Profª. Luciana Balduíno

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Transcrição da apresentação:

Profª. Luciana Balduíno ORTOGRAFIA É a parte da gramática que determina como as palavras devem ser escritas, segundo os padrões da língua culta. Profª. Luciana Balduíno Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Na língua portuguesa, diversos fatores dificultam a escrita correta de certas palavras. Um desses fatores, por exemplo, relaciona-se à possibilidade de alguns fonemas admitirem diferentes grafias. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Embora poucas orientações sejam realmente eficientes para escrever de modo correto os vocábulos, há três procedimentos que, em conjunto, podem diminuir as dificuldades relativas à ortografia: Conhecer as orientações ortográficas que serão expostas a seguir; Consultar, sempre que necessário, o dicionário; Memorizar a grafia das palavras. Profª. Luciana Balduíno

ORIENTAÇÕES ORTOGRÁFICAS Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA Escrevem-se com s (-ês, -esa) os sufixos que indicam nacionalidade, origem ou procedência. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno a. Sufixos (terminações) -ES, ESA Observe a correlação entre as frases e também a letra em destaque: Meu primo nasceu na França – Meu primo é francês. Joana nasceu no campo – Joana é camponesa. Este chocolate veio da Holanda – Este chocolate é holandês. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA Escrevem-se com s (-isa) o sufixo que indica o gênero feminino. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno b. Sufixo –ISA Observe novamente: Masculino Feminino Ele é profeta. – Ela é profetisa. Ele é sacerdote. – Ela é sacerdotisa. Carlos é poeta. – Cecília é poetisa. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA São escritos com z (-ez, eza) os sufixos que se unem a adjetivos para formar substantivos abstratos. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno c. Sufixos -EZ, -EZA Observe as correlações e os destaques: Adjetivo Substantivo Abstrato O carro é rápido. - O carro tem rapidez. O balão era leve. - O balão tinha leveza. A foto é nítida. - A foto tem nitidez. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA São escritos com s (-isar) os verbos derivados de palavras que têm s na última sílaba. Obs.: Nesse tipo de verbo, o que ocorre é o simples acréscimo da terminação –ar após a letra s da última sílaba da palavra primitiva. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno d. Verbos terminados em –ISAR ou IZAR Observe as correlações e os destaques: Palavra primitiva Verbo derivado Aviso - avisar Análise - analisar Improviso - improvisar Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA São escritos com z (-izar) os verbos formados de palavras que não têm s na última sílaba. Obs.: Nesses verbos, a terminação que se adapta à palavra primitiva é –izar, que já apresenta a letra z. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Agora observe: Palavra primitiva Verbo derivado Canal - canalizar Setor - setorizar Trauma - traumatizar Padrão - padronizar Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA Depois de ditongo emprega-se sempre S, nunca Z. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Alguns empregos de S e Z e. Depois de ditongo: S ou Z? Observe os ditongos das palavras e a letra que se usou depois deles: Faisão maisena coisa Sousa pousada ausência Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA Nas diversas formas dos verbos querer e pôr, usa-se sempre a letra S, nunca Z. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Alguns empregos de S e Z f. Nas formas dos verbos querer e pôr: S ou Z? Observe: Quis, quiseram, quiser, pus, pusessem, pusemos etc. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA As palavras cuja última sílaba é –ja dão origem a palavras derivadas escritas com j. Profª. Luciana Balduíno

Alguns empregos de J e de G Observe as correlações e os destaques: Canja - canjica Loja - lojista Cereja - cerejeira Gorja - gorjeta Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA Todas as formas verbais dos verbos terminados em –jar são escritas com j e não com g. Profª. Luciana Balduíno

Alguns empregos de J e de G b. Observe novamente: Viajar - viajei, viajem, viajemos etc. Arejar - arejem, arejei, areje etc. Enferrujar - enferrujou, enferrujem etc. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA Escrevem-se com G as palavras terminadas em -ágio -égio -ígio -ógio -úgio Profª. Luciana Balduíno

Alguns empregos de J e de G c. Observe as terminações em destaque nas palavras: Adágio Privilégio Vestígio Necrológio subterfúgio Profª. Luciana Balduíno

REGRA São escritas com G as palavras terminadas em -agem -igem -ugem Exceções: pajem e lambujem. Profª. Luciana Balduíno

Alguns empregos de J e de G d. Observe novamente as terminações destacadas: Estiagem Fuligem ferrugem Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA Depois de ditongo emprega-se X e não CH. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Alguns empregos de X a. Depois de ditongo: X ou CH? Observe: Faixa Seixo Trouxa Afrouxar Rouxinol Deixar Encaixado Gueixa Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA Depois da sílaba inicial –en emprega-se x e não ch. Obs.: Essa regra não se aplica às palavras com sílaba inicial –en, formadas a partir de palavras grafadas com ch. Exs.: encher, enchente etc. (de cheio); enchiqueirar (de chiqueiro); encharcar (de charco). Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Alguns empregos de X b. Depois de sílaba inicial EN: X ou CH? Observe: Enxoval Enxuto Enxotar Enxovia Enxaguar Enxó Obs.: enxovia – prisão enxó – ferramenta de carpinteiro Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Emprega-se o S: Nos substantivos derivados de verbos terminados em "andir","ender",   "verter" e "pelir" Exemplos: expandir- expansão pretender- pretensão verter- versão expelir- expulsão estender- extensão suspender- suspensão converter - conversão repelir- repulsão Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno   Emprega-se Ç: Nos substantivos derivados dos verbos "ter" e "torcer" Exemplos: ater- atenção torcer- torção deter- detenção distorcer-distorção manter- manutenção contorcer- contorção Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Emprega-se o X: Em alguns casos, a letra X soa como Ss Exemplos: auxílio, expectativa, experto, extroversão, sexta, sintaxe, texto, trouxe   Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Emprega-se Sc: Nos termos eruditos Exemplos: acréscimo, ascensorista, consciência, descender, discente, fascículo, fascínio, imprescindível, miscigenação, miscível, plebiscito, rescisão, seiscentos, transcender, etc.   Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Emprega-se Sç: Na conjugação de alguns verbos Exemplos: nascer- nasço, nasça crescer- cresço, cresça descer- desço, desça   Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Emprega-se  Ss: Nos substantivos derivados de verbos terminados em "gredir", "mitir", "ceder" e "cutir" Exemplos: agredir- agressão demitir- demissão   ceder- cessão discutir- discussão progredir- progressão transmitir- transmissão exceder- excesso repercutir- repercussão Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Emprega-se o Xc e o Xs: Em dígrafos que soam como Ss Exemplos: exceção, excêntrico, excedente, excepcional, exsudar Profª. Luciana Balduíno

ORIENTAÇÕES ORTOGRÁFICAS MAL e MAU Para grafar corretamente essas duas palavras, basta utilizar o seguinte critério prático: Se o antônimo for BEM, usa-se MAL. Se o antônimo for BOM, usa-se MAU. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Observe: Ontem o time jogou _________. (...jogou bem.) Marcelo é um ______ aluno. (...bom aluno.) Você está muito _____ informado. (...muito bem informado.) Profª. Luciana Balduíno

Alguns empregos de E e de I Verbos terminados em –UAR observe a correlação entre as duas colunas: Verbo Forma verbal Efetuar - que ele efetue Habituar - que ele habitue Tumultuar - que ele tumultue Continuar - que ele continue Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA As diversas formas verbais dos verbos terminados em –UAR são escritas com E. Profª. Luciana Balduíno

Alguns empregos de E e de I b. Verbos terminados em –UIR Observe a correlação: Verbo Forma verbal Possuir - ele possui Distribuir - ele distribui Usufruir - ele usufrui Concluir - ele conclui Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA As diversas formas verbais dos verbos terminados em –UIR são escritas com I. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno FIQUE ATENTO! As orientações a e b são úteis nos casos em que há dúvida quanto ao uso de e ou i na forma verbal. Mas há também formas de verbos terminados em –UIR que são escritas com E (ex.: contribuem, possuem etc.), casos em que a própria pronúncia indica o uso dessa letra. Profª. Luciana Balduíno

Palavras homônimas e parônimas Observe estes três pares de palavras: São (verbo ser) – grafias e pronúncias iguais São (sadio) – grafias e pronúncias iguais Cela (de cadeia) – grafias diferentes e pronúncias iguais Sela (de cavalo) – grafias diferentes e pronúncias iguais Selo /ê/ - (subst.) – grafias iguais e pronúncias diferentes Selo /é/ - (verbo) – grafias iguais e pronúncias diferentes Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno PALAVRAS HOMÔNIMAS Palavras que têm sentidos diferentes, mas a mesma pronúncia e/ou grafia. Acento (sinal gráfico) Assento (lugar de sentar) Apreçar (indicar preço) Apressar (acelerar) Cessão (ato de ceder) Seção / secção (setor, parte) Sessão (espaço de tempo) Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno PALAVRAS HOMÔNIMAS Censo (estatística) Senso (juízo) Coser (costurar) Cozer (cozinhar) Empoçar (formar poças) Empossar (dar posse) Tacha (prego) Taxa (valor) Profª. Luciana Balduíno

Palavras homônimas e parônimas b. Parônimas Compare a pronúncia e a grafia das duas palavras destacadas: A tarefa foi cumprida com facilidade. Puxa! Como a fila está comprida! Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno PALAVRAS PARÔNIMAS Palavras de sentidos diferentes que apresentam entre si certa semelhança na grafia e na pronúncia. Comprimento (medida) Cumprimento (saudação) Descrição (ato de descrever) Discrição (qualidade de quem é discreto) Eminente (ilustre) Iminente (que está para ocorrer) Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno PALAVRAS PARÔNIMAS Flagrante (no ato, evidente) Fragrante (perfumado) Infligir (aplicar) Infringir (desobedecer) Ratificar (confirmar) Retificar (corrigir) Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno USO DOS PORQUÊS POR QUE Em frases interrogativas (diretas ou indiretas) Por que ele sumiu? Pessoal, eu não sei por que ele sumiu. Em substituição à expressão pelo qual (e suas variações) As ruas por que passamos eram sujas. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno USO DOS PORQUÊS PORQUE Em frases afirmativas e respostas. Gramaticalmente é uma conjunção. Não fui à festa porque choveu. POR QUÊ No final de frases Eles estão revoltados por quê? Ele não veio não sei por quê. PORQUÊ Como substantivo Todos sabem o porquê de seu medo. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno EXERCÍCIOS (IBGE) Assinale a opção em que todas as palavras se completam adequadamente com a letra entre parênteses: a) en…..aguar / pi…..e / mi…..to (x) b) exce…..ão / Suí…..a / ma…..arico (ç) c) mon…..e / su…..estão / re…..eitar (g) d) búss…..la / eng…..lir / ch…..visco (u) e) …..mpecilho / pr…..vilégio / s…..lvícola Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno 4. (TRE-SP) Este meu amigo ………. vai ……….-se para ter direito ao título de eleitor. a) extrangeiro – naturalizar B)estrangeiro – naturalizar C) estrangeiro – naturalisar D)estranjeiro – naturalisar c) extranjeiro – naturalizar Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno  (TTN) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas: a) quiseram, essência, impecílio b) pretencioso, aspectos, sossego c) assessores, exceção, incansável d) excessivo, expontâneo, obseção e) obsecado, reinvidicação, repercussão Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno BB) Alternativa correta: a) estemporanêo  d) espontâneo b) escomungado  e) espansivo c) esterminado Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno (FUVEST) “A …………… de uma guerra nuclear provoca uma grande ………….. na humanidade e a deixa …………… quanto ao futuro.” a) espectativa – tensão – exitante b) espectativa – tenção – hesitante c) expectativa – tensão – hesitante d) expectativa – tenção – hezitante e) espectativa – tenção – exitante Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno (UF-PR) Assinale a alternativa correspondente à grafia correta dos vocábulos: 1. desli…e 2. vi…inho 3. atravé… 4. empre…a a) z – z – s – s                      d) s – s – z – s b) z – s – z – z                      e) z – z – s – z c) s – z – s – s Profª. Luciana Balduíno