BR.OFFICE WRITER E MICROSOFT OFFICE WORD 2003

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Transcrição da apresentação:

BR.OFFICE WRITER E MICROSOFT OFFICE WORD 2003 TRT 14ª 2011 FCC BR.OFFICE WRITER E MICROSOFT OFFICE WORD 2003 Disciplina: Informática Facilitador: Alisson Cleiton contato@alissoncleiton.com.br

Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 O que é realmente o WORD??? O Microsoft Word é um processador de textos utilizado para confeccionar documentos, cartas, memorandos, trabalhar com mala direta e com tabelas.

Word – Principais Recursos Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Principais Recursos Edição: Excluir, copiar e inserir texto. Formatação de Fontes. Recuos e espaçamento entre linha. Localização e substituição de texto. Verificação Ortográfica e Gramatical. Inserção e manipulação de figura. Tabelas e colunas. Pré-visualização do documento. Modos de Exibição. Mala direta e Etiquetas. Impressão de Documentos.

Arquivos com extensão “.doc” são tipicamente editados no aplicativo: Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Exercício: Arquivos com extensão “.doc” são tipicamente editados no aplicativo: Paint. Access. Registro do Windows. Microsoft Word. Windows Explorer.

Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Área de Trabalho

Barra de Ferramentas Padrão Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word - Barras Barra de Menu Barra de Ferramentas Padrão Barra de Ferramentas Formatação Barra de Status Outras Barras Wordart Desenho Tabelas e Bordas Mala Direta

Barra de Ferramentas Padrão Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word - Barras Barra de Ferramentas Padrão

Exercício: No MS-Word, ao marcar uma parte desejada de um texto e Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Exercício: No MS-Word, ao marcar uma parte desejada de um texto e (A) optar pela cópia, o objetivo é fazer a cópia de formatos de caractere e parágrafo, somente. (B) optar pelo recorte, o objetivo é fazer a cópia de formatos de caractere e parágrafo, somente. (C) optar pelo recorte, o objetivo é fazer a cópia do conteúdo do texto e/ou marcadores, somente. (D) pressionar o ícone Pincel, o objetivo é fazer a cópia de formatos de caractere e/ou parágrafo, somente. (E) pressionar o ícone Pincel, o objetivo é fazer a cópia do conteúdo de texto do parágrafo e/ou marcadores, somente.

Barra de Ferramentas Formatação Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word - Barras Barra de Ferramentas Formatação

Arquivo Word – Barra de Menu Novo; CTRL+O; Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Arquivo Novo; CTRL+O; Solicita ao Word que crie um documento em branco na memória RAM. Se o comando Novo for acionado pela tecla de atalho ou pelo botão da barra de ferramentas, o novo documento será criado automaticamente, sem questionamentos (baseando-o no modelo Normal). Abrir ; CTRL+A; Apresenta uma caixa de diálogo (janela) que permite ao usuário escolher que arquivo, previamente gravado em disco, será recolocado na memória RAM para ser alterado pelo usuário.

Arquivo Word – Barra de Menu Salvar; CTRL+B; Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Arquivo Salvar; CTRL+B; Grava o documento atual em uma unidade de disco, solicitando do usuário nome para o arquivo e local (diretório) onde ele será salvo. A solicitação só ocorre na primeira vez em que o comando é usado, da segunda vez em diante, o comando salvar apenas substitui os dados presentes no arquivo pelos novos que estão na RAM a cada acionamento do comando.

Arquivo Word – Barra de Menu Salvar Como; F12 Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Arquivo Salvar Como; F12 Abre uma caixa de diálogo para que o usuário possa salvar o documento em questão com um outro nome ou em um outro local (diretório). Este comando SEMPRE solicita tais informações, tecnicamente permitindo a criação de um arquivo diferente a cada execução do comando.

Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu

Arquivo Word – Barra de Menu Configurar Página; Imprimir; CTRL+P; Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Arquivo Configurar Página; Permite ajustar as principais características da página antes de sua impressão. É possível modificar as margens, orientação do papel (retrato ou paisagem) entre outros... Imprimir; CTRL+P; Abre a janela de opções da impressão, onde é possível, além de mandar os dados para a impressora, escolher determinadas opções. A abertura desta caixa acontece quando o usuário aciona Arquivo / Imprimir ou quando aciona o comando através da tecla de atalho. Quando o comando Imprimir é acionado pelo botão da barra de ferramentas, não haverá apresentação de nenhuma janela, apenas todas as páginas do documento serão impressas imediatamente.

(B) Layout e Propriedades. (C) Margens e Propriedades. Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Exercício: O MS Word, na versão 2003, possui uma configuração de página pré-definida que pode ser alterada, na opção Configurar Página do menu Arquivo, apenas por meio das guias Papel, (A) Layout e Recuos. (B) Layout e Propriedades. (C) Margens e Propriedades. (D) Margens e Layout. (E) Margens e Recuos.

Editar Word – Barra de Menu Desfazer; CTRL+Z; Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Editar Desfazer; CTRL+Z; Desfaz ações realizadas no Word tantas vezes quantas forem as vezes que o comando for acionado. Clicar na seta preta ao lado da ferramenta dá acesso a uma listagem dessas ações. Refazer; CTRL+R; Refaz as ações desfeitas pelo comando Desfazer. Clicar na seta preta à direita da ferramenta dá acesso a uma lista das ações que se pode refazer.

Editar Word – Barra de Menu Colar Especial Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Editar Colar Especial Insere no local do ponto de inserção o conteúdo que foi previamente copiado, mantendo o vínculo entre o documento do Word e o documento onde o objeto estava originalmente. Qualquer modificação no objeto acontecida em seu local de origem acarreta a alteração no objeto colado no Word.

Editar Word – Barra de Menu Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Editar Área de Transferência do Office; CTRL+C (duas vezes) Permite que se visualize a Área de Transferência gerenciada pelo Office, que permite a troca de objetos recortados ou copiados entre os programas que formam o pacote Office. Esta área tem espaço para 24 objetos simultaneamente. Localizar; CTRL+L Permite encontrar um trecho qualquer dentro do documento atual.

Editar Word – Barra de Menu Substituir; CTRL+U Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Editar Substituir; CTRL+U Permite que um determinado trecho encontrado no documento seja substituído por outro texto definido. Ir Para; CTRL+Y ou F5 Permite posicionar o ponto de inserção em um determinado ponto do texto (por exemplo, pode solicitar que o ponto de inserção vá para uma determinada página).

Exibir Word – Barra de Menu Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Exibir

Exibir Word – Barra de Menu Normal Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Exibir Normal No modo de exibição normal, as figuras e imagens são ocultadas, assim como a régua lateral e para definir as quebras de página aparece uma linha horizontal pontilhada. Layout da Web Layout da web é usado quando estamos criando uma página da Web, pois o texto é disposto de forma a se ajustar na janela e os elementos gráficos posicionados como em um navegador da Web.

Exibir Word – Barra de Menu Layout de Impressão Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Exibir Layout de Impressão O modo de exibição layout de impressão é o mais comum e mais utilizado, também o padrão do Word, que nos apresenta o documento na forma como será impresso. Estruturas de tópicos São mostrados os títulos de um documento com recuos para representar seu nível na estrutura do documento. Facilita para ver a organização de um documento e o ordenamento de blocos de textos, “recolhendo” as informações que estão naquele conjunto que são corpo de texto, mostrando apenas títulos e subtítulos.

Exibir Word – Barra de Menu Layout de Leitura Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Exibir Layout de Leitura As barras de ferramentas ficam ocultas, o texto aparece em duas páginas e pode aumentar o tamanho das fontes sem alterar o documento; apenas para facilitar a leitura.

Exibir Word – Barra de Menu Barras de Ferramentas Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Exibir Barras de Ferramentas Permite ao usuário escolher quais barras de ferramentas serão apresentadas na tela do Word. As barras mais comuns são Padrão e Formatação.

Exibir Word – Barra de Menu Barras de Ferramentas Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Exibir Barras de Ferramentas Permite ao usuário escolher quais barras de ferramentas serão apresentadas na tela do Word. As barras mais comuns são Padrão e Formatação. Cabeçalho e Rodapé Permite editar o cabeçalho e o rodapé do texto (áreas especiais que podem se repetir em todas as páginas do documento). Estrutura do Documento; Permite exibir um painel na parte esquerda da janela do Word que mostra um resumo do documento para facilitar a navegação entre seções, páginas, etc.

Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Exercício: Para que se possa escrever algo no Cabeçalho e no Rodapé de um documento do MS Word deve-se: A) Na barra de Menus, clicar em “Inserir” e em seguida em “Cabeçalho e Rodapé”. B) Na barra de Menus, clicar em “Ferramentas” e em seguida em “Cabeçalho e Rodapé”. C) Na barra de Menus, clicar em “Formatar” e em seguida em “Cabeçalho e Rodapé”. D) Na barra de Menus, clicar em “Editar” e em seguida em “Cabeçalho e Rodapé”. E) Na barra de Menus, clicar em “Exibir” e em seguida em “Cabeçalho e Rodapé”.

Inserir Word – Barra de Menu Quebra Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Inserir Quebra Permite inserir quebras de página, ou de seção ou ainda de coluna no local em que o ponto de inserção estiver posicionado no texto. Números de Páginas; Permite Inserir numeração automática de páginas no documento. Pode-se escolher onde os números serão inseridos (se no cabeçalho ou no rodapé da página). Símbolo Insere caracteres especiais, que normalmente não são conseguidos pelo teclado, no local do ponto de inserção.

Inserir Word – Barra de Menu Figura Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Inserir Figura Permite inserir, na posição do ponto de inserção, uma figura que pode ser adquirida de uma coleção pré-definida (ClipArt) ou de um arquivo qualquer no computador. Objeto Insere um objeto qualquer que o Windows consiga entender (som, foto, desenho, planilha) no documento. O objeto permanecerá vinculado ao programa que o interpreta, para poder ser aberto sempre que o usuário aplicar duplo clique no mesmo dentro do documento.

Inserir Word – Barra de Menu Hyperlink; CTRL+K; Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Inserir Hyperlink; CTRL+K; Cria um vínculo (link) entre o texto selecionado e um recurso (arquivo, página, documento da web, e-mail, etc.) qualquer dentro do computador ou na Internet.

Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Exercício: Em um documento, o recurso utilizado no Word 2000 para referenciar um endereço na Internet chama-se: a) caixa de texto. b) hiperlink. c) legenda. d) referência cruzada. e) índice.

Formatar Word – Barra de Menu Fonte; CTRL+D Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Formatar Fonte; CTRL+D Abre uma caixa de diálogo que dá acesso a uma série de comandos para formatação dos caracteres do texto . Parágrafo Abre uma caixa de diálogo que apresenta uma série de comandos para formatação de parágrafos, como alinhamento, espaçamento entre linhas e recuo do texto em relação à margem. Marcadores e Numeração; Permite criar listas marcadas ou numeradas de itens em um texto. Cada parágrafo vai iniciar com um marcador ou uma numeração.

Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Exercício: A formatação de um parágrafo que deve terminar avançando até 1 cm dentro da margem direita de um documento Word 2003 exige a especificação (A) do Deslocamento em -1 cm (menos 1) a partir da margem direita. (B) do Deslocamento em +1 cm (mais 1) a partir da margem direita. (C) do Deslocamento em +1 cm (mais 1) a partir da margem esquerda. (D) da medida +1 cm (mais 1) no recuo Direito. (E) da medida -1 cm (menos 1) no recuo Direito.

Formatar Word – Barra de Menu Bordas e Sombreamento Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Formatar Bordas e Sombreamento Formata o trecho de texto para que apresente uma borda e um sombreamento em seu segundo plano. Colunas Formata o texto do documento para que se apresente em duas ou mais colunas numa mesma página. Tabulação Ajusta a posição das marcas de tabulação no parágrafo. Marcas de Tabulação são pontos do parágrafo para onde o ponto de inserção vai quando a tecla TAB é pressionada. Alinhamentos: Direito, Centralizado, Esquerdo, Decimal e Barra.

Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Exercício: NÃO se trata de uma opção de alinhamento da tabulação de parágrafos no MS Word: (A) Direito. (B) Centralizado. (C) Esquerdo. (D) Justificado. (E) Decimal.

Formatar Word – Barra de Menu Maiúsculas e Minúsculas; SHIFT+F3 Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Formatar Maiúsculas e Minúsculas; SHIFT+F3 Altera as letras do texto de minúsculas para maiúsculas e vice-versa. Permite definir TODAS MAIÚSCULAS, todas minúsculas, Somente As Primeiras Letras Maiúsculas. Autoformatação Formata automaticamente todo o documento segundo um padrão já definido no próprio programa. Estilos; Define estilos para o documento. Estilos são conjuntos de características de formatação que podem ser reutilizadas no documento.

(A) Parágrafo; Fonte; Colunas; e Molduras. Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Exercício: A formatação no MS-Word (menu Formatar) inclui, entre outras, as opções (A) Parágrafo; Fonte; Colunas; e Molduras. (B) Parágrafo; Fonte; Data e hora; e Legenda. (C) Referência cruzada; Parágrafo; Maiúsculas e minúsculas; e Estilo. (D) Cabeçalho e rodapé; Régua; Barra de ferramentas; e Marcadores e numeração. (E) Barra de ferramentas; Marcadores e numeração; Referência cruzada; e Fonte.

Ferramentas Word – Barra de Menu Ortografia e Gramática; Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Ferramentas Ortografia e Gramática; Procura/corrige erros ortográficos e gramaticais no documento. Controlar Alterações; Esse comando é usado para o usuário saber se houve alguma alteração em um texto. Proteger documento; Permite definir uma senha para poder alterar o documento. Somente com a senha é possível inserir ou apagar algo do texto.

Ferramentas Word – Barra de Menu Autocorreção; Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Ferramentas Autocorreção; Se você começar uma frase com letra minúscula, automaticamente haverá uma auto-correção, corrigindo o texto. O usuário também pode criar suas próprias auto-correções. Opções; Permite configurar o Word, como formas de impressão, segurança, edição e outros.

Tabela Word – Barra de Menu Inserir Tabela; Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Tabela Inserir Tabela; Cria uma tabela, no ponto de inserção, com a quantidade de linhas e colunas indicadas pelo usuário. Autoformatação de Tabela; Permite que o usuário defina um formato automático para a tabela. Já existem algumas tabelas definidas, porém o usuário poderá modificá-las ao seu gosto.

Tabela Word – Barra de Menu AutoAjuste; Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Barra de Menu Tabela AutoAjuste; Ajusta automaticamente a largura e a altura das células da tabela para se adaptarem à largura da página ou ao comprimento do texto. Fórmula; Permite que o Word faça pequenos cálculos com uma coluna ou linha que contenha valores numéricos.

Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Exercício: Para repetir uma linha de cabeçalho de uma tabela no início de cada página do MS Word, deve-se, na janela “Propriedades da tabela”, assinalar a referida opção na guia (A) Tabela. (B) Página. (C) Linha. (D) Cabeçalho. (E) Dividir tabela.

Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Recursos Selecionando texto Três maneiras de se selecionar trechos de um texto no Word: utilizando somente o teclado; somente o mouse; combinando os dois.

SELEÇÃO SOMENTE COM O MOUSE SELEÇÃO SOMENTE COM O MOUSE Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Recursos SELEÇÃO SOMENTE COM O MOUSE • Clicar e arrastar o mouse para selecionar um trecho qualquer. • Selecionar uma palavra aplicando um clique duplo sobre ela; • Selecionar um parágrafo aplicando um clique triplo sobre ele; SELEÇÃO SOMENTE COM O MOUSE • Selecionar uma linha com um clique simples; • Selecionar um parágrafo com um clique duplo; • Selecionar todo o texto com um clique triplo.

SELEÇÃO SOMENTE COM O TECLADO Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Recursos SELEÇÃO SOMENTE COM O TECLADO • Selecionar caracteres ou linhas pressionando a tecla SHIFT em conjunto com as teclas de direção; • Selecionar palavras inteiras pressionando as teclas CTRL + SHIFT + ï ð; • Selecionar o trecho que vai do ponto de inserção até o início ou o final do parágrafo pressionando as teclas CTRL + SHIFT + ñ ò; • Selecionar o trecho que vai do ponto de inserção até o final da linha pressionando SHIFT+ END; • Selecionar o trecho que vai do ponto de inserção até o início da linha pressionando SHIFT+ HOME; • Selecionar o trecho que vai do ponto de inserção até o fim do documento pressionando CTRL + SHIFT + END; • Selecionar o trecho que vai do ponto de inserção até o início do documento pressionando CTRL + SHIFT + HOME.

Converter Texto em Tabela (e vice-versa) Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Word – Recursos Converter Texto em Tabela (e vice-versa) Basta o usuário ter um texto que use um caractere como separador das colunas e use o ENTER como separador das linhas. Comando inverso, que transforma uma tabela em um trecho de texto com linhas separadas por marcas de parágrafo (ENTER) e colunas separadas por um caractere à escolha do usuário no momento da conversão. Mala Direta Com o recurso da mala direta, o usuário poderá preencher vários documentos para destinatários diferentes, apenas tendo o modelo do documento a ser enviado e uma base de dados.

Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Exercício: Estando o cursor em qualquer posição dentro do texto de um documento Word, a função da tecla especial Home é movimentá-lo para o início (A) da tela. (B) da linha. (C) da página. (D) do parágrafo. (E) do documento.

(A) Ferramentas, a opção Opções e a aba Arquivos. Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Exercício: Para modificar a pasta padrão, onde o editor de texto guarda os Modelos do usuário, deve-se acessar o menu (A) Ferramentas, a opção Opções e a aba Arquivos. (B) Ferramentas, a opção Modelos e suplementos e a aba Arquivos. (C) Ferramentas, a opção Estilos e a aba Opções. (D) Formatar, a opção Estilo e a aba Modelos e suplementos. (E) Editar, a opção Estilo e a aba Modelos e suplementos.

BrOffice o que é isso? Vatangens: Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 BrOffice o que é isso? Broffice.org é o nome de um conjunto de programas de escritório livre (free software), disponível na internet gratuitamente (no site www.broffice.org) que oferece ferramentas poderosas para o trabalho na maioria das corporações. É um aplicativo do pacote BrOffice.org e sua função é de processar texto, oferecendo vários recursos de processamento como: formatação de um texto, inserção de objetos (imagens, arquivos e outros...), buscando cada vez mais facilitar a criação de documentos. Vatangens: É gratuito; Salva em formato PDF (Portable Document Format); Compatibilidade com outros programas e arquivos; Melhor númeração de itens; Melhor aproveitamento do recurso “Estilo”.

Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Tela do Writer

Formatos de Documentos Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Formatos de Documentos Formato do documento Extensão do arquivo Texto e Modelo de Texto do OpenDocument *.odt e *.ott Documento mestre do OpenDocument *.odm Modelo de documento HTML *.oth Planilha e Modelo de Planilha do OpenDocument *.ods e *.ots Desenho e Modelo de Desenho do OpenDocument *.odg e *.otg Apresentação e Modelo de Apresentação do OpenDocument *.odp e *.otp

Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Exercício A extensão padrão para documentos de texto salvos no formato Writer (aplicativo do pacote BrOffice.org), é: a) .dot b) .doc c) .ods d) .odt e) .osi

Outras Barras Barras Barra de Menu Barra de Ferramentas Padrão Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Barras Barra de Menu Barra de Ferramentas Padrão Barra de Ferramentas Formatação Barra de Status Outras Barras Galera FontWork Desenho Tabelas Navegação de Formulário

Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Exercício O botão “Novo” do Writer, permite abrir novos documentos baseados em qualquer aplicativo do pacote BrOffice.org. Qual dos itens listados abaixo não é um aplicativo BrOffice.org? a) Documento Texto b) Desenho c) Apresentação d) Adobe Reader e) Planilha

Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Exercício A “Barra de Ferramentas” exibida acima, pode ser acionada através do botão:

Arquivo Menus Novo; CTRL+N; Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Arquivo Novo; CTRL+N; O comando Novo abre um novo documento do BrOffice. Este documento pode ser,entre outros, um texto, uma planilha, uma apresentação, um arquivo de desenho, ou um banco de dados. Abrir; CTRL+O; Abre um arquivo (lógico!!!). Uma caixa de diálogo será aberta permitindo ao usuário navegar pelos mais diversos caminhos

Arquivo Menus Documentos Recentes Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Arquivo Documentos Recentes Apresenta uma lista dos documentos utilizados recentemente pelo usuário. Assistentes Auxilia o usuário na criação dos mais diversos tipo de documentos, como: Carta, Fax, Agenda, Apresentação, etc. Além de Converter documentos de outros formatos como documentos do Word, apresentação do Power Point

Arquivo Menus Salvar; CTRL+S; Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Arquivo Salvar; CTRL+S; Grava o documento atual em uma unidade de disco, solicitando do usuário nome para o arquivo e local (diretório) onde ele será salvo. A solicitação só ocorre na primeira vez em que o comando é usado, da segunda vez em diante, o comando salvar apenas substitui os dados presentes no arquivo pelos novos que estão na RAM a cada acionamento do comando.

Arquivo Menus Salvar Tudo; Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Arquivo Salvar Tudo; Permite salvar todos os documentos abertos do BrOffice.org. Recarregar; Substitui o documento atual pela última versão salva.

Arquivo Menus Versões; Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Arquivo Versões; Salva e organiza várias versões do documento atual no mesmo arquivo. Você também pode abrir, excluir e comparar versões anteriores. Exportar como PDF Permite salvar o conteúdo do documento diretamente em um arquivo PDF, implementando, inclusive, a segurança deste tipo de arquivo.

Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Exercícios Qual o botão que permite criar um arquivo no formato PDF, e que, conseqüentemente, será aberto no Adobe Reader ou programa similar.

Editar Menus Alterações Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Editar Alterações Lista os comandos que estão disponíveis para rastrear as alterações em seu arquivo

Editar Menus Navegador Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Editar Navegador O navegador é um recurso que permite percorrer o texto de forma mais fácil, podendo-se encontrar rapidamente elementos como títulos, tabelas ou imagens no documento.

Ao Lado, você confere parte de uma janela exibida através do Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Exercícios Ao Lado, você confere parte de uma janela exibida através do botão do Writer. Esta é a janela...: a) Galeria b) Hiperlinks c) Math d) Navegador e) Estilos e formatação

Exibir Menus Layout de Impressão Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Exibir Layout de Impressão Exibe a forma que terá o documento quando este for impresso. Layout da Web Exibe o documento como seria visualizado em um navegador da Web. Esse recurso é útil ao criar documentos HTML

Inserir Menus Quebra Manual Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Inserir Quebra Manual Insere uma quebra manual de linha, de coluna ou de página na posição atual em que se encontra o cursor.

Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Inserir Seção Insere uma seção de texto no mesmo local em que o cursor está posicionado no documento. Também é possível selecionar um bloco de texto e, em seguida, escolher esse comando para criar uma seção. Use as seções para inserir blocos de texto de outros documentos, para aplicar layout de colunas personalizado ou para proteger ou ocultar os blocos de texto quando uma condição for atendida.

Inserir Menus Favoritos Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Inserir Favoritos Insere um marcador na posição do cursor. Você pode então utilizar o Navegador para, posteriormente, ir rápido até o local destacado. Em um documento HTML, os marcadores são convertidos em âncoras para as quais você pode ir rapidamente através de um hyperlink.

Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Inserir Nota Insere uma nota na posição atual do cursor. Para exibir ou editar o conteúdo de uma nota, selecione-a e escolha este comando. Índices e Tabelas Abre um menu para inserir entradas de índice e inserir índices e tabelas. Envelope Cria um envelope. Nas três páginas de guias, você pode especificar o destinatário e o remetente, a posição e o formato dos dois endereços e o tamanho e a orientação do envelope.

Formatar Menus Formatação padrão Remove formatação direta da seleção. Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Formatar Formatação padrão Remove formatação direta da seleção. Caractere Muda a fonte e a formatação de fonte dos caracteres selecionados.

Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Formatar

Formatar Menus Parágrafo Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Formatar Parágrafo Modifica o formato do parágrafo atual, por exemplo, alinhamento e recuo.

Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Formatar Página Especifique os estilos de formatação e o layout do estilo de página atual, incluindo margens da página, cabeçalhos, rodapés e o plano de fundo da página.

Formatar Menus Alterar Capitalização Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Formatar Alterar Capitalização Altera o uso de maiúsculas e minúsculas nos caracteres selecionados ou, se o cursor estiver em uma palavra, altera o uso de maiúsculas e minúsculas de todos os caracteres nela. Colunas Especifica o número de colunas e o layout de coluna para um estilo de pági-na, quadro ou seção. Seções Altera as propriedades das seções definidas no documento. Para inserir uma seção, selecione o texto ou clique no documento e, em seguida, escolha Inserir - Seção.

Tabela Menus Inserir: Tabela: Insere uma nova tabela. Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Tabela Inserir: Tabela: Insere uma nova tabela. Colunas: Insere colunas. Linhas: Insere linhas. Excluir: Tabela: Insere uma nova tabela. Colunas: Insere colunas. Linhas: Insere linhas.

Tabela Menus Selecionar: Tabela: Seleciona a tabela atual. Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Tabela Selecionar: Tabela: Seleciona a tabela atual. Coluna: Seleciona a coluna atual. Linha: Seleciona a linha atual. Célula: Seleciona a célula atual.

Ferramentas Menus Verificação Ortográfica Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Ferramentas Verificação Ortográfica Verifica a ortografia manualmente. Idioma Abre um sub-menu em que você pode escolher comandos específicos do idioma. Contagem de Palavras Conta às palavras e caracteres da seleção atual e do documento inteiro.

Ferramentas Menus AutoCorreção Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Ferramentas AutoCorreção Define as opções para a substituição automática de texto à medida que você digita. Numeração de Linhas Adiciona ou remove e formata números de linha no documento atual.

Ferramentas Menus Classificar Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Menus Ferramentas Classificar Faz a classificação alfabética e numérica dos parágrafos selecionados. Você pode definir até três chaves de classificação e combinar chaves de classificação alfanuméricas e numéricas. Calcular Calcula a fórmula selecionada e copia o resultado para a área de transferência Macros Permite gravar, organizar e edite macros.

(A) uma linha vertical intermitente. Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Exercício Quando o modo de substituição do editor BrOffice.org Writer estiver ativado, o cursor de texto terá o formato de (A) uma linha vertical intermitente. (B) uma linha horizontal intermitente. (C) um bloco intermitente. (D) um bloco fixo. (E) uma linha horizontal fixa.

(C) Caractere especial. (D) Referência. (E) Marca de formatação Módulo II – Br.Office Writer e Microsoft Office Word 2003 Exercício Espaço inseparável e Hífen inseparável são funções que, no menu Inserir do aplicativo BrOffice.org Writer, pertencem à opção (A) Assunto. (B) Marcador. (C) Caractere especial. (D) Referência. (E) Marca de formatação

Módulo III – Planilhas Eletrônicas TRT 2011 FIM DO MÓDULO II PRÓXIMO ENCONTRO: Módulo III – Planilhas Eletrônicas