A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reprodução humana Cap. 9.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reprodução humana Cap. 9."— Transcrição da apresentação:

1 Reprodução humana Cap. 9

2 Diferença entre homens e mulheres
A espécie humana apresenta dimorfismo sexual. As diferenças físicas entre homens e mulheres são chamadas de características sexuais. Essas características podem ser primárias ou secundárias. Primárias Secundárias Homem Órgãos reprodutores masculinos. Barba, aumento da quantidade de pelos no corpo, voz mais grave, músculos desenvolvidos, ombros largos, pomo de Adão saliente (“gogó”) Mulher Órgãos reprodutores femininos Seios desenvolvidos, quadril mais largo, voz aguda, ausência de barba.

3 Sistema genital Assim como conhecemos os outros sistemas do nosso corpo (endócrino, excretor e nervoso) também iremos tratar sobre nosso sistema reprodutivo, que envolve nossos órgãos genitais. No caso do sistema genital, que é responsável pela reprodução humana, tanto homens quanto mulheres possuem órgãos diferentes.

4 Órgãos reprodutores masculinos
Os órgãos reprodutores externos masculinos são o pênis e a bolsa escrotal; os internos são os testículos, os canais deferentes, a vesícula seminal e a uretra.

5 Órgãos reprodutores feminos
Nas mulheres, o conjunto de órgãos reprodutores externos é chamado de pudendo feminino. Os órgãos internos são a vagina, o útero, as tubas uterinas e os ovários.

6 Órgãos reprodutores femininos
Ovários (interno) Tubas uterinas (interno) Vagina (interno) Útero e Endométrio (interno) Pudendo feminino (externo)

7 Ovulação Ovulação é o nome do processo que ocorre normalmente uma vez em cada ciclo menstrual, quando as alterações hormonais estimulam um ovário a liberar um óvulo. Você pode engravidar apenas se um espermatozoide fertilizar um óvulo. A ovulação geralmente ocorre de 12 a 16 dias antes do início da próxima menstruação.

8 Menstruação Durante semanas, o útero se prepara para receber um óvulo fecundado e iniciar a gestação. As paredes internas do útero ficam cobertas de tecido rico em vasos sanguíneos. Quando o óvulo não é fecundado a camada do endométrico de descama ocorrendo sangramento (chamado menstruação).

9 Menstruação Durante este período que pode durar alguns dias, as mulheres protegem suas roupas usando absorventes higiênicos. Enquanto esta grávida, a mulher não menstrua. A primeira menstruação é conhecida como Menarca, assinala o início da puberdade.

10 Fecundação e gravidez A fecundação acontece quando um espermatozoide fecunda o óvulo. No corpo da mulher, a cada 28 dias (em média), um óvulo fica pronto e é liberado nas tubas uterinas. Os espermatozoides são células que podem nadar e encontrar o óvulo, ainda nas tubas uterinas. Milhões de espermatozoides tentam penetrar no óvulo. Quando um deles consegue ocorre a fecundação.

11 Fecundação e gravidez O processo de fecundação ocorre através do ato sexual, em que o homem deposita o espermatozoide no canal vaginal da mulher. A célula fecundada é chamada de Zigoto, e dirige-se ao útero,onde vai se desenvolver.

12 Fecundação e gravidez Nos primeiros dois meses de gravidez, o bebê ainda não apresenta forma humana definida: não tem braços, cabeça ou pernas. Ao longo desse período ele é denominado embrião. A partir da nona semana de gestação, o bebê obtém a forma humana e a formação do esqueleto é iniciada. Nessa fase, ele recebe o nome de feto.

13 Gestação ao nascimento
O óvulo foi fecundado e se fixou na parede do útero. Ele é menor que um grão de areia e vai se desenvolver dentro da mãe ao longo dos próximos meses. O período em que o embrião se desenvolve na barriga da mãe é chamado de gestação.

14 Gestação e nascimento Durante a gestação muitas transformações ocorrem no corpo da mãe, afinal, o embrião precisa crescer e se desenvolver. Ao crescer em tamanho, o embrião precisará de mais espaço. Isso não é um problema, pois as paredes do útero são bem elásticas e vão distendendo conforme o desenvolvimento do feto.

15 Gestação e nascimento O feto cresce dentro de uma bolsa cheia de líquido amniótico que protege o bebe contra a desidratação, batidas e pancadas. O bebe recebe oxigênio e é alimentado por meio da placenta, um órgão especial ligado ao feto pelo cordão umbilical.

16 Gestação e nascimento Durante o parto o cordão é cortado pelo médico ou pela parteira, mas ainda resta uma pontinha. Alguns dias depois, a ponta seca e cai, deixando uma cicatriz para o resto da vida: o umbigo.

17 Gestação e nascimento A placenta liga o bebê a mãe. Isso significa que o oxigênio que a mãe respira viaja pelo sistema cardiovascular (sangue) até a placenta. Esse oxigênio atravessa a placenta e, conduzido pelo cordão umbilical, chega até o bebê. Os nutrientes que a mãe ingere ao se alimentar passam para o bebê através da placenta. Por outro lado, as excretas produzidas pelo bebê são enviadas ao sangue da mãe, e ela os elimina.

18 Parto Depois de mais ou menos 9 meses, o bebê está completamente formado e pronto para nascer. O útero começa a se contrair com força, expulsando o bebê para o exterior. A saída do bebê do útero materno é chamado de parto. O modo normal de saída é o parto normal, em que a saída do bebê ocorre pelo canal vaginal.

19 Parto Existem certas situações, o bebê não pode nascer de parto normal. Por exemplo: *Quando a pelve da mãe é pequena, e o bebê grande; *Quando o bebê está na posição incorreta; *Quando o cordão umbilical está enrolado no pescoço do bebê. Nesses casos, o médico retira o bebê por um corte feito na barriga da mãe. Esse parto é denominado cesariana.

20 Parto


Carregar ppt "Reprodução humana Cap. 9."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google