Sistemas reprodutores humanos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois.
Advertisements

Unidade 8 Reprodução Humana. Unidade 8 Reprodução Humana.
Cariótipo Humano O que é o cariótipo? O que são autossomas?
Reprodução A reprodução é fundamental á espécie humana e aos seres vivos em geral. Relações sexuais e reprodução envolvem emoções: Mas as relações sexuais.
Reprodução humana Sistema Reprodutor Masculino
Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
REPRODUÇÃO HUMANA E CRESCIMENTO
Sistema Reprodutor Masculino
REPRODUÇÃO HUMANA Objetivos:
Sistema reprodutor masculino
A Reprodução.
Transmissão da vida.
Transmissão da vida.
Sistema Reprodutor.
Transmissão de vida no Homem
Ciências Cap 16. Sistema Reprodutor Prof.:Samuel Bitu.
Sistema Reprodutor Bases fisiológicas da Reprodução
Ciências Naturais 9ºAno
Prof.: Alessandra Casimiro
A Reprodução.
Dimorfismo sexual A espécie humana é uma espécie com dimorfismo.
Trabalho De Biologia Turma : 2003 Alunos : André Cássio Celson Charles Romário.
Sistema Reprodutor masculino
Reprodução humana.
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
SISTEMA REPRODUTOR.
REPRODUÇÃO Definição: capacidade que um ser vivo apresenta de gerar outro ser SEXO: troca de material genético.
Diferenças no corpo: sistemas reprodutivos
Uma Viagem maravilhosa!
Sistema Reprodutor Masculino
Reprodução Sexual.
O corpo humano sistema reprodutor e sexualidade parte 1
Transmissão da vida.
O sistema reprodutor Esquema e ideias-chave
ASSER Profa Camila Papini
SISTEMA REPRODUTOR FUNÇÃO REPRODUTORA. Funções vitais. Este ano já estudámos: Função digestiva Função circulatória Agora vamos estudar Função reprodutora.
Sistema Reprodutor.
O SISTEMA REPRODUTOR 8º ano Professor Léo.
Transmissão da vida
dos órgãos reprodutores
Terra Viva - Ciências Naturais 5.º Ano
Professor: Leandro Penitente
Sistema Genital.
SISTEMA REPRODUTOR.
Reprodução humana Cap. 9.
Terra Viva - Ciências Naturais 5.º Ano
Reprodução humana.
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Ciências Naturais – 9.o ano
REPRODUÇÃO.
Fonte: slideshare (Adaptado)
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Sistema reprodutor.
SISTEMAS REPRODUTORES FEMININO E MASCULINO
EMBRIOLOGIA Profa Briseidy Soares. Embriologia é o estudo do desenvolvimento de um organismo, que tem início com a fertilização do ovócito (unicelular)
Reprodução humana.
EMBRIOLOGIA Profa Briseidy Soares
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas Ovários -Localizados no interior da cavidade pélvica -Hormônios produzidos: Estrógeno.
Universidade Federal Da Paraíba Programa Institucional De Bolsa De Iniciação À Docência – PIBID Curso De Licenciatura Em Ciências Biológicas Aula de Revisão.
Sistema Genital Masculino
ENF:SARAI. I – INTRODUÇÃO: 1. CONCEITO: É um conjunto de órgãos responsáveis pela produção de gametas e hormônios sexuais secundários, tem COMO FINALIDADE.
Transcrição da apresentação:

Sistemas reprodutores humanos Terra Viva - Ciências Naturais 5.º Ano Sistemas reprodutores humanos ID da foto: 80334125

Terra Viva - Ciências Naturais 5.º Ano Vais saber responder… Para que serve o sistema reprodutor? Que órgãos constituem os sistemas reprodutores? Porque é que as raparigas têm menstruação? ID: 46130468

Sistemas reprodutores O homem e a mulher possuem sistemas reprodutores diferentes, com uma organização semelhante. Gâmetas: células sexuais que permitem a reprodução e que começam a ser produzidas durante a puberdade. Vias genitais: vias por onde circulam as células sexuais. Órgãos externos: permitem o encontro da célula sexual feminina com a célula sexual masculina. Sistema reprodutor feminino Sistema reprodutor masculino

Sistema reprodutor feminino Ovário Trompa de Falópio Útero Colo do útero Vagina Orifício genital

Sistema reprodutor feminino ? Ovário ? Trompa de Falópio ? Útero ? Colo do útero Vagina ? ? Orifício genital

Sistema reprodutor feminino Trompa de Falópio Ovários: órgãos, onde são produzidos os gâmetas femininos. Trompas de Falópio: vias genitais. Útero: órgão com paredes grossas e elásticas, com uma zona mais estreita, o colo do útero. Vagina: canal que liga o útero ao exterior pelo orifício genital. Útero Ovário Colo do útero Vagina Orifício genital

Sistema reprodutor feminino ? Trompa de Falópio ? Útero ? Ovário ? Colo do útero ? Vagina Orifício genital ?

Sistema reprodutor masculino Canal deferente Vesícula seminal Uretra Próstata Pénis Epidídimo Glande Testículo Escroto

Sistema reprodutor masculino ? Canal deferente ? Vesícula seminal ? Uretra ? Próstata ? Pénis ? Epidídimo ? Glande ? Testículo ? Escroto

Sistema reprodutor masculino Canal deferente Testículos: órgãos onde são produzidos os gâmetas masculinos. Epidídimos: vias genitais. Canais deferentes: vias genitais. Uretra: via genital. Pénis: órgão externo que termina numa dilatação, a glande. Próstata e vesículas seminais: glândulas anexas. Vesícula seminal Próstata Uretra Pénis Epidídimo Testículo Glande Escroto

Sistema reprodutor masculino ? Canal deferente Vesícula seminal ? ? Próstata ? Uretra ? Pénis ? Epidídimo ? Testículo ? Glande ? Escroto

Constituição do sistema reprodutor Masculino Órgãos internos Gónadas Testículos Vias genitais Epidídimo Canais deferentes Uretra Glândulas anexas Vesículas seminais Próstata Órgãos externos Pénis Escroto Feminino Ovários Trompas de Falópio Útero Vagina Vulva

Funcionamento dos sistemas reprodutores Na puberdade, os sistemas reprodutores iniciam a sua produção das células sexuais, os gâmetas. Sistema reprodutor feminino: os ovários produzem os óvulos Sistema reprodutor masculino: os testículos produzem os espermatozoides.

Funcionamento dos sistemas reprodutores Para originar um novo ser, os gâmetas têm de se unir no processo de fecundação. ? Óvulo ? Espermatozoide

Funções dos órgãos reprodutores femininos Ovários: responsáveis pela produção dos óvulos (ovulação) e de hormonas. Trompas de Falópio: recolhem os óvulos do ovário. Local onde ocorre a fecundação. Útero: aloja o embrião quando ocorre fecundação. Vagina: recebe os espermatozoides. Canal de saída da menstruação e, no parto, do bebé.

Terra Viva - Ciências Naturais 5.º Ano Já sabes? Como é constituído o sistema reprodutor feminino? Onde são produzidos os gâmetas femininos? Qual é a função das trompas de Falópio? Explica por que razão as paredes do útero têm muita elasticidade. iStock: ID da foto: 4776300 V. pág. 42 do manual.

Terra Viva - Ciências Naturais 5.º Ano Já sabes? (Respostas) Ovários, trompas de Falópio, útero, vagina e vulva. Nos ovários. Recolher os óvulos que saem dos ovários. É também nas trompas que se pode dar a fecundação. Durante uma gravidez, as paredes do útero, além de musculosas, têm de ter muita elasticidade para acompanhar o crescimento do novo ser. iStock: ID da foto: 4776300 V. pág. 42 do manual.

Funções dos órgãos reprodutores masculinos Testículos: responsáveis pela produção de espermatozoides e de hormonas. Epidídimos: local de maturação dos espermatozoides. Canal deferente: conduz os espermatozoides à uretra. Vesículas seminais e próstata: produzem líquidos vitais para os espermatozoides. Uretra: atravessa o pénis e conduz os espermatozoides até ao exterior, durante a ejaculação.

Terra Viva - Ciências Naturais 5.º Ano Já sabes? Como é constituído o sistema reprodutor masculino? Qual é a função dos testículos? Explica por que motivo o pénis é um órgão que tem funções no sistema reprodutor e no sistema urinário. iStock: ID da foto: 4776300 V. pág. 43 do manual.

Terra Viva - Ciências Naturais 5.º Ano Já sabes? (Respostas) Testículos, canais deferentes, vesículas seminais, próstata, uretra, pénis e escroto. Produzir as células sexuais masculinas — espermatozoides — e produzir hormonas sexuais. O pénis é atravessado pela uretra, que é comum ao sistema reprodutor e urinário, liberta a urina e o esperma. iStock: ID da foto: 4776300 V. pág. 43 do manual.

Ciclo menstrual O ciclo menstrual é o período de tempo que vai desde o primeiro dia de uma menstruação ao primeiro dia da menstruação seguinte. Menstruação: libertação de células e de sangue através da vagina, resultantes da desagregação do endométrio. Período fértil: período em que há probabilidade de ocorrer a fecundação de um óvulo, por este se encontrar numa das trompas.

Ciclo menstrual Em cada mês é maturado um óvulo. Quando se inicia a sua maturação do óvulo, inicia-se também o espessamento do endométrio. A meio do ciclo, ocorre a ovulação, ou seja, a libertação do óvulo maduro para as trompas de Falópio. Ao mesmo tempo, o endométrio continua o seu espessamento. Se não ocorrer fecundação, o endométrio descama, ocorrendo sangramento, a menstruação.

Ciclo menstrual Se ocorrer fecundação, durante o período fértil, o ciclo menstrual é interrompido e inicia-se uma gravidez.

Terra Viva - Ciências Naturais 5.º Ano Já sabes? O que é o ciclo menstrual? Explica a relação entre o ciclo menstrual e o período fértil feminino. iStock: ID da foto: 4776300 V. pág. 44 do manual.

Terra Viva - Ciências Naturais 5.º Ano Já sabes? (Respostas) É o período de tempo que decorre desde o primeiro dia da menstruação até ao primeiro dia da menstruação seguinte, sendo, em média, de 28 dias. O período fértil é o período em que pode ocorrer a fecundação de um óvulo e inclui os dias que antecedem e que se sucedem ao 14.º dia do ciclo (meio do ciclo), no qual, provavelmente, pode ocorrer a ovulação. Assim, num ciclo de 28 dias, considera-se como período fértil os dias entre o 11.º e o 17.º dias do ciclo menstrual. iStock: ID da foto: 4776300 V. pág. 44 do manual.

Modificações típicas da adolescência Acne: borbulhas na pele. Alterações de humor: sentimento de incompreensão Novos interesses Maior importância da imagem pessoal Tomada de decisões