Universidade Federal de Pelotas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Universidade Federal de Pelotas
Orientadora Lenise Cecilio
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Enfermeira Tatiane Crippa Orientadora Andressa Andrade
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da Atenção à Saúde.
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
Aluna: Ana Cecília Lopes de Lima
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
Especializanda:Ormedy Grimon Ulloa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
MARIA SULENIR FERREIRA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Anavir Leyva Labrada Orientadora: Marcela Soares de Lima Brant
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Qualificação do programa de saúde da mulher com ênfase à detecção precoce de cânceres do colo do útero e de mama da unidade de Saúde Jorge Heine em Itambé.
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 5   Melhoria na atenção ao controle.
Trabalho de Conclusão de Curso
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
. Aluna: Lisane Cardoso Mendes Orientadora: Helen Pereira Rocha
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Aluno: Alexey Romero Terrero Orientadora: Alexandra Martins
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES CADASTRADAS NA UBS ACLIMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR Lúcia Gomes da Silva.
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
Aluna: Danielle Carvalho Monteiro Orientadora: Claudiane Mahl
Autora: Ilsiane Bastiani Orientadora: Simone Damásio Ramos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas

Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Saúde da Família Melhoria das ações de prevenção do câncer do colo de útero e controle do câncer de mama, na UBS Centro municipal de saúde, Alto Alegre/RS Aluno: Adriana Garcia Otero Orientador: Gisela Cataldi Flores Pelotas, 2015

Introdução Entre as brasileiras os tipos de câncer com comportamento agressivo mais frequentes são o de mama com 49 mil novos casos anuais e o de colo do útero com 19 mil casos. Os elevados índices de incidência e mortalidade por essas doenças justificam o desenvolvimento de estratégias de saúde que permitam melhorar os indicadores de saúde do Programa de prevenção de câncer nas mulheres.

Caracterização da UBS Situa-se no município Alto Alegre, estado Rio Grande do Sul. Se atende uma população rural de 1984 habitantes com 636 famílias cadastradas no Sistema de informação de Atenção Básica (SIAB).

Objetivo Geral Melhorar as ações referentes à Prevenção do Câncer de Colo de Útero e Controle do Câncer de Mama em mulheres de 25 e 69 anos, na UBS Centro Municipal de Saúde, Alto Alegre, Rio Grande do Sul.

Metodologia Participaram da intervenção um total de 496 mulheres na faixa etária de 25 e 64 anos e 205 mulheres na faixa etária de 50 e 69 anos cadastradas na UBS. Fonte de informação utilizada: Fichas individuais, dados do SIAB e levantamento atualizado do número de mulheres pelas ACS. Instrumentos: Filha espelho e Planilha eletrônica.

Metodologia Ações realizadas: Capacitação dos profissionais de saúde sobre o protocolo de Prevenção do câncer. Estabelecimento do papel de cada profissional na ação programática. Contato com lideranças comunitárias e capacitação das ACS na busca ativa das mulheres faltosas.

Metodologia Ações realizadas: Cadastramento de todas as mulheres de 25 a 64 anos e de 50 a 69 anos da área adstrita no programa de prevenção. Acolhimento das mulheres que demandaram a realização dos exames. Atendimento clínico das mulheres que assistem a consulta para realizar os exames.

Metodologia Ações realizadas: Palestras educativas na comunidade. Distribuição de preservativos. Busca ativa das mulheres faltosas ao exame citopatológico e mamografias. Leitura dos resultados do exames e encaminhamento das mulheres com doenças associadas.

Metodologia Ações realizadas: Monitoramento da cobertura de detecção precoce do câncer de colo uterino e de mama. Monitoramento da adequabilidade das amostras dos exames coletados. Monitoramento dos resultados dos exames e cumprimento da periodicidade de sua realização.

Metodologia Ações realizadas: Monitoramento da realização de avaliação de risco das mulheres acompanhadas na UBS e das mulheres que receberam orientações. Compartilhamento dos indicadores de monitoramento da qualidade dos exames. Atualização das informações da ficha específica de acompanhamento das mulheres da área adstrita.

Metodologia Logística utilizada: Protocolos: Protocolo de prevenção, diagnóstico e tratamento do Câncer de colo de útero, MS 2011. Protocolo de controle do Câncer de mama, MS 2005. Registro das informações: Revisão dos Livros de controle do programa e do SISCAN (transcrição dos dados a ficha espelho). Monitoramento regular: Identificação das mulheres com atraso e busca ativa das faltosas.

Objetivos, metas e resultados Objetivo 1. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama. Meta 1.1. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 90%. 328 (66,1%) 276 (55,6%) 182 (36,7%) 107 (21,6%)

Objetivos, metas e resultados Objetivo 1. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama. Meta 1.2. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 90%. 175 (85,4%) 154 (75,1%) 114 (55,6%) 59 (28,8%)

Objetivos, metas e resultados Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na UBS. Meta 2.1. Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero.

Objetivos, metas e resultados Objetivo 3. Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Meta 3.1. Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela UBS.

Objetivos, metas e resultados Objetivo 3. Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Meta 3.2. Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela UBS.

Objetivos, metas e resultados Objetivo 4. Melhorar o registro das informações. Meta 4.1. Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas.

Objetivos, metas e resultados Objetivo 4. Melhorar o registro das informações. Meta 4.2. Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas.

Objetivos, metas e resultados Objetivo 5. Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. Meta 5.1. Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos.

Objetivos, metas e resultados Objetivo 5. Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. Meta 5.2. Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos.

Objetivos, metas e resultados Objetivo 6. Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na UBS. Meta 6.1. Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre DST e fatores de risco para câncer de mama.

Objetivos, metas e resultados Objetivo 6. Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na UBS. Meta 6.2. Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre DST e fatores de risco para câncer de mama.

Resultados Ampliação da cobertura para a detecção precoce do Câncer de colo de útero para 66,1%. Ampliação da cobertura para a detecção precoce do Câncer de mama para 85,4%. Melhoria do registro das informações, assem como da avaliação e monitoramento das mulheres de risco para câncer.

Discussão Importância da intervenção para a equipe: Aprofundo os conhecimentos sobre as recomendações do MS relativas ao Programa de prevenção de câncer de colo de útero e de mama. Garantiu novos conhecimentos sobre a prevenção de DST e como combater os fatores de risco para câncer de colo de útero e de mama.

Discussão Importância da intervenção para o serviço: Reviu-se as atribuições da equipe viabilizando a atenção a um maior número de mulheres. Viabilizou-se a otimização da agenda para a atenção à demanda espontânea e induzida das mulheres da área adstrita á UBS.

Discussão Importância da intervenção para a comunidade: Permitiu que as mulheres que realizaram os exames demostraram satisfação com a prioridade no atendimento. Garantiu que a população elevasse seus níveis de conhecimentos sobre a prevenção de DST e sobre aos fatores de risco para câncer.

Saúde de qualidade para todos Atualização de conhecimentos sobre Atenção Primaria Competência clinica e qualificação profissional Melhor atendimento dos usuários e planejamento de ações Consolidação da prática clínica no trabalho cotidiano Saúde de qualidade para todos

Referências INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (Brasil). Estimativa 2014. Disponível em:<http://www.inca.gov.br/estimativa/2014/sintese-de-resultados-comentarios.asp. Acesso em: 10 dez. 2014. BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos da atenção básica n.14 Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília, 2006. Disponível em: http:/www.saude.gov.br/dad. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise da Situação de Saúde. Sistema de informações sobre mortalidade (SIM). Brasília, DF: MS, 2013. Disponível em: <http://www.datasus.gov.br>. Acesso em: 10 dez. 2014.

Com saúde total melhor ainda. Viver é um privilegio. Com saúde total melhor ainda.