Telescópios: da Luneta de Galileu Galilei ao Telescópio Hubble.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Geo (~ Terra) + Cêntrico (~ no centro)
Advertisements

O Sol as Galáxias e o Universo
Capítulo 1 - A Terra e o Universo
Planetas, Satélites, Cometas e Asteróides.
POTÊNCIAS DE 10 DO MICRO AO MACROCOSMO ..
A História da Astronomia
FÍSICA – 1º ANO ENSINO MÉDIO – 2010
Por: Ronaldo Garcia Da Grande Explosão ao Buraco Negro.
OS GRANDES NOMES DO RENASCIMENTO NA ASTRONOMIA Por: Eder Martioli.

Imagens: Nebulosa da Águia – 3 O Observatório Pierre Auger O Sol Próxima Palestras: A Via-Láctea A lua O Observatório Pierre Auger O.
SESSÃO ASTRONOMIA URANO. SESSÃO ASTRONOMIA URANO.
A Nebulosa de Andrômeda Joseana S. Soares.
C D A Observatório Pico dos Dias Valter Luiz Líbero
Lucca Camanzi – 1-4MA3.
O SISTEMA SOLAR Prof. Leonardo Gama.
História da Astronomia
I Star Party do Santa Maria
Prof. Ednilson Oliveira
Uma volta no tempo TERRA E UNIVERSO.
Modelo geocêntrico de Ptolomeu Modelo heliocêntrico de
Escola Básica 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves Andrade
Há dois tipos de Satélites:
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Professor André.
Posição da Terra no Universo
Como evoluiu o conhecimento do Universo ao longo do tempo
Prof. carlos eduardo saes moreno
Centro de Competência da Malha Atlântica 6 de Dezembro de 2005
A bertura do Setor de Astronomia – CDCC
À DESCOBERTA DO UNIVERSO
APRESENTAÇÃO ASTRONOMIA.
Poeira dos Céus Transformações do Pronome Pessoal O.
Um Cientista na Terra da LUZ
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA
Astronomia e Astrofísica
O Sistema Solar.
Ciências Físico-Químicas
5 Módulo Origem e Evolução do Universo.
1.1. Como se tornou possível
Profa. Gabriela Soares Traversi
1.1. Modelos do Universo: modelos geocêntrico e heliocêntrico.
Colégio COC Imperatriz Ciências – 5ª Série Profa. Amanda Lira
Encare as perguntas e descubra se você conhece bem o Sistema Solar.
A mais antiga das ciências
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
UNIDADE 2 ASTRONOMIA.
By Búzios Slides TELESCÓPIO HUBBLE Automático.
Distâncias no Universo
Sistema Solar.
As Leis de Kepler Lei de Newton Gravitação Universal
O Universo nunca foi visto assim Visto agora pelo Hubble . . .
WILLIAM SHACKESPEARE ( ) "Othello e Desdemona em Veneza"
TEORIA MODERNA DE COPÉRNICO
DESCOBRINDO O CÉU.
Numero de satélites: 47 luas
Uma história escrita pela Luz Palestrante: Jéssica Cristina Ramos –
A espaçonave NEW HORIZONS CENTRO DE DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA-OBSERVATÓRIO DIETRICH SCHIEL-USP. KAREN SILVA. PRISCILA DA SILVA MENDES
Aula de ciências 6º ano 1º bimestre
QUAL É O TAMANHO DO UNIVERSO?
O que é? É um clube exclusivo para professores e alunos das escolas do PEA. Qual é o objetivo? Oferecer aos associados um espaço de troca de informações.
Sistema Solar Nome 1 Nome 2.
Astronomia da Antiguidade
TELESCÓPIO HUBBLE. Construção: décadas de 70 e 80 Lançamento: 24 de abril de 1990 (25 anos) Velocidade 7,16m/s Espelho com 2,4m de diâmetro Órbita: 559km.
Sistema solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Sistema Solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Que sentiram os nossos antepassados quando observavam o Céu? Fascínio, medo, curiosidade... ? Como é que a humanidade imaginava como era o universo? …..
Sistema Solar Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Úrano
Instrumentos óticos  Máquina fotográfica  Olho  Lupa  Telescópio e luneta  Microscópio composto FGE o semestre 2007.
AULA DE ASTRONOMIA MERCURIO VÊNUS TERRA MARTE JUPITER SATURNO URÂNO NETUNO Minha Vó Tem Muitas Jóias Só Usa Novidades.
Transcrição da apresentação:

Telescópios: da Luneta de Galileu Galilei ao Telescópio Hubble. Monique Vieira Braga Orientadora: Ruth Bruno

O ano de 2009 é considerado o Ano Internacional da Astronomia, pois marca os 400 anos das primeiras observações telescópicas do céu, feitas por Galileu Galilei.

Vamos fazer agora uma viagem pelo Túnel do Tempo, onde descobriremos as maravilhas que foram reveladas com o auxílio dos telescópios.

Nossa viagem tem início no Ano de 1608: O fabricante de óculos alemão Hans Lipperhey (1570-1619) trabalhava em sua oficina na Holanda e encaixou lentes dentro de um cilindro. Assim, estava construída a primeira luneta.  

Ano de 1609: Mesmo sem ter visto a luneta de Hans Lipperhey, Galileu Galilei (1564-1642) aprimorou muito a descoberta holandesa e usou-a para examinar o céu pela primeira vez. O primeiro telescópio construído por Galileu possuía aumento de 3 vezes. Em seguida ele construiu outros instrumentos, e o melhor tinha aumento de 30 vezes.  

Observou em detalhe as crateras da Lua; Galileu observou pela primeira vez: Os Satélites mais brilhantes de Júpiter que hoje são conhecidos como Satélites Galileanos: Io, Europa,Ganimedes e Calisto; Observou em detalhe as crateras da Lua;

Identificou estruturas parecidas com “orelhas” ao redor de Saturno, que posteriormente foram compreendidas como os anéis deste planeta; Observou que Vênus possuía fases; Descobriu as manchas solares.

As descobertas de Galileu Galilei, principalmente as fases de Vênus, confrontavam o Sistema Geocêntrico de Ptolomeu e davam suporte ao sistema Heliocêntrico de Copérnico, no qual a Terra e os demais planetas giram em torno Sol. Heliocêntrico Geocêntrico

Ano de 1668: O matemático e físico inglês Isaac Newton mudou o plano de construção dos telescópios substituindo suas lentes por espelhos, visando resolver o problema da aberração cromática. Nascia assim o primeiro instrumento refletor, e seu telescópio continua em uso em todo o mundo.

Na tentativa de enxergar mais longe, o telescópio necessitava captar muita luz, e para tal, quanto maior, melhor:   Ano de 1670: O astrônomo polonês Johannes Hevelius, “o fundador da topografia lunar”, desenvolveu um telescópio de refração de 45 metros.

Ano de 1781: O alemão William Herschel descobriu o planeta Urano com um telescópio de reflexão feito à mão. Em 1787 descobriu dois satélites de Urano. Também observou e catalogou inúmeras estrelas e desenvenvolveu conhecimentos sobre a constituição da Galáxia. Ao todo William Herschel construiu 400 telescópios.

Ano de 1845:   O astrônomo irlandês William Parsons, também conhecido como Lorde Rosse, concluiu a construção de seu telescópio de reflexão popularmente conhecido como o “Leviatã de Parsonstown” na Irlanda. Com seu espelho de 1,8 m de diâmetro, o telescópio permitiu a Rosse descobrir a primeira nebulosa espiral.

Desenho de Lorde Rosse comparado com uma fotografia moderna.

Ano de 1846: O astrônomo alemão Johann Gottfried Galle apontou o telescópio do observatório de Berlim para o ponto no céu onde cálculos sugeriam existir um planeta. Assim, o astrônomo descobriu o planeta Netuno.  

Ano de 1917: Começa a funcionar no observatório do Monte Wilson na Califórnia, o telescópio Hooker 100, de 2,5 metros. No ano de 1923, Edwin Powell Hubble determina a distância até a nebulosa de Andrômeda , concluindo que esta estava localizada além dos limites da Via Láctea e que na realidade se tratava de uma galáxia independente

Ano de 1930: Trabalhando o Lowell Observatory nos Estados Unidos, o astrônomo americano Clyde Tombaugh descobriu Plutão, o menor e mais distante planeta do Sistema Solar, que recentemente foi reclassificado como planeta-anão.  

Ano de 1948: O telescópio Hale, de cinco metros, localizado na Montanha Palomar, na Califórnia foi decisivo na compreensão da evolução das estrelas, com descobertas fundamentais sobre galáxias e quasares.  

Ano de 1990: O Telescópio Hubble foi colocado em órbita pelo ônibus espacial Discovery em abril de 1990 e desde então vem realizando registros do Universo com uma enorme riqueza de detalhes. Foi nomeado em homenagem a Edwin Powell Hubble. O Telescópio Espacial Hubble visto do Ônibus Espacial Discovery durante a missão STS-82.

O Telescópio Espacial Hubble, visto do Ônibus Espacial Columbia durante a Missão de Serviço 3B (STS-109).

Como é o Hubble? O Hubble é um telescópio refletor com 2,40 metros de diâmetro e contém instrumentação necessária para realizar vários tipos de observação. Além de fotografar os objetos e medir com grande precisão suas posições, o Hubble é capaz de "dissecar" em detalhes a luz que vem deles. O Hubble está em uma órbita baixa, a 600 km da superfície da Terra e gasta apenas 95 minutos para dar uma volta completa em torno de nosso planeta. A energia necessária para o seu funcionamento é coletada por 2 painéis solares de 2,4 x 12,1 metros cada. A sua massa é de 11.600 kg.

Em 2013... Está previsto o lançamento do sucessor do telescópio Hubble, o telescópio espacial James Webb. Com um espelho de 6,5 metros de diâmetro, ele terá metade do peso do Hubble e ficará em órbita a cerca de 1,5 milhão de quilômetros da Terra.