A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
O sistema alfabético Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina

2 Conteúdos curriculares
Conceitos: Diferenças entre a escrita e outras formas gráficas Conhecimento das letras e convenções da escrita Conhecimento sobre o sistema de codificação da linguagem escrita (escrita) Conhecimento sobre o sistema de decodificação da linguagem escrita(leitura)

3 Procedimentos Procedimentos de codificação (leitura):
Utilização de critérios quantitativos e qualitativos no uso das letras Relação entre as letras e os sons das palavras Hipóteses ortográficas

4 Procedimentos de decodificação (leitura):
Reconhecimento do próprio nome e outras palavras Utilização da imagem e o contexto como indicadores. Utilização de índices textuais quantitativos para a interpretação do texto Utilização de índices qualitativos (letras) para a interpretação do texto Leitura ajustada ao texto

5 Desenvolvimento dos Conteúdos
Aprende-se a escrever e a ler escrevendo e lendo textos Escrever com letras maiúsculas As letras maiúsculas podem ser diferenciadas e contadas São mais fáceis de escrever

6 O nome próprio É o primeiro texto que a criança quer reconhecer No nome existe uma variedade de letras É fonte de consulta e uma coleção de recursos para aprender as letras, escrever qualquer outro nome, etc. É um texto significativo para a criança, identifica-a. É a assinatura. É extraordinariamente motivador

7 Outros textos significativos para aprender o sistema alfabético
Títulos, legendas de fotos, anúncios...(a criança está sempre em contato com textos completos e complexos);

8 As etapas de construção da escrita
Hipóteses pré-silábicas; Hipóteses silábicas; Escritas silábico-alfabéticas; Escritas alfabéticas; Hipóteses ortográficas

9 Hipóteses Pré-Silábica
Hipótese da quantidade mínima de letras em cada palavra(duas ou três); Hipótese de variedade nas letras de cada palavra; A quantidade de letras ou tamanho das letras está em função do tamanho dos objetos.

10 Ex: Pré-Silábica

11 Hipóteses Silábicas Escreve-se uma letra para cada sílaba;
Em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.

12 Silábico com valor sonoro

13 Silábico sem valor sonoro

14 Escritas Silábico-Alfabéticas
Apresenta a escrita algumas vezes com sílabas completas e outras incompletas;

15 Escrita Alfabética Conhece o valor sonoro de quase todas as letras;
Compreende que cada um dos caracteres da escrita corresponde a valores sonoros menores que a sílaba; Escreve como fala.

16 Escrita Alfabética

17 Hipóteses Ortográficas
Os textos não se fragmentam por palavras; Podem inventar regras ortográficas pessoais. Podem ter idéias pessoais sobre o que é ou não uma palavra: [amaçã] pode ser uma palavra só;

18 Hipóteses Ortográficas

19 A CONSTRUÇÃO DA LEITURA
A maior diferença entre ler e escrever: - Ao escrever a criança realiza uma produção a partir de seus conhecimentos - Ao ler a criança deve ajustar-se ao pensamento do outro. As teorias sobre a escrita condicionam suas idéia ao ler, por exemplo: - Hipótese da quantidade mínima, hipótese de variedade, dentre outros

20 Reconhecimento de palavras significativas
Antes de conhecer letras, pode-se conhecer algumas palavras ou marcas conhecidas como Coca-Cola e em seguida poderá reconhecer outras palavras, como o nome próprio. Interpretação exclusivamente a partir da imagem A presença de ilustrações acompanhando o texto permite avançar hipóteses sobre o que diz o texto

21 Interpretação a partir de indicadores quantitativos
A criança ao ler um texto com imagem presta atenção às características do texto, como quantos segmentos aparecem e como uns são longos em relação a outros Interpretação a partir de indicadores qualitativos Quando a criança conhece mais elementos do sistema alfabético pode-se ajustar mais ao texto como: a relação entre a quantidade de letras e o significado, etc.

22 Leitura ajustada ao texto
Neste processo o aluno vai descobrindo o processo de leitura, a correspondência entre as letras escritas e os sons que compõem a linguagem

23 Aprender: conflito e mudanças cognitivas
A mudança conceitual, de uma etapa a outra, é um processo mais ou menos longo Uma criança na fase silábica poderá escrever AEA para MALETA e PLANETA Descobrirá outras possibilidades de escrever uma sílaba, por exemplo, MA pode ser A ou M

24 Surgem muitas formas de escrever qualquer coisa
Surgem muitas formas de escrever qualquer coisa. Os professores devem criar situações que obriguem as crianças a pensarem, podem ajudá-las, mostrar-lhes procedimentos, mas não forçá-las com uma alternativa de exercícios específicos

25 Tipos de Atividades e aspectos a serem observados
Diferenciação entre letras, desenhos, números ... Escrita e reconhecimento do próprio nome Escrita coletiva de palavras e textos Completar a escrita de palavras

26 Confeccionar palavras com letras móveis, carimbos, máquinas de escrever, computadores ...
Interpretação da própria escrita Interpretação de textos com imagem Leitura de textos memorizados Interpretação de textos a partir de: Tarefas de completar a leitura, de escolha e de resolução de problemas

27


Carregar ppt "Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google