ARTE ABSTRATA Prof. Anderson Leitão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

A arte moderna e a arte na sociedade industrial
Victor Brecheret.
ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
POP ARTE.
O Concretismo A expressão arte Concreta foi criada em 1930 pelo artista holandês Theo Van Doesburg. N verdade, inicialmente não era usado para designar.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
ARTE POP.
Os elementos básicos da linguagem visual
Fauvismo.
EXPRESSIONISMO Acima de tudo, o Expressionismo é uma tendência permanente e universal da arte, como manifestação exterior de uma necessidade interna. Relaciona-se.
Primeiros anos do século XX
Introdução aos Princípios e elementos de design
Wassily Kandinsky Expressionismo Este trabalho é dedicado,
Anita Malfatti Di Cavalcanti Cândido Portinari Tarsila do Amaral
AMBIENTE MODERNISTA BRASILEIRO.
Arte Déco.
Amadeo de Souza Cardoso
Laura Reydon e Luana Castro
O Impressionismo.
Cândido Portinari.
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
ARTE NAÏF UMA VIAGEM ENCANTADA A UM MUNDO DE INGENUIDADE, COR E POESIA QUE IMORTALIZA O INSTANTE.
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
Piet Mondrian.
.: Concretismo MODERNISMO
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
.: Expressionismo Abstrato
ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
OBJETIVOS DO ENCONTRO Refletir sobre os diferentes tempos presentes no dia a dia de um espaço de educação Refletir sobre possibilidades de organização.
RECONSTRUIR DESCONSTRUIR A ARTE
Op-Art.
A criação artística e a obra de arte
Piet Mondrian (1872 – 1944).
Expressionismo.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Nomes: Milena, Náthali e Raíssa Turma:81 Componente Curricular: Artes
Expressionismo abstrato
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO: PUBLICIDADE DISCIPLINA: CRIAÇÃO I PROFª Nilcéa Pinheiro.
Construtivismo Russo, o neoplasticismo de Mondrian.
LINGUAGENS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - ARTE
ROMANTISMO Profª: Indianara..
ABSTRACIONISMO Profª Patricia.
…um pintor que se chamava…
Vanguardas Européias Profª :Indianara.
Henri Matisse 31/12/1869 – 03/11/1954.
PIET MONDRIAM holandês - modernista
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
Wassily Kandinsky.
A Pop Art, abreviatura de Popular Arté um movimento artístico surgido na década de 50 na Inglaterra mas que alcançou sua maturidade na década de 60 em.
Arte Contemporânea A arte contemporânea é construída não mais necessariamente com o novo e o original, como ocorria no Modernismo e nos movimentos vanguardistas.
Alterações na mentalidade e na cultura na 1ª metade do séc. xx
Concretismo Arte Concreta
A ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
UM CAVALO COM O CORPO CONTORCIDO, PARECE RELINCHAR.
Neoclassicismo e Romantismo
Movimento heterogêneo que se difundiu em diversos campos; Maior preocupação com a emoção do observador, e com o mundo interno; O autor expressa seus sentimentos.
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
SUPERFÍCIE (Dicionário Aurélio): 1 - Extensão duma área limitada 2 - A parte externa dos corpos, face. 3 - Aparência, aspecto 4 -
IMPRESSIONISMO.
Criado por Ana Magalhães Abstração 1907: tese de doutorado do historiador da arte Wilhelm Worringer, Abstraktion und Einfühlung [Abstração e Empatia] –
Gestualidades Art brut, art informel, expressionismo abstrato, CoBrA Aula XII – MAK0142.
ABSTRACIONISMO.
Transcrição da apresentação:

ARTE ABSTRATA Prof. Anderson Leitão Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas (UnB)

Arte Abstrata é uma forma de arte que não busca demonstrar o mundo que está ao nosso redor. São obras que não representam objetos reconhecidos. A arte abstrata refere-se especialmente às formas de arte do século XX, quando a idéia da arte como imitação da natureza foi abandonada.

Origem  A arte abstrata surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento de Arte Moderna. O precursor da arte abstrata foi o artista russo Kandinsky. Com suas pinceladas rápidas de cores fortes, transmitindo um sentimento violento, Kandinsky marcou seu estilo abstracionista.

Kandinsky Nasceu em 1866, em Moscou, na Rússia. Sua primeira vontade foi ser músico. Entretanto, formou-se em direito e economia política na Universidade de Moscou. Aos 30 anos, encantado com um quadro de Monet, abandonou a carreira jurídica. Publicou o ensaio Do Espiritual na Arte , em 1911, onde tratou a manifestação artística como expressão de uma necessidade interior. Morreu em Neuilly-sur-Seine, na França em 1944.

Murnau Street with Women, 1908

Wassily Kandinsky,Improvisation 31 (Sea Battle), 1913

Transverse Line, 1923 

SUPREMATISMO : Foi o primeiro movimento artístico a reduzir a pintura à pura abstração geométrica. Iniciado por volta de 1913 pelo pintor Kazimir Malevich, que pretendia uma arte não objetiva baseada em três figuras simples, o quadrado, o círculo e a cruz. O Suprematismo defendia a supremacia da forma pura, em oposição ao mundo objetivo.

Composição Suprematista: Branco sobre Branco

Neoplasticismo: tem como propósito central encontrar uma nova forma de expressão plástica, liberta de sugestões representativas e composta a partir de elementos mínimos: a linha reta, o retângulo e as cores primárias - azul, vermelho e amarelo -, além do preto, branco e cinza. O Neoplasticismo foi criado por Piet Mondrian (1872 – 1944) e busca evidenciar a "clareza, a certeza e ordem" tendo como propósito central encontrar uma nova forma de expressão plástica, liberta de sugestões representativas.

Abstração Informal ou Lírica : Segue a criação de formas mais livres e expressa sentimentos, emoções. O artista cria as formas no momento de pintar, livremente, e as linhas e cores expressam suas emoções. Daí se vê manchas e grafismos nestas obras de arte. O pioneiro nesta expressão artística foi o russo Kandinsky.

Tachismo Surge na Europa a partir de 1945 como reação ao abstracionismo geométrico. Tache (do francês) significa mancha.

No Brasil os principais representantes do ABSTRACIONISMO INFORMAL são:

MANABU MABE

TOMIE OHTAKE

FAYGA OSTROWER

Action Painting ou Pintura de Ação: É a alma do Expressionismo Abstrato. É uma forma de expressão em que o autor pinga, espalha e salpica a tinta sobre o suporte em substituição da atitude tradicional, precisa e cuidadosa. O próprio ato físico é o resultado pictórico.

Expressionismo abstrato: Foi um movimento artístico com origem nos Estados Unidos da América, muito popular no pós-guerra. Ele foi o primeiro movimento especificamente americano a atingir influência mundial e também o que colocou Nova Iorque no centro do mundo artístico (posição previamente exercida por Paris, na França).

Jackson Pollock Number 1, 1950 

No Brasil, a arte abstrata ganhou força a partir da I Bienal de São Paulo realizada em 1951. Um movimento artístico paulista chamado de ARTE CONCRETA ou CONCRETISMO será o responsável por uma verdadeira revolução no fazer artístico nacional.

Poesia Concreta Haroldo de Campos

Luiz Saciloto

Neoconcretismo: Foi um movimento artístico surgido no Rio de Janeiro em fins da década de 1950 como reação ao concretismo paulista. Propunha recuperar a sensibilidade, expressividade do objeto artístico abandonando a geometria pura ditada pelo grupo paulista.

Lygia Clark Pintora, escultora, Belo Horizonte (1920.1988). O trabalho de Lygia segue uma sucessão de etapas que vão da pintura geométrica, passa por objetos e termina com a criação de uma espécie de proposta terapêutica. 

Superfície Modulada, 1957

Bichos - 1952

Helio Oiticica (Rio de Janeiro, 26 de julho de 1937 — Rio de Janeiro, 22 de março de 1980) foi um pintor e escultor. Em 1959, fundou o Grupo Neoconcreto, ao lado de artistas como Amilcar de Castro, Lygia Clark e Franz Weissmann.

metaesquema

contra-relevos

contra-relevos

A invenção da cor – Penetrável

Na década de 1960, Hélio Oiticica criou o Parangolé, que ele chamava de "antiarte por excelência". O Parangolé é uma espécie de capa (ou bandeira, estandarte ou tenda) que só mostra plenamente seus tons, cores, formas, texturas e grafismos, e os materiais com que é executado (tecido, borracha, tinta, papel, vidro, cola, plástico, corda, palha) a partir dos movimentos de alguém que o vista. Por isso, é considerado uma escultura móvel. Foi também Hélio Oiticica que fez o penetrável Tropicália, que não só inspirou o nome, mas também ajudou a consolidar uma estética do movimento tropicalista na música brasileira, nos anos 1960 e 1970.

Parangolé P4 capa 1, 1964, (acrílica sobre tecido, plástico, filó de algodão, tela de nylon e cordão). 

EDEN

Referências: Livros: GOMBRICH, E.H., A História da Arte, LTC, 16ª Edição – Rio de Janeiro, 1999 RENSHAW, Amanda, O livro de arte para crianças - Porto Alegre, 2006 MANGE, Marilyn Diggs, Arte Brasileira para Crianças – Martins Fontes, São Paulo, 2002 Internet: Projeto Helio Oiticica: http://www.heliooiticica.com.br/obras/obras.php Lygia Clark http://www.lygiaclark.org.br/ Concretismo e Neoconcretismo www.itaucultural.org.br Abstração (MAC – USP) http://www.macvirtual.usp.br/mac/ Professor Anderson Leitão / 2009