Grupo de apoio às gestantes com diabetes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Especialização em Saúde da
Advertisements

Trabalho de Conclusão de Curso
Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
MELHORIA DA ATENÇÃO À PUERICULTURA NA
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Apresentação de resultados Estação Saúde
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de conclusão de curso
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
História Natural da Doença
Melhoria da atenção em saúde de portadores de Diabetes Mellitus tipo II, Unidade Básica de saúde São João Batista, Colorado-RS Claudiele Tubino da Silva.
DIABETES MELLITUS – TIPO II
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Melhoria da Atenção a Saúde do Paciente Hipertenso e diabético, na UBS São Francisco de Paula, Frederico Westphalen/RS Aluna: Sarah Stoffel Dal- Ri Orientadora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientador: Sabiny Pedreira Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
Giana Frasson Orientadora: Bianca de Souza
Universidade Federal de Pelotas
A qualificação da atenção ao usuário com diabetes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
Curso de Especialização em Medicina de Família - UnaSUS
Especializando: Dra. Yusleydis Torres Gonzalez Pelotas 2015
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa de Pós-Graduação de Especialização em Saúde da Família Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA AO.
Especializanda: Gisela Grinan Bicet
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Sejam Bem vindas. UNIDADE DE SAÚDE “URSULINO COSTA” Equipe de Saúde da Família Setembro/2017.
Saúde do Adulto e do Idoso: Prestar assistência de Enfermagem aos grupos especiais: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Hanseníase, Tuberculose;
Vanessa Rivero Kindelan
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância. Turma 7 Melhoria da atenção ao.
Universidade Federal de Pelotas
Flávia Peterini Boeira Orientadora: Ariane da Cruz Guedes
Aluno: Luiz Gustavo Espanhol Orientador: Nailê Damé Teixeira
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Pesquisa de Sífilis Congênita no momento do parto:
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
História Natural da Doença
Autor: Anibal Oscar Stivens Veranes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Atenção ao Pré-natal e Puerpério: melhorias na qualidade do atendimento na Unidade Básica de Saúde Sagrada Família em Mucajaí-RR. Rafhael Brito de A. Santos.
Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
DIABETES MELLITUS – TIPO II. A diabetes tipo II O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações,
Trabalho de Conclusão de Curso
Hipertensão e Diabetes Enfermeira: Jucilene Sousa.
Transcrição da apresentação:

Grupo de apoio às gestantes com diabetes Componentes: Ana Paula Martins Ana Paula Santos Matheus Renata Ferreira Walter

Introdução   Trata-se de um grupo criado para apoio e orientação de gestantes pré diabéticas ou que a desenvolveu com a gestação, a ser realizado através de encontros no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia Minas Gerais. O diabetes gestacional é uma intercorrência clínica cuja prevalência pode variar de 1 a 14% de todas as gestações (ADA, 2003). No Brasil, a prevalência do diabetes gestacional é de 7,6%, sendo considerado um problema de saúde pública (BRASIL, 2001).

Qualquer mulher pode desenvolver diabetes gestacional, porém, existe aumento de risco nos casos de obesidade, história familiar de diabetes, história anterior de parto com nascimento de bebê com peso maior de quatro quilos, natimorto ou com defeito congênito, e também existe aumento do risco quando há excesso de líquido amniótico (polidrâmnio) (MAGANHA, 2003). A mulher desenvolve o diabetes gestacional durante a gravidez porque produz uma quantidade insuficiente de insulina para ela e seu bebê. Introdução

Isto ocorre porque, neste período, a placenta produz substâncias que bloqueiam ou antagonizam a ação da insulina, ou seja, hormônios placentários, majoritariamente na segunda metade da gravidez. Em resposta a essa ação contra-insulínica dos hormônios placentários a mulher produziria uma quantidade maior de insulina, porém, quando há predisposição ou fatores de risco isso não ocorre e então a mulher desenvolve o diabetes gestacional (MAGANHA, 2003). Após o parto, o diabetes pode ou não persistir, o que dependerá do controle glicêmico advindo do tratamento através de insulina/dieta/atividade física e da predisposição. Introdução

Justificativa O adequado conhecimento das medidas terapêuticas no diabetes gestacional permitirá alcançar a normoglicemia materna e, conseqüentemente, reduzir a incidência de efeitos lesivos ao binômio materno-fetal. Essas medidas e orientações terapêuticas não somente auxiliarão no tratamento insulínico, mas também e de forma relevante na adoção de hábitos saudáveis, com a adesão à dieta balanceada em carboidratos, além da prática de atividades físicas. Desta forma serão feitas orientações explicativas de o todo o contexto fisiopatológico que envolve o diabetes na gravidez e os possíveis riscos materno-fetais.

Metodologia Os encontros do grupo serão complementares as consultas de enfermagem, e serão realizados mensalmente, nas terças-feiras, no horário das 17:00 às 18:30 h, em 03 salas separadas localizadas no ambulatório de ginecologia e obstetrícia onde são realizadas consultas às gestantes com gravidez de alto. Cada sala terá orientações específicas para cada trimestre da gestação, desde o diagnóstico, nos casos diagnosticados na gestação, até o parto, sendo que contaremos com o apoio de uma nutricionista, para elaborar uma dieta para cada uma das gestantes, que também se renovará a cada trimestre.

Será feito um cadastro das gestantes concomitante ao cadastro destas no ambulatório de alto risco, para o acompanhamento das frequências nas reuniões do grupo, do controle glicêmico, e do e controle das renovações trimestrais das dietas. Quando for verificado o não comparecimento, tentaremos entrar em contato com a gestante para saber como está e motivos da falta, pois cada gestante deverá participar de 03 encontros, 1 por trimestre da gestação. Serão utilizados materiais pesquisados e confeccionados pelo próprio grupo que realizará as palestras, como cartazes, folders simples e bem explicativos, que serão apresentados através de palestras e abertura para diálogos entre o grupo, relatos de experiências e dúvidas.

Ojetivos O grupo terá como principal objetivo que as mulheres tenham condições de manejar com segurança o tratamento da doença, e assuma uma prática de autocuidado contínua. Além disso uma maior adesão ao tratamento, insulinoterápico, a limitação da ingesta de carboidratos à níveis ideais para um adequado desenvolvimento da gestação e por fim a adoção de hábitos saudáveis de vida como a prática de exercícios físicos.

Obrigado!!!