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OS ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NAS SÉRIES INICIAS Profª Gizeli Alencar.

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1 OS ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NAS SÉRIES INICIAS Profª Gizeli Alencar

2 O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Escrita ► sistema de representação da linguagem oral. Leitura ►ato de compreensão e decodi- ficação das palavras. Linguagem oral ►exige um nível mais superficial de conhecimento. Linguagem escrita ►exige um nível mais profundo de conhecimento (consciência sobre como a oralidade se transforma em escrita). Professora: Gizeli Alencar

3 CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM causas centradas na criança; conflitos na dinâmica familiar; métodos de alfabetização; formação deficitária dos professores; complexidade da língua portuguesa. Professora: Gizeli Alencar

4 PROBLEMAS VERIFICADOS DURANTE O PROCESSO DE LEITURA desconhecimento dos símbolos da escrita; falta de fluência (dificuldade de decodificação); estratégias inadequadas para o ato de ler (ex: exagero na dedução da leitura / a criança lê uma sílaba e inventa a palavra); dificuldade na pontuação; velocidade para a leitura (falta de compreensão em função a leitura muito lenta ou muito rápida). Professora: Gizeli Alencar

5 PROBLEMAS VERIFICADOS DURANTE O PROCESSO DE ESCRITA ficar preso aos padrões da oralidade; ausência de auto-correção; dificuldade na elaboração da narrativa (dif. gramaticais e dif. para antecipar o que vai ser escrito); trocas pedagógicas; trocas fonoaudiológicas. Professora: Gizeli Alencar

6 10 TIPOS DE ERROS QUE VARIAM D0 1º ao 4º ANO 1) CORRESPONDÊNCIAS MÚLTIPLAS  cada som ►uma letra;  mesmo som ►várias letras (ex: s, ss, ç, sc, x, z);  vários sons ►mesma letra (ex: cara – carro; gelo –gato); Necessidade da criança desenvolver a consciência fonética. Necessidade da criança desenvolver a consciência fonética. Professora: Gizeli Alencar

7 2) APOIO NA ORALIDADE A criança precisa se dar conta que falar é uma coisa e escrever é outra. A criança precisa se dar conta que falar é uma coisa e escrever é outra. Ex: leite – leiti; menino – meninu; Ex: leite – leiti; menino – meninu; calça – cauça. calça – cauça. 3) OMISSÃO DE LETRAS Este problema pode estar relacionado à própria construção da escrita (fases silábica e silábico-alfabética) Este problema pode estar relacionado à própria construção da escrita (fases silábica e silábico-alfabética) A criança pode ter a dificuldade para lembrar que letra deve utilizar para produzir um determinado som. A criança pode ter a dificuldade para lembrar que letra deve utilizar para produzir um determinado som. Professora: Gizeli Alencar

8 4) JUNÇÃO/ SEPARAÇÃO INDEVIDA DAS PALAVRAS Inicialmente, a criança escreve grudando as palavras. Ex: derepente Inicialmente, a criança escreve grudando as palavras. Ex: derepente Depois percebe que existem espaços entre as palavras, e passa a exagerar na separação. Ex: de vagar Depois percebe que existem espaços entre as palavras, e passa a exagerar na separação. Ex: de vagar Professora: Gizeli Alencar

9 5) SUPERGENERALIZAÇÃO Para cada nova regra aprendida há uma tendência de a criança generalizá- la. Para cada nova regra aprendida há uma tendência de a criança generalizá- la. Ex: chapéu – chapel; papel – papeu Ex: chapéu – chapel; papel – papeu 6) CONFUSÃO NA TERMINAÇÃO DAS PALAVRAS (AM e Ã0) Ex: comeram – passado Ex: comeram – passado comerão – futuro comerão – futuro Problema: tubarão / tubaram Problema: tubarão / tubaram Professora: Gizeli Alencar

10 7) TROCAS SURDAS / SONORAS (FONOAUDIOLÓGICAS) Ex: f/v; p/b; t/d; c/g; ch/j Ex: f/v; p/b; t/d; c/g; ch/j Aspectos observados: Aspectos observados: crianças que falam errado, mas escrevem errado; crianças que falam errado, mas escrevem errado; crianças que falam errado, mas escrevem certo; crianças que falam errado, mas escrevem certo; crianças que falam certo, mas escrevem errado. crianças que falam certo, mas escrevem errado. Por que as crianças cometem esse tipo de erro? Por que as crianças cometem esse tipo de erro? Por dificuldade em realizar a consciência fonética. Por dificuldade em realizar a consciência fonética. Professora: Gizeli Alencar

11 8) TROCAS NOS CASOS DE LETRAS PARECIDAS Ex: m - n; ch – nh – lh Ex: m - n; ch – nh – lh 9) ACRÉSCIMO DE LETRAS Ex: pasta – pasata (tendência consoante/vogal) Ex: pasta – pasata (tendência consoante/vogal) 10) INVERSÃO DE LETRAS PARECIDAS Ex: espada – sepada Ex: espada – sepada perto - preto perto - preto Professora: Gizeli Alencar

12 Em síntese, em relação às trocas ortográficas devemos observar: Em síntese, em relação às trocas ortográficas devemos observar: o tipo de erro cometido pela criança; o tipo de erro cometido pela criança; a quantidade de erros apresentados. a quantidade de erros apresentados. Professora: Gizeli Alencar

13 http://pt.slideshare.net/solangemendes5205/fundamentos-tericos-e-metodolgicos-da- alfabetizao-e-do


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