADO quando utilizada para avaliar o resultado de uma mesma variável pode ser entendida como uma condição de múltipla escolha. Por exemplo:

11 Estrutura Condicional ESCOLHA
Em situações de múltipla escolha de uma variável, ou seja, em situações em que é necessário comparar a variável com vários valores, é indicado que se utilize a instrução condicional ESCOLHA ao invés do SE ENCADEADO para melhorar a eficiência e legibilidade do algoritmo

12 Estrutura Condicional ESCOLHA
A sintaxe da estrutura condicional ESCOLHA é apresentada a seguir:

13 Estrutura Condicional ESCOLHA

14 Estrutura Condicional ESCOLHA
Agora vamos dar continuidade à discussão a respeito de estruturas de controle do fluxo de execução dos algoritmos.

15 Estrutura Condicional ESCOLHA
Vimos que as estruturas condicionais, têm como objetivo escolher entre diferentes fluxos de execução, a partir da avaliação de uma expressão.

16 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO
Já as estruturas de repetição possibilitam que uma ou mais instruções sejam executadas mais de uma vez no algoritmo, enquanto uma condição de interrupção for satisfeita.

17 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO
As instruções de Repetição foram concebidas para a resolução de problemas que precisam que um conjunto de instruções deva ser repetida várias vezes.

18 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO
As estruturas de controle de fluxo de Repetição dividem-se em: ENQUANTO; REPITA; PARA.

19 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO ENQUANTO
A estrutura ENQUANTO permite executar uma ou mais instruções repetidamente enquanto sua condição de interrupção resultar verdadeiro. A sintaxe da estrutura de repetição ENQUANTO é apresentada a seguir:

20 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO ENQUANTO
Problema: construa um algoritmo que leia 10 valores do tipo inteiro, calcule e escreva a média dos valores lidos.

21 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO ENQUANTO

22 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO ENQUANTO

23 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO REPITA
A estrutura Repita é semelhante a estrutura Enquanto, contudo, a condição de interrupção da estrutura Repita é verificada no final de cada iteração, como pode ser observado na sua sintaxe.

24 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO REPITA
Problema: construa um algoritmo que repita a leitura de uma senha até que ela seja válida. Para cada senha incorreta escrever a mensagem “SENHA INVÁLIDA”. Quando a senha for informada corretamente deve ser impressa a mensagem “ACESSO PERMITIDO” e o algoritmo encerrado. Considere que a senha correta é “a76dk09”.

25 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO REPITA

26 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO REPITA
É válido reforçar outra diferença importante entre a estrutura ENQUANTO e REPITA: EQUANTO irá repetir a execução de suas instruções até que a sua condição de avaliação seja falsa; REPITA irá repetir a execução de suas instruções até que a sua condição de avaliação seja verdadeira;

27 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO PARA
A estrutura PARA, diferente das outras duas já estudadas, é controlada por uma variável de controle, como pode ser observado na sintaxe apresentada a seguir.

28 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO PARA
Onde: v representa a variável de controle; vi indica o valor inicial da variável de controle; vf indica o valor final da variável de controle; p define o incremento ou decremento da variável de controle(opcional).

29 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO PARA
Por exemplo, nas estruturas ENQUANTO e REPITA, se precisássemos repetir a execução de instruções 25 vezes teríamos o seguinte pseudocódigo:

30 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO PARA
Com a estrutura PARA, se precisássemos repetir a execução de instruções 25 vezes teríamos o seguinte pseudocódigo:

31 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO PARA
Problema: construa um algoritmo que leia um valor inteiro, entre 1 e 10, e escreva a sua tabuada. Exemplo: 5 1 x 5 = 5 2 x 5 = 10 3 x 5 = 15 4 x 5 = 20 5 x 5 = 25 6 x 5 = 30 ... 10 x 5 = 50

32 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO PARA

33 Exercício Considerando o cardápio de uma lanchonete, apresentado a seguir, construa um algoritmo que receba como valor o código do produto e imprima o nome e o preço do produto.

34 Exercício Construa um algoritmo para cada estrutura de repetição, sendo que cada algoritmo deve incrementar um número informado pelo usuário pelos números <1,2,3,4,5,6,7,8,9,10> e ao final apresenta o valor total da soma.


Carregar ppt "FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google